Dr. Otávio Melo - Equipe

Equipe

Dr Otavio Curriculo foto

Dr. Otávio Melo

O motivo para me tornar médico foi o de poder ajudar as pessoas a viverem mais e melhor. Assim que me formei, logo iniciei curso de Especialização em Cardiologia e trabalhei em serviços de ambulância, pronto-atendimentos de emergências e terapia intensiva. Atendi muitos pacientes idosos e em cuidados paliativos.

Após alguns anos ingressei na Residência Médica de Ortopedia, tendo logo a seguir cursado a subespecialização em joelho. Realizei incontáveis procedimentos cirúrgicos desde então, até que comecei a perceber que infelizmente um pequeno número de pacientes não se recuperavam bem após o procedimento.

Comecei a aprofundar meus estudos sobre a capacidade de reparação natural dos tecidos, e sobre como fazer para ajudar a natureza nessa tarefa. Esse tema me fascina, e já rendeu uma tese de mestrado, um prêmio de inovação no exterior, algumas publicações científicas e diversos convites para palestras, apresentação em congressos e aulas em cursos de pós-graduação.

Durante a carreira desenvolvi também atividades como professor de anatomia, ortopedia e preceptor de emergências médicas. Isso reforçou o prazer pelo estudo e pesquisa ,e incentivou-me a fazer mais alguns cursos. Realizei Residência na área de Clínica de Dor pelo Hospital das Clínicas da UFMG. Em busca cada vez maior pelo conhecimento, frequentei durante todo o ano de 2019, e cumpri os créditos no Doutorado em Medicina Baseada em Evidências pela UNIFESP.

Sempre me importei em melhorar a qualidade de vida daqueles que estão ao meu redor. Descobri na Ortopedia uma maneira de devolver às pessoas sua plena capacidade de realizar as atividades e movimentos com liberdade.
Nos cursos aprendi que a grande maioria das pessoas com lesões e doenças ortopédicas não necessitam obrigatoriamente se submeter aos tratamentos cirúrgicos (que deve se restringir apenas aos casos realmente refratários, ou seja, aqueles que não melhoram de maneira conservadora). Dessa forma, é possível prevenir complicações maiores como dor crônica, sangramentos, tromboses, infecções, etc

Atualmente trabalho em conjunto com fisioterapeutas, nutricionistas e profissionais de Educação Física, reduzindo a dor para que os nossos pacientes possam profgressivamente recuperar a função e melhorar a cada dia sua força, amplitude de movimento,

Aprendi que e todo o processo de cura não só físico, mas também mental e espiritual, Em nossos atendimentos, abordamos não apenas a queixa física, mas tambémseus valores pessoais - como auto-estima, motivação e propósito - para que possam, ao final do tratamento, retornar a uma vida plena, sem limitações, e evitando os riscos de internações e cirurgias que podem ser evitadas.
Dr. Otávio Melo
Siga o Instituto Regenius nas redes sociais:

SÃO PAULO

BELO HORIZONTE

Aviso Legal

- Respostas terapêuticas dependem de múltiplas variáveis e características biológicas individuais de cada organismo. Os dados apresentados não configuram promessas de resultado, e nem garantias de que se o mesmo método for aplicado em pessoas diferentes alcançarão os mesmos benefícios.
- As informações contidas nesse site são de caráter meramente informativo e não tem como objetivo substituir consultas médicas, avaliação por profissionais de saúde, nem sugerir diagnósticos ou recomendação para tratamentos específicos.
- Os métodos apresentados possuem referências em artigos publicaods na literatura científica internacional, e  podem corresponder tanto a procedimentos regulamentados quando experimentais, de acordo com a regulamentação dos respectivos Conselhos Federais, à época do acesso, no Brasil.
-  As imagens ilustrativas foram obtidas em estúdio, banco de imagens, fontes da internet, fornecedores, parceiros ou simulações. Conforme a regulamentação vigente não publicamos fotos de pacientes reais. 

Image