SOBRE A DOR
Os ossos da mão e do pulso fornecem ao corpo suporte e flexibilidade para manipular objetos. Cada mão contém 27 ossos distintos que dão à ela um alcance incrível e total precisão de movimento. O ulna e o rádio do antebraço suportam os muitos músculos que manipulam os ossos da mão e do pulso. A rotação do rádio ao redor do ulna resulta na supinação e pronação da mão. Estes ossos também formam a flexível articulação do punho com a fileira proximal dos carpos.
O desgaste do punho (osteoartrite) constitui uma deterioração da cartilagem que cobre as superfícies articulares. O dano cartilaginoso, e também ósseo em estados mais avançados, desenvolve-se paulatinamente, provocando deformação e rigidez dolorosa do punho. As causas dos sintomas de desgaste do punho podem ser uma sobrecarga da articulação, posicionamento inadequado da articulação ou uma lesão prévia (trauma).
CAUSAS E SINTOMAS
Podem ocorrer os seguintes sintomas:
- Rigidez articular, principalmente de manhã
- Inchaço articular
- Dor durante movimento e em repouso
- Perda da força
- Articulação crepitante
- Hipertermia (calor excessivo)
- Dor à pressão local
TRATAMENTOS
Atendendo em Sao Paulo e Belo Horizonte, nosso conceito é o de tratamento de lesões ortopédicas e dores crônicas por meio de técnicas, produtos e procedimentos que favoreçam os processos naturais de cura do próprio corpo.
É uma área relativamente nova no mercado, e ainda pouco difundida e pouco conhecida no Brasil. Nos EUA, Europa e Ásia já é bastante usada, especialmente em atletas de elite, e praticantes de esporte recreativos com nível sociocultural elevado.
A resposta ao procedimento é individual. Alguns pacientes necessitam apenas de uma sessão se associada a outros tratamentos — fisioterapia e medicação. Outros podem se beneficiar por meses ou até alguns anos e voltar a sentir dor. Nesses casos, o procedimento pode ser repetido.
A resposta clínica é individual e o número de aplicações necessárias pode variar individualmente. A durabilidade dos efeitos ocorre de maneiras distintas em função de comportamentos, hábitos de vida, tempo de evolução, gravidade e outras caraterísticas biológicas intrínsecas individuais.