Blog

Benefícios da meditação: como pode ajuda a aliviar as dores?

A dor crônica gera forte incômodo e prejudica a realização de atividades diárias, além de ser capaz de provocar problemas psicológicos, como ansiedade e depressão.

Porém, o que boa parte das pessoas não sabe é que a prática da meditação oferece diversos benefícios, e ela não só é capaz de aliviar a dor física como também contribui para o alívio desses problemas psicológicos.

Afinal, os benefícios da meditação abrangem tanto o corpo quanto a mente, contribuindo até mesmo para a prevenção de doenças relacionadas ao envelhecimento e proporcionando maior qualidade de vida, além de funcionar como estímulo para outros hábitos saudáveis.

Sendo assim, continue com a leitura e entenda, agora mesmo, quais são os benefícios da meditação diária e por que vale a pena adotar esse hábito para aliviar as dores e garantir qualidade de vida e bem-estar, assim como um processo de envelhecimento ativo. Leia até o final!

Os benefícios da meditação diária

Quem já é familiarizado com a prática da meditação e adotou esse hábito em sua rotina sabe muito bem quais são os seus benefícios. Afinal, com a prática da meditação, é possível sentir mudanças positivas na mente e no corpo, alcançando calma, paz, alegria, energia, satisfação e bastante saúde.

Por isso, conheça, a seguir, alguns dos benefícios da meditação e entenda por que você deve adotar esse hábito saudável para conquistar maior qualidade de vida, bem-estar e saúde.

Proporciona alívio de dores crônicas

Quem enfrenta a condição de dor crônica sofre com dores diárias ao longo de seis meses ou mais. Logo, essa condição dificulta a realização de atividades do dia a dia e afeta o bem-estar do paciente. Contudo, a dor crônica causa impacto psicológico forte, sendo capaz de provocar até mesmo depressão. Por isso, é muito importante encontrar formas de aliviar as dores, e a meditação se apresenta como uma solução.

De acordo com um estudo realizado por pesquisadores do Hospital Ottawa, no Canadá, a prática da meditação serve como um analgésico natural contra dores crônicas. Isso porque, ao longo da pesquisa, a prática de atenção plena — ou mindfulness — mostrou-se promissora na melhoria da intensidade e na redução da dor.

Esse benefício da meditação foi comprovado depois que a equipe canadense revisou 21 estudos envolvendo quase 2 mil participantes com idade entre 35 e 65 anos. Ainda mais, a maioria dos estudos revisados avaliou participantes que sofriam com dor musculoesquelética, como fibromialgia, dor lombar crônica, artrite, reumatóide e osteoartrite.

Dessa forma, os resultados mostraram que a prática da meditação é eficiente na melhora do funcionamento físico, na promoção do alívio de dores e na redução de condições associadas, como a depressão.

Sendo assim, o alívio de dores crônicas é comprovadamente um dos benefícios da meditação diária.

Leia também:

Diminui a ansiedade e a depressão

A meditação pode auxiliar no alívio dos sintomas e também como tratamento complementar de diversos transtornos. No caso da ansiedade e da depressão, essa prática apresenta diversos benefícios, uma vez que reduz o estresse, proporciona controle emocional e melhora a relação social.

Além disso, segundo estudo publicado pela American Journal of Psychiatry, a prática regular de meditação é capaz de contribuir para o alívio dos sintomas de ataque de pânico e ansiedade. Ainda em outro estudo, ficou comprovado que a meditação, além de ajudar a diminuir os sintomas da depressão, também pode prevenir o desenvolvimento dessa doença em adolescentes.

Uma vez que a ansiedade e a depressão são consideradas o mal do século XXI, a diminuição dos sintomas e do desenvolvimento desses quadros é mais um dos excelentes benefícios da meditação.

Funciona como estímulo de hábitos saudáveis

Por meio da meditação, é possível desenvolver calma, concentração e tranquilidade. Dessa forma, floresce o autocontrole e também o autoconhecimento. Diante disso, o praticante da meditação passa a ter maior controle de suas ações, de seus atos impulsivos e de suas emoções.

Portanto, a meditação serve como um guia para um processo de análise dos seus costumes, desenvolvendo a capacidade de transmutá-los quando necessário, a fim de se cultivar bons hábitos. Ou seja, a meditação funciona como estímulo de hábitos saudáveis.

A prática da meditação afasta doenças do envelhecimento

Sem dúvidas, para um processo de envelhecimento com saúde, é fundamental cuidar bem do corpo e da mente. Por isso, a meditação é uma atividade que pode fazer com que o processo de envelhecimento seja ativo e saudável.

Afinal, um dos motivos pelos quais a prática da meditação afasta doenças relacionadas ao envelhecimento é a correção da postura corporal. Isso porque, ao meditar, a pessoa deve  posicionar-se com a coluna ereta e mais alinhada possível, logo, com a prática, quem medita passa a ficar mais atento a sua postura em outros momentos do dia. Sendo assim, doenças do envelhecimento provocadas por uma má postura podem ser evitadas.

Além do mais, alguns pesquisadores também acreditam que a meditação pode ajudar até mesmo no combate ao Alzheimer. Logo, são diversos os benefícios da meditação para quem deseja evitar doenças relacionadas ao envelhecimento e conquistar longevidade e qualidade de vida.

Mas não é só isso! Existem, ainda, outros benefícios da meditação diária, como:

  • diminuição da pressão sanguínea;
  • diminuição dos níveis de lactato sanguíneo (ação que reduz a ansiedade);
  • diminuição de qualquer tensão relacionada com a dor, como dores de cabeça, úlcera, insônia, dores musculares e problemas nas articulações;
  • aumento da produção de serotonina (ação que melhora o humor e o comportamento);
  • melhora do sistema imunológico;
  • aumento da criatividade;
  • aumento da alegria;
  • aumento da capacidade de foco e concentração, entre outros.

Por fim, é possível compreender quais são os benefícios da meditação e como essa prática pode ajudar a aliviar as dores, bem como oferecer diversas outras vantagens para o corpo e para a mente durante o processo de envelhecimento, garantindo bem-estar e qualidade de vida.

Quer aproveitar os diversos benefícios da meditação? Então, leia, agora mesmo, sobre como fazer meditação? As melhores técnicas para lhe ajudar!

 

Como fazer meditação?  As melhores técnicas para ajudar você!

Compartilhar nas redes sociais:
Última modificação em Quarta, 17 Janeiro 2024 14:55
Dr. Otávio Melo
Siga o Instituto Regenius nas redes sociais:

SÃO PAULO

BELO HORIZONTE

Aviso Legal

- Respostas terapêuticas dependem de múltiplas variáveis e características biológicas individuais de cada organismo. Os dados apresentados não configuram promessas de resultado, e nem garantias de que se o mesmo método for aplicado em pessoas diferentes alcançarão os mesmos benefícios.
- As informações contidas nesse site são de caráter meramente informativo e não tem como objetivo substituir consultas médicas, avaliação por profissionais de saúde, nem sugerir diagnósticos ou recomendação para tratamentos específicos.
- Os métodos apresentados possuem referências em artigos publicaods na literatura científica internacional, e  podem corresponder tanto a procedimentos regulamentados quando experimentais, de acordo com a regulamentação dos respectivos Conselhos Federais, à época do acesso, no Brasil.
-  As imagens ilustrativas foram obtidas em estúdio, banco de imagens, fontes da internet, fornecedores, parceiros ou simulações. Conforme a regulamentação vigente não publicamos fotos de pacientes reais. 

Image