Dr. Otávio Melo - Fazer exercícios ou não? O repouso e suas consequências na saúde das articulações

Blog

Fazer exercícios ou não? O repouso e suas consequências na saúde das articulações

Postura incorreta, movimentos repetitivos e excesso de peso são fatores que podem tornar a prática de exercícios algo perigoso para a saúde das articulações. Em todos os lugares, é indicada a prática de exercícios e de atividade física, contudo, você sabia que nem todo mundo pode fazer as mesmas práticas?

Da mesma forma, nem todas as áreas devem ser estimuladas durante o exercício, a fim de que não haja um desgaste ou agravamento do quadro daquele paciente, principalmente em se tratando de quem possui um histórico de lesões ou doenças ortopédicas.

Continue a leitura deste post e entenda a importância e como fazer exercícios específicos, além de compreender a necessidade do repouso para a saúde das articulações. Aproveite e entenda, também, qual a atividade indicada para ombros, joelhos e coluna.

Como as articulações funcionam

Sendo fundamental para o corpo humano, as articulações funcionam para evitar o desgaste dos ossos, além de permitir a mobilidade do corpo e garantir que a estrutura óssea permaneça junta.

Quando desgastado em decorrência da idade, do excesso de peso corpóreo ou da má postura, é possível notar inchaço na região, diminuição da flexibilidade, rigidez e dores intensas na região. 

Os problemas mais comuns das articulações são:

  • Tendinite;
  • Luxação;
  • Artrite;
  • Artrose.

Consequência dos exercícios errados

Ao longo do tempo, o desgaste das articulações pode ser prejudicado por fatores como má postura, excesso de sobrecarga nos membros, geração de impactos em determinadas regiões, lesões, entre outros motivos. Além disso, a prática incorreta de certos exercícios podem trazer danos e gerar o agravamento de problemas. 

Um dos exemplos disso é a hérnia de disco, que é, em resumo, um deslocamento nos discos invertebrados existentes na coluna cervical. Esse deslocamento indevido gera uma compressão na raiz nervosa presente na região próxima da vértebra. Além de ser algo perigoso, que coloca em risco a capacidade de mobilidade, também é algo extremamente doloroso e incômodo para quem tem que conviver com esse problema.

Confira, abaixo, quando e quais são os exercícios recomendados para cada um desses processos. Além disso, baixe o e-book ‘Guia completo sobre Postura Corporal’ e complemente seus conhecimentos para melhorar a postura e diminuir as dores corporais decorrentes de uma má postura.

 

Ortopedia Regenerativa

Exercício físico: herói ou vilão

Ombros

Sendo responsável por possibilitar a movimentação dos braços e pescoço, a região do ombro é constantemente impactada pelo excesso de movimentação e sobrecarga. Nessa articulação, a exaustão é o principal aliado. Da mesma forma, permanecer em repouso por longos períodos também pode ser um vilão para os ombros quando somado a uma má postura.

Os exercícios para fortalecimento da musculatura dos ombros são indicados, bem como a realização diária de alongamentos que possam aumentar a flexibilidade e diminuir dores nessa região, já que, devidamente alongados e relaxados, os músculos e as articulações podem trabalhar com um melhor desempenho.

Exercícios para dor no ombro:

    • Levantamento frontal com halteres;
    • Levantamento lateral com halteres;
    • Alongamentos superiores;
    • Subida e descida de ombro;
    • Remada baixa com elástico;
    • Pilates.

Coluna

Sendo uma região de extrema importância para vários outros movimentos do corpo, a coluna merece uma atenção especial. Quando se tem um histórico de lesões ou problemas nessa região, a prática de exercícios para coluna só deve ser feita quando indicada pelo médico que faz o seu acompanhamento, assim, toda atividade será planejada para não gerar impactos danosos a essa área tão importante. 

Em alguns casos, são mais indicados tratamentos como: massagens, acupuntura, pilates, entre outras abordagens que geram menos impacto e alguns exercícios para fortalecer a coluna. Para outros pacientes, o repouso é essencial para que a região não seja prejudicada e gere dores e transtornos a outras partes do corpo.

Exercícios para dor na coluna:

  • Alongamentos;

  • Pilates;

  • Acupuntura.

Joelho

Durante a prática de exercícios os joelhos são responsáveis por absorver os impactos, portanto o excesso de peso e a postura incorreta são fatores que podem trazer problemas para as articulações dessa área. Em casos mais severos, não é indicada a prática de exercícios que exijam força, mas sim que possam fortalecer a musculatura para que toda a área (joelhos, coxas, panturrilhas e glúteos) fique protegida e forte para amortecer os impactos do dia a dia. 

Se for possível a realização de exercícios, é imprescindível que sejam feitos intercalando-se momentos de repouso para que as articulações não sejam sobrecarregadas e tenham seu desempenho afetado. Para saber mais, baixe o e-book ‘Guia completo para prevenção e reabilitação do joelho’.

Exercícios para joelho:

  • Agachamentos;
  • Flexão de pernas com ajuda de bola suíça;
  • Bicicleta;
  • Natação e exercícios aquáticos;
  • Yoga.

Importância do acompanhamento com especialista

Para tudo que citamos anteriormente é indispensável o acompanhamento de um médico especialista que possa estudar o seu caso e proteger a saúde das suas articulações[

No Regenius Instituto, você conta com uma equipe altamente capacitada para realizar um atendimento humanizado, certeiro e multidisciplinar, que coloca sempre o seu bem-estar e sua qualidade de vida em primeiro plano. São mais de 16 anos de experiência, cuidando com excelência de mais de 23 mil pacientes, com 99% de satisfação.

Trazendo sempre inovação e tecnologias aprovadas pelos órgãos que regem o país, todos os procedimentos realizados e tratamentos (injetáveis ou não) são altamente seguros e utilizados para os mais diversos tipos de lesões ortopédicas e articulares.

Quer saber mais sobre nós? Entre em contato e agende já o seu atendimento com uma equipe eficiente e pronta para oferecer toda qualidade e tecnologia que você merece para viver livre de dores e incômodos!

Quero entrar em contato!

Compartilhar nas redes sociais:
Última modificação em Quinta, 15 Julho 2021 16:54
Dr. Otávio Melo
Siga o Instituto Regenius nas redes sociais:

SÃO PAULO

BELO HORIZONTE

Aviso Legal

- Respostas terapêuticas dependem de múltiplas variáveis e características biológicas individuais de cada organismo. Os dados apresentados não configuram promessas de resultado, e nem garantias de que se o mesmo método for aplicado em pessoas diferentes alcançarão os mesmos benefícios.
- As informações contidas nesse site são de caráter meramente informativo e não tem como objetivo substituir consultas médicas, avaliação por profissionais de saúde, nem sugerir diagnósticos ou recomendação para tratamentos específicos.
- Os métodos apresentados possuem referências em artigos publicaods na literatura científica internacional, e  podem corresponder tanto a procedimentos regulamentados quando experimentais, de acordo com a regulamentação dos respectivos Conselhos Federais, à época do acesso, no Brasil.
-  As imagens ilustrativas foram obtidas em estúdio, banco de imagens, fontes da internet, fornecedores, parceiros ou simulações. Conforme a regulamentação vigente não publicamos fotos de pacientes reais. 

Image