Blog

4 motivos para você optar por uma alimentação saudável

Alimentar-se bem é o desejo de muitas pessoas. Afinal, uma boa alimentação é um dos hábitos saudáveis mais benéficos para a saúde tanto do corpo quanto da mente. Por isso, para conquistar qualidade de vida e bem-estar, é essencial desenvolver uma alimentação saudável.

Contudo, quem compreende os motivos para se optar por uma boa alimentação, como o alívio de dores e a prevenção de doenças do envelhecimento, encontra maior motivação para criar esse hábito saudável e desfrutar de uma vida de muita saúde.

Sendo assim, prossiga com a leitura e entenda tudo sobre alimentação saudável e quais são os 4 principais motivos para apostar em uma dieta adequada. Confira agora!

 

O que é alimentação saudável?

Uma alimentação saudável é uma dieta que ajuda a conservar ou melhorar a saúde de uma forma geral. Logo, alimentar-se corretamente representa prevenção de doenças e um melhor processo de envelhecimento.

Dessa forma, uma alimentação saudável corresponde a uma dieta equilibrada, capaz de fornecer, nas proporções adequadas, os nutrientes, as vitaminas e os minerais que o corpo necessita para o bom funcionamento do organismo. Para tanto, a alimentação é saudável quando conta com variedade, equilíbrio, controle de quantidade e qualidade dos alimentos.

Agora que está claro o que é alimentação saudável, saiba quais são as características de um cardápio benéfico para a saúde e dicas de como se alimentar bem para aumentar a sua qualidade de vida. Continue a leitura!

 

Como é uma alimentação saudável?

Uma alimentação adequada, capaz de proporcionar o que o corpo necessita para o seu bom funcionamento, é um dos hábitos saudáveis mais importantes para a prevenção de doenças do envelhecimento e para o fim das dores.

Existem alguns livros e sites na internet que podem te ajudar a encontrar opções saborosas e saudáveis. É importante sempre buscar fontes de informação confiável, com conteúdos revisados por profissionais sérios e competentes.

Deixo aqui uma dica de livros para quem tiver interesse em conhecer opções de cardápio para começar hoje mesmo a se alimentar melhor.

Por isso, a fim de se alimentar bem e conquistar saúde, bem-estar e longevidade, confira algumas características de como é uma alimentação saudável.

Variada

Uma dieta saudável deve conter vários tipos de alimentos para fornecer os diferentes nutrientes que o organismo necessita. Portanto, para se alimentar bem, é importante evitar a monotonia alimentar.

Colorida

A fim de garantir a variedade, especialmente de vitaminas e minerais, é essencial contar com um prato colorido. Para tanto, é imprescindível o consumo de legumes, verduras, frutas e tubérculos em geral.

In natura

Uma alimentação saudável deve priorizar alimentos in natura ou minimamente processados, como legumes, verduras, frutas, arroz integral, grãos de trigo, feijão, mandioca, entre outros.

Sendo assim, após entender um pouco mais sobre alimentação saudável e conhecer algumas de suas características, prossiga com a leitura e aprenda dicas de alimentação saudável.

Leia também:

Dicas de alimentação saudável

A elaboração de uma alimentação saudável deve considerar os hábitos regionais, culturais, sociais e biológicos de grupos de diferentes idades e estilos de vida. Por isso, o Ministério da Saúde desenvolveu o Guia Alimentar para a População Brasileira.

Nesse guia, são indicados 10 passos para uma alimentação adequada e saudável, os quais você pode conferir a seguir:

  • fazer de alimentos in natura ou minimamente processados a base da alimentação;
  • utilizar óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades ao temperar e cozinhar os alimentos;
  • limitar o consumo de alimentos processados;
  • evitar o consumo de alimentos ultraprocessados;
  • comer com regularidade e atenção em ambientes adequados e, sempre que possível, com companhia;
  • fazer compras em locais que oferecem variedades de alimentos in natura;
  • desenvolver, exercitar e partilhar habilidades culinárias;
  • planejar o tempo dedicado ao preparo e consumo de alimentos a fim de dar à alimentação o espaço que ela merece;
  • dar preferência, quando fora de casa, a locais que servem refeições feitas na hora;
  • ser crítico quanto a informações, orientações e mensagens sobre alimentação veiculadas em propagandas comerciais.

Logo, ao seguir esses 10 passos e colocar em prática essas dicas de alimentação saudável, é possível fazer uma dieta capaz de conservar ou até mesmo melhorar a saúde de todo o corpo, conseguindo, portanto, evitar doenças do envelhecimento e diminuir dores.

Agora, entenda quais são os 4 melhores motivos para você desenvolver um dos principais hábitos saudáveis para qualidade de vida e longevidade. Leia até o final!

Os 4 principais motivos para você optar por uma alimentação saudável

Você já sabe o que é uma alimentação saudável e quais são as dicas para incorporar uma dieta benéfica para a saúde em sua rotina. Mas, afinal, quais são os principais motivos para apostar em uma boa alimentação? Tire todas as suas dúvidas a seguir.

1 - Previne doenças do envelhecimento

A forma como nos alimentamos é essencial para assegurarmos a nossa capacidade física ao longo de toda a nossa vida, especialmente durante a velhice. Isso porque a nossa alimentação influencia a formação da massa óssea e muscular, fatores determinantes para um envelhecimento com mobilidade física e sem dores. Portanto, uma alimentação saudável é capaz de prevenir doenças como sarcopenia, artrose e osteoporose.

2 - Alivia dores

Alguns alimentos interferem diretamente na regeneração muscular, por isso, os seus nutrientes previnem o desgaste e a fadiga, evitando dores musculares. Ainda mais, é possível fazer uma dieta anti-inflamatória, dessa forma, ao diminuir as inflamações, as dores também diminuem. Logo, uma alimentação saudável é capaz de aliviar as dores e proporcionar maior qualidade de vida.

3 - Contribui para a manutenção de um peso saudável

Com uma alimentação saudável é possível perder ou ganhar peso, a depender da necessidade de cada um para a manutenção da saúde. Afinal, uma boa dieta contribui para a perda do excesso de gordura e fornece todos os nutrientes que o seu corpo precisa. Da mesma forma, para aqueles que precisam ganhar peso, também é possível realizar uma dieta saudável com comidas nutritivas que auxiliam no ganho de peso.

4 - Faz com que você tenha mais energia

Alimentos saudáveis fornecem os carboidratos que o seu corpo precisa para manter a energia, bem como vitaminas do complexo B, que também são essenciais para proporcionar energia para o organismo. Sendo assim, quem deseja se sentir energético ao longo do dia e com disposição para realizar todas as atividades diárias, é fundamental investir em uma boa alimentação.

Por fim, está claro o que é alimentação saudável e como seguir uma boa dieta capaz de fornecer, nas proporções adequadas, os nutrientes que o corpo necessita. Além disso, é possível compreender quais são os 4 principais motivos para optar por uma alimentação saudável.

Aprenda mais sobre hábitos saudáveis! Leia, agora mesmo, sobre prática de exercícios: quais os que podem aliviar as dores?

 

Prática de exercícios: quais os que podem aliviar as dores?

 

Compartilhar nas redes sociais:
Última modificação em Quarta, 17 Janeiro 2024 14:55
Dr. Otávio Melo
Siga o Instituto Regenius nas redes sociais:

SÃO PAULO

BELO HORIZONTE

Aviso Legal

- Respostas terapêuticas dependem de múltiplas variáveis e características biológicas individuais de cada organismo. Os dados apresentados não configuram promessas de resultado, e nem garantias de que se o mesmo método for aplicado em pessoas diferentes alcançarão os mesmos benefícios.
- As informações contidas nesse site são de caráter meramente informativo e não tem como objetivo substituir consultas médicas, avaliação por profissionais de saúde, nem sugerir diagnósticos ou recomendação para tratamentos específicos.
- Os métodos apresentados possuem referências em artigos publicaods na literatura científica internacional, e  podem corresponder tanto a procedimentos regulamentados quando experimentais, de acordo com a regulamentação dos respectivos Conselhos Federais, à época do acesso, no Brasil.
-  As imagens ilustrativas foram obtidas em estúdio, banco de imagens, fontes da internet, fornecedores, parceiros ou simulações. Conforme a regulamentação vigente não publicamos fotos de pacientes reais. 

Image