Blog

Dieta anti-inflamatória: os 7 alimentos para amenizar as dores

A inflamação é uma resposta comum do nosso corpo quando ele está lutando contra algo estranho. No entanto, quando essa inflamação persiste, pode ser um sinal de situações mais graves e desencadear algumas doenças sérias, como doenças cardiovasculares.

O que poucos levam em consideração ao pensar nos possíveis tratamentos dessa inflamação é que uma dieta anti-inflamatória é imprescindível para a melhora do paciente.

Para saber mais sobre os alimentos com propriedades anti-inflamatórias, confira este post!

Sobre a inflamação

A inflamação é a resposta do nosso corpo quando ele luta e resiste a alguma anormalidade presente nele podendo provocar doenças mais sérias. No entanto, ela pode ser evitada e amenizada com o consumo de alimentos com propriedades anti-inflamatórias.

O que é uma dieta anti-inflamatória?

A dieta anti-inflamatória não tem como objetivo a perda de peso; ela consiste em uma reeducação alimentar a partir de alimentos com ações anti-inflamatórias, ou seja, alimentos adequados para evitar um processo inflamatório.

Os alimentos que reduzem a inflamação são ricos em vitaminas, ômega-3, polifenóis, carotenoides ou flavonoides, que têm a função de reduzir a produção de substâncias que são responsáveis pela estimulação da inflamação, como as prostaglandinas e as citocinas.

Esses alimentos que compõem a dieta, além de ter a ação de reduzir inflamações propriamente ditas, também contribuem para o fortalecimento do sistema imunológico. Sabendo da importância do consumo desse tipo de alimento, é necessário que ele esteja presente diariamente nas refeições de uma forma balanceada e variada. 

Como organizar uma dieta anti-inflamatória?

Planejamento é a palavra chave para iniciar uma dieta e atingir os objetivos com efetividade. Além disso, é interessante saber o que você precisa ingerir, quais os motivos da escolha dos alimentos e como essa dieta funcionará e contribuirá para o seu corpo. Na dieta anti-inflamatória, não é diferente.

É importante que a dieta seja balanceada, rica em alimentos frescos e variados, para que assim, ela seja eficaz e prazerosa.

Uma boa dica é buscar sempre montar pratos bem coloridos, ricos em nutrientes e com alimentos naturais. Para se ter uma alimentação completa e reduzir as inflamações, é recomendável ingerir, por dia, cerca de 40 a 50% de carboidratos, 30% de gordura e 20 a 30% de proteína, tentando adicioná-los em todas as refeições.

 

O que são alimentos anti-inflamatórios?

A dieta anti-inflamatória é composta por alimentos com ação anti-inflamatória, ou seja, alimentos que reduzem a inflamação. Confira 7 exemplos desse tipo de alimento:

1 - Chá verde

Também chamado de Camellia sinensis, o chá verde contém, na sua composição, polifenóis e epigalocatequina, que tem uma ação anti-inflamatória muito forte, inibindo a inflamação por conseguir reduzir a produção de citocinas inflamatórias e os danos nas células que se relacionam com o desenvolvimento de doenças inflamatórias, como obesidade, aterosclerose, colite ou Alzheimer.

2 - Frutas cítricas

Frutas cítricas como laranja, acerola, abacaxi, mexerica e limão são consideradas ótimas opções de alimentos anti-inflamatórios, já que são ricas em vitaminas B e C, minerais como potássio, magnésio, fósforo e cobre, além de flavonoides e carotenoides.

3 - Azeite de oliva extra virgem

O azeite de oliva extra virgem é uma das gorduras mais recomendadas para o consumo, já que é saudável e possui propriedades anti-inflamatórias que possibilitam uma redução no risco de doenças cardiovasculares e outras enfermidades. Essas funções positivas se devem, principalmente, pela presença do oleocantal, que age como um antioxidante, podendo proteger e reduzir os danos que causam inflamação nas células. 

4 - Peixes ricos em ômega 3

Salmão, atum, sardinha, arenque e cavalinha são alguns exemplos de peixes ricos em ômega 3. Todos eles possuem uma potência em ações anti-inflamatórias, o que pode ser muito importante no auxílio para o tratamento da doença inflamatória intestinal ou artrite.

O ômega-3 é um tipo de gordura boa que está contida em alguns peixes, como os citados acima, e essas substâncias são convertidas em substâncias anti-inflamatórias pelo corpo. As proteínas e resolvinas, por exemplo, conseguem reduzir a produção de substâncias inflamatórias como os eicosanóides e as citocinas, prevenindo os danos celulares.

Além dos peixes, outras boas fontes de ômega-3 são as sementes de linhaça, chia e gergelim.

5 - Vegetais verde-escuros

Os vegetais verde-escuros têm, em abundância, as vitaminas A e C e os sulforafanos, que são anti-inflamatórios e antioxidantes capazes de reduzir a inflamação e o estresse oxidativos das células que podem acarretar em doenças cardiovasculares ou câncer. Exemplo desses alimentos são: brócolis, couve, rúcula, espinafre e couve-de-bruxelas.

6 - Abacate

O abacate contém alguns nutrientes anti-inflamatórios, por exemplo: carotenoides, tocoferóis, ômega-3 e vitaminas A, C e E, que diminuem a síntese de substâncias que inflamam o organismo e que estão ligadas ao crescimento do câncer, da diabetes ou de doenças cardiovasculares.

Ademais, o abacate possui, em abundância, o beta-sitosterol, que é um potente anti-inflamatório e ajuda a decrescer os níveis de colesterol ruim e triglicerídeos, por conseguir controlar os níveis de açúcar no sangue e fortalecer o sistema imunológico.

7 - Frutas vermelhas

As frutas vermelhas, como são ricas em antocianinas, que dão cor à fruta e apresentam a função anti-inflamatória e antioxidante, reduzem a produção de substâncias que inflamam o corpo, bem como deixam o sistema imunológico mais forte e diminuem o risco de doenças cardiovasculares.

Chegou a hora de colocar em prática!

Tendo em vista os benefícios dos alimentos com propriedades anti-inflamatórias, percebe-se o quanto uma dieta apropriada é importante para prevenir o aparecimento de qualquer inflamação e também do surgimento de dores. Portanto, o acompanhamento de profissionais de excelência é fundamental para o planejamento da melhor dieta e a escolha dos procedimentos mais adequados.

Pesquisando sobre formas terapêuticas e não invasivas para tratar dores crônicas ou agudas? Leia o post “A meditação diminui as dores musculares” e tire todas as suas dúvidas sobre essa técnicas!

Quero saber como a meditação reduz as dores!

Compartilhar nas redes sociais:
Última modificação em Quarta, 17 Janeiro 2024 15:02
Dr. Otávio Melo
Siga o Instituto Regenius nas redes sociais:

SÃO PAULO

BELO HORIZONTE

Aviso Legal

- Respostas terapêuticas dependem de múltiplas variáveis e características biológicas individuais de cada organismo. Os dados apresentados não configuram promessas de resultado, e nem garantias de que se o mesmo método for aplicado em pessoas diferentes alcançarão os mesmos benefícios.
- As informações contidas nesse site são de caráter meramente informativo e não tem como objetivo substituir consultas médicas, avaliação por profissionais de saúde, nem sugerir diagnósticos ou recomendação para tratamentos específicos.
- Os métodos apresentados possuem referências em artigos publicaods na literatura científica internacional, e  podem corresponder tanto a procedimentos regulamentados quando experimentais, de acordo com a regulamentação dos respectivos Conselhos Federais, à época do acesso, no Brasil.
-  As imagens ilustrativas foram obtidas em estúdio, banco de imagens, fontes da internet, fornecedores, parceiros ou simulações. Conforme a regulamentação vigente não publicamos fotos de pacientes reais. 

Image