Blog

Postura e saúde do corpo: entenda essa relação importante

saúde do corpo saúde do corpo

Cuidar da saúde do corpo é algo que deve ser feito diariamente, por meio de mudanças simples no nosso cotidiano e que farão toda a diferença no futuro.

Uma dessas mudanças é tomar mais cuidado com a nossa postura durante o dia, enquanto estamos de pé ou sentados. Ter uma postura inadequada pode ser o ponto de partida para diversos problemas.

Quais as principais consequências em não ter uma postura correta?

É preciso entender o que é postura e como mantê-la inadequada pode gerar alguns problemas em todo o seu corpo, por isso, fique atento, para que isso não atrapalhe a sua qualidade de vida. Veja, a seguir, alguns deles:

Fadiga

Não prestar atenção em como arrumar a postura pode afetar os seus músculos e tendões e, como consequência, fazer com que você gaste mais energia para sustentar essa posição inadequada do seu corpo. Dessa maneira, você se sentirá cansado bem mais rápido do que normalmente ficaria.

Dor lombar

Você também pode sentir dores na lombar, principalmente ao ficar muito tempo parado em uma mesma posição ou de um modo em que a sua coluna esteja torta ou incorreta, além do esforço excessivo na região.

Barriga protuberante

Para quem se preocupa com os fatores estéticos, uma postura inadequada fará com que os músculos do abdômen sejam projetados para frente, gerando um efeito de uma saliência nessa região.

Lesões

Ficar por muito tempo em uma única posição também pode ocasionar lesões corporais. Elas podem se tornar problemas mais graves, como hérnia de disco cervical, cifose, entre outras condições.

Dor no pescoço e na cabeça

Ficar em uma postura incorreta pode provocar tensão e contração muscular no corpo, ocasionando dores de cabeça, bem como no pescoço. Essa região precisará fazer um esforço maior para manter a posição atual.

Cifose

Como falamos, a cifose pode ser uma consequência da má postura. Esse problema é mais comum em idosos que sofrem de osteoporose e mantêm o porte corporal incorreto.

Veja também:

 

Faça o download da edição 3 da Revista Regenius!

Desconforto na coluna

Um dos primeiros sinais de que algo pode estar errado com a sua postura é sentir desconforto na coluna, principalmente nas regiões centrais e traseira. Isso ocorre porque mantemos a nossa curva dorsal acentuada ao ficarmos muito tempo parados em uma mesma posição ou sentados de maneira incorreta.

Insônia

Você sabia que a má postura pode, até mesmo, atrapalhar o seu sono? Você começará a sentir incômodo ao deitar, pois terá dificuldades em encontrar uma posição confortável, logo, levará mais tempo para cair no sono ou ficará irritado pela situação.

Quais os principais erros que levam à má postura?

Agora que você entendeu um pouco mais sobre as consequências de manter a má postura, está na hora de entender quais atitudes do seu dia a dia podem estar ocasionando esse problema.

Sentar na borda da cadeira

Uma das atitudes que podem danificar seu corpo se não tiver uma postura correta para sentar é sentar na borda da cadeira, ou seja, bem longe daquele apoio para as costas e cabeça presente na maioria delas, podendo gerar um processo inflamatório nos músculos do core, responsáveis por estabilizar a coluna.

Sentar sobre uma das pernas

Outro problema ao sentar é apoiar-se sobre uma das pernas. Essa atitude faz com que seus músculos dos quadris, coluna e joelho fiquem sobrecarregados. Além disso, eles podem ficar desgastados e, até mesmo, encurtar-se.

Não regular a altura da cadeira

Muitas cadeiras já oferecem a opção de regulagem, para que a pessoa possa adaptar o móvel ao seu tamanho, porém nem todas as pessoas fazem isso. Se você se sentar em uma cadeira muito alta ou muito baixa, poderá começar a sentir dores pelo corpo, como ombros, pescoço e braço.

Sentar com as pernas cruzadas

Sentar com as pernas cruzadas também não é uma atitude recomendada, pois essa posição causa danos ao seu quadril, ocasionando, até mesmo, um desvio da região ou o encurtamento da musculatura da bacia.

Não utilizar o apoio das costas ao sentar

O apoio das costas não está presente nas cadeiras apenas para fins estéticos. É importante que a sua coluna esteja apoiada nessa região para evitar danos nas costas, pescoço e braço.

Assim, ao saber quais são as principais consequências de uma postura inadequada durante o dia, além das ações que podem propiciar essa situação, você pode entender como corrigir a postura, garantindo sua saúde e qualidade de vida.

Você sabia que os seus ligamentos também podem estar sujeitos a danos? Em nosso blog, você encontra um post em que explicamos quais são os cuidados necessários com essa parte do corpo durante a fase adulta.



eBook - Guia sobre postura corporal

Compartilhar nas redes sociais:
Dr. Otávio Melo
Siga o Instituto Regenius nas redes sociais:

SÃO PAULO

BELO HORIZONTE

Aviso Legal

- Respostas terapêuticas dependem de múltiplas variáveis e características biológicas individuais de cada organismo. Os dados apresentados não configuram promessas de resultado, e nem garantias de que se o mesmo método for aplicado em pessoas diferentes alcançarão os mesmos benefícios.
- As informações contidas nesse site são de caráter meramente informativo e não tem como objetivo substituir consultas médicas, avaliação por profissionais de saúde, nem sugerir diagnósticos ou recomendação para tratamentos específicos.
- Os métodos apresentados possuem referências em artigos publicaods na literatura científica internacional, e  podem corresponder tanto a procedimentos regulamentados quando experimentais, de acordo com a regulamentação dos respectivos Conselhos Federais, à época do acesso, no Brasil.
-  As imagens ilustrativas foram obtidas em estúdio, banco de imagens, fontes da internet, fornecedores, parceiros ou simulações. Conforme a regulamentação vigente não publicamos fotos de pacientes reais. 

Image