Blog

Mindset: como a mudança de mentalidade pode ajudar você?

mindset mindset

Qual é a diferença entre a pessoa que consegue praticar exercícios físicos regularmente, alimentar-se de forma adequada e desenvolver bons hábitos e a pessoa que, por mais que tente, não consegue criar hábitos saudáveis? A diferença é o mindset de cada um.

Logo, o mindset é um dos responsáveis pela qualidade de vida e longevidade. Por isso, é muito importante desenvolver um que proporcione saúde e bem-estar, que seja capaz, até mesmo, de prevenir doenças do envelhecimento.

Sendo assim, leia este post e entenda o que é mindset, qual é a importância de cuidar da sua configuração mental e como desenvolver um mindset saudável. Confira agora!

Quer garantir o seu bem-estar e qualidade de vida? Então, leia, agora mesmo, a Revista Regenius Edição 2: Os hábitos das pessoas que nunca adoecem!

 

Faça o download da edição 2 da Revista Regenius!

  

O que é mindset?

O mindset é a configuração mental de cada indivíduo, ou seja, é a forma como cada pessoa pensa. Por isso, o seu mindset determina quais são as suas decisões e ações diante das circunstâncias que se apresentam.

Dessa forma, o conjunto de ideias, crenças e valores de uma pessoa é o que forma o seu próprio mindset. Portanto, o mindset é a percepção que cada indivíduo tem da realidade em que está inserido, e isso norteia a sua vida.

Em outras palavras, mindset é a configuração dos pensamentos de uma pessoa, logo, é o modelo mental predominante que define como aquela pessoa compreende, enxerga e julga tudo o que acontece em sua vida, orientando a sua tomada de decisão e as suas atitudes.

Entretanto, vale ressaltar que o mindset é muito mais do que apenas um traço de personalidade, isso porque, na verdade, o mindset é uma ressignificação de todas as nossas experiências e, por isso, é fator determinante para alcançarmos o sucesso, desenvolvermos hábitos saudáveis e, até mesmo, evitarmos doenças do envelhecimento, por exemplo. Para tanto, é fundamental desenvolver um mindset saudável.

Sendo assim, agora que você já sabe o que é mindset, entenda qual é a importância do mindset para o desenvolvimento de hábitos saudáveis. Continue a leitura!

 

Veja também:

 

Quero assinar a newsletter! Clique aqui!

Qual é a importância do mindset?

De acordo com Carol Dweck, uma das maiores especialistas do mundo em psicologia social e autora do livro “Mindset: a nova psicologia do sucesso”: o sucesso, em qualquer uma das áreas da vida, não está exclusivamente vinculado a um talento ou a uma habilidade especial. Na verdade, o sucesso está, principalmente, relacionado à forma como encaramos a vida, ou seja, ao nosso mindset.

Isso porque a configuração da sua mente vai influenciar, direta ou indiretamente, todas as suas decisões, desde as mais cotidianas até aquelas que podem transformar a sua vida. Dessa forma, o seu mindset é determinante para o desenvolvimento de hábitos saudáveis ou para uma série de escolhas prejudiciais para a sua saúde e qualidade de vida.

Nesse sentido, é a sua configuração mental que determina se você vai acordar cedo e praticar exercícios físicos a fim de ter um corpo saudável e longevidade ou apertar o botão de soneca no despertador e dormir até mais tarde.

Por isso, desenvolver um mindset saudável é de extrema importância para o seu sucesso em qualquer área da vida. Afinal, é por meio dessa configuração mental que você pode, ou não, desenvolver hábitos saudáveis e garantir o seu bem-estar.

Portanto, é possível compreender qual é a importância do mindset e por que uma boa configuração mental é essencial para uma vida bem-sucedida e saudável. Sendo assim, prossiga com a leitura e aprenda como desenvolver um mindset capaz de criar bons hábitos. Leia até o final!

 

Como desenvolver um mindset saudável?

Como já foi explicado neste texto, um bom mindset ajuda a manter hábitos saudáveis da mente e do corpo. Dessa forma, a configuração correta da mente é capaz de contribuir para a redução de dores e para a prevenção ou tratamento das doenças do envelhecimento, como sarcopenia, artrose e osteoporose. Logo, saber como desenvolver um mindset saudável é essencial para a qualidade de vida, não é mesmo?

Por isso, aprenda algumas boas práticas para configurar os seus pensamentos da melhor forma possível e atingir resultados incríveis para a saúde do seu corpo e mente.

 

Busque inspirações

Uma ótima forma de desenvolver um bom mindset é encontrar exemplos de pessoas que pensam de uma maneira que você admira. Ou seja, busque quem é exemplo naquilo que você deseja alcançar. Você quer praticar exercícios todos os dias? Então, inspire-se em alguém que conseguiu vencer a preguiça e está sempre se exercitando. Essa pessoa pode ser um amigo, um familiar ou, até mesmo, alguém famoso.

 

Mantenha-se motivado

A fim de construir hábitos saudáveis e desenvolver um mindset vencedor, é importante manter-se sempre motivado, positivo e otimista. Dessa forma, você não vai desanimar e desistir no meio do caminho. Além disso, é essencial enxergar desafios como oportunidades e buscar aprendizados naquilo que pode parecer um fracasso.

 

Pratique o autoconhecimento

Desenvolver um mindset saudável exige bastante autoconhecimento. Afinal, é importante identificar quais são os seus pensamentos limitantes para silenciá-los e substituí-los por pensamentos de crescimento. Para tanto, observe quando uma voz dentro de você diz “eu sempre fui péssimo nisso” ou “eu nunca vou conseguir” ou, até mesmo, “isso não é para mim”. Assim que identificar esses pensamentos limitantes, lembre-se das dicas anteriores: busque inspirações e mantenha-se motivado.

 

Pratique a técnica do “ainda”

Sempre que surgir um novo desafio ou uma tarefa que pareça ser muito difícil, lembre-se de que qualquer conhecimento pode ser aprendido e pratique a técnica do “ainda”. Essa técnica funciona da seguinte forma: sempre que um pensamento limitante surgir em sua mente, adicione a palavra “ainda” nele.

Por exemplo, se você pensa “eu não consigo fazer uma dieta saudável”, substitua esse pensamento por “eu não consigo fazer uma dieta saudável ainda”. Dessa forma, você afirma para o seu subconsciente que, por mais que você não consiga fazer isso agora, você vai desenvolver essa habilidade no futuro.

Por fim, está claro o que é mindset, qual é a importância de configurar os seus pensamentos da melhor forma possível e quais as boas práticas para desenvolver um mindset saudável.

 

 

 

Compartilhar nas redes sociais:
Última modificação em Domingo, 02 Janeiro 2022 16:50
Dr. Otávio Melo
Siga o Instituto Regenius nas redes sociais:

SÃO PAULO

BELO HORIZONTE

Aviso Legal

- Respostas terapêuticas dependem de múltiplas variáveis e características biológicas individuais de cada organismo. Os dados apresentados não configuram promessas de resultado, e nem garantias de que se o mesmo método for aplicado em pessoas diferentes alcançarão os mesmos benefícios.
- As informações contidas nesse site são de caráter meramente informativo e não tem como objetivo substituir consultas médicas, avaliação por profissionais de saúde, nem sugerir diagnósticos ou recomendação para tratamentos específicos.
- Os métodos apresentados possuem referências em artigos publicaods na literatura científica internacional, e  podem corresponder tanto a procedimentos regulamentados quando experimentais, de acordo com a regulamentação dos respectivos Conselhos Federais, à época do acesso, no Brasil.
-  As imagens ilustrativas foram obtidas em estúdio, banco de imagens, fontes da internet, fornecedores, parceiros ou simulações. Conforme a regulamentação vigente não publicamos fotos de pacientes reais. 

Image