Visco-Regen

SOBRE O TRATAMENTO

A cartilagem, por não ter vasos sanguíneos, apresenta grande dificuldade para cicatrizar lesões, que podem progredir com o passar do tempo.

O desgaste da cartilagem geralmente é percebido pelos sintomas de dor e “sensação de areia” na junta.

Perda de peso, fortalecimento e alongamento muscular, minimização dos esforços na junta acometida, fisio e uso de suplementos articulares são tratamentos iniciais.
Segundo dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde, cerca de 70% a 80% da população com mais de 65 anos possui artrose. A artrose de joelho consiste na degeneração da cartilagem articular se apresentando de maneira lenta e gradual.

Apesar desta doença não apresentar cura existem várias opções terapêuticas para o controle da doença e a melhora da qualidade de vida dos pacientes. 

O QUE É ?

Visco-Regen é um método que utiliza a infiltração de um conjunto de substâncias regenerativas em uma articulação ou tendão. Entre elas podem-se destacar os fatores de crescimento, ácido hialurônico, anti-oxidantes e outras moléculas fundamentais para promover um ambiente favorável para promover a recuperação da cartilagem.

Já são amplamente utilizadas para acelerar a recuperação das dores que impedem movimentos ou a prática de atividades físicas. Sua elevada eficácia e segurança explica o motivo pelo qual faz parte dos protocolos de tratamento em praticamente todos os clubes de futebol profissional e demais times e seleções das diversas modalidades esportivas.

Os produtos, importados da Alemanha e Suíça, são aplicados na articulação, em um procedimento rápido, realizado sem a necessidade de internação, sob anestesia local.
Reduz os sintomas como rangidos, dor, rigidez e desconforto articular, causados pelo desgaste da cartilagem, artrose ou outras causas de inflamação. 

 
Visco

COMO FUNCIONA O TRATAMENTO

Visco-Regen é um procedimento em que se injeta dentro da articulação do paciente um produto chamado ácido hialurônico. O ácido hialurônico é uma substância que é produzida normalmente pelo corpo através das células do tecido que reveste a articulação.

Este é um procedimento que é realizado de maneira ambulatorial, ou seja, não precisa internamento hospitalar para sua realização. O paciente após a infiltração é orientado a realizar repouso durante os próximos dias, porém é permitido dirigir, caminhar e subir escadas. O uso de ácido hialurônico é feito predominantemente na articulação do joelho, podendo ser realizado em casos selecionados no quadril, tornozelo e nas articulações das mãos.

RESULTADOS

  • Efeito lubrificante – O ácido hialurônico possui capacidade de retenção de água o que traz seu efeito lubrificante, protegendo contrapressões e impactos com relevância particular nas articulações de suporte de peso. 
  • Efeito anti-inflamatório – O uso do ácido hialurônico diminui a atividade inflamatória articular e leva a melhora da inflamação e da dor. 
  • Efeito condroprotetor – O ácido hialurônico regula a troca de nutrientes entre o líquido sinovial e as células da cartilagem (condrócitos). Quando esta substância se encontra na concentração correta na articulação, melhora a nutrição da cartilagem.
A resposta ao procedimento é individual. Alguns pacientes necessitam apenas de uma sessão se associada a outros tratamentos — fisioterapia e medicação. Outros podem se beneficiar por meses ou até alguns anos e voltar a sentir dor. Nesses casos, o procedimento pode ser repetido.
Otavio Perfil
Dr. Otávio Melo
Siga o Instituto Regenius nas redes sociais:

SÃO PAULO

BELO HORIZONTE