Infusões

O QUE É ?

Terapia Injetável é o nome dado à utilização de medicamentos, nutrientes, minerais, hormônios, vitaminas e/ou outros líquidos no corpo por meio das aplicações venosas, musculares, cutâneas ou articulares. 

O tratamento de insuficiências metabólicas e nutricionais pode ser um auxílio para a melhora da disposição fisica e mental, restaurar o equilíbrio fisiológico e alcançar melhores níveis de saúde e bem estar. 

Como funciona?

A clínica conta com a consultoria de médico nutrólogo, especializado em terapia parenteral injetável. A partir de avaliação clínica e exames complementares é definido um planejamento terapêutico para que a terapia seja precisa, evitando o uso de produtos desnecessários.

Sua utilização deve ser personalizada de acordo com a necessidade individual, e pode auxiliar a resultados como pele e tecidos mais saudáveis, aumento de energia e disposição, otimização da imunidade, além de tratar insônia, ansiedade, dores, etc.

Os tendões e a cartilagem articular não possuem vasos sanguíneos no seu interior; então sua a nutrição e oxigenação é realizada por difusão dos nutrientes a partir do líquido que se localiza ao redor deles. Quando ocorrem lesões nessas estruturas, a cicatrização (quando ocorre) é muito lenta, podendo agravar o problema. 

As inflamações crônicas modificam a composição química e a viscosidade desse líquido, e isso reduz também sua função de lubrificação durante os movimentos, o que piora ainda mais o desgaste, que pode ser percebido por sintomas como dor, limitação de movimento e “sensação de areia” (atrito).

A infiltração então permite a recomposição do líquido e de seus nutrientes. São amplamente utilizadas para reduzir a intensidade da dor, melhorar a lubrificação e estimular o reparo por meio do aumento na produção de colágeno.

Para quem serve?

Pode ser um grande aliado no combate a dores no corpo, fadiga, inflamações crônicas e excesso de peso corporal.

Existem tratamentos específicos para cada condição. Pode ser útil em pessoas com problemas relacioandas ao envelhecimento, osteoporose; dores articulares, reumatismos, fibromialgia, ansiedade, depressão e diversas outras situações.

Grande parte das substâncias utilizadas no tratamento já são fabricadas naturalmente pelo corpo, ou ingeridas na alimentação. Mas devido a fatores externos como o estresse e disfunções sua produção ou absorção pode estar reduzida.

Apesar de algumas aplicações terem ação imediata no corpo,  a suplementação em geral tem efeito temporário. Se os hábitos de vida e de alimentação forem inadequados, ou a rotina for sedentária, o resultado pode ter sua duração reduzida. Por esse motivo, o método é um adjuvante ao tratamento, e não uma fórmula mágica.

Por que fazer ?

Grande parte das moléculas utilizadas em cápsulas também podem ser usadas de maneira injetável. Nessa última via, a disponibilidade imediata para o sangue e tecidos é alcançada com maior concentração e velocidade.

Essa técnica favorece o re-equilíbrio bioquímico em menor tempo que o uso de cápsulas. Ao repor substâncias que estão em falta no organismo, ou que necessitam alcançar níveis otimizados para a melhora das funções desejadas.

A grande vantagem é que por meio da infusão, não existe a necessidade de passar primeiro pelo tubo digestivo (boca, estômago, intestinos) e nem de que sofra a metabolização no fígado, para só depois disso, uma pequena parte do que foi ingerido alcançar  os órgãos e tecidos pelo sangue. Ao ser aplicado de forma injetável, a molécula já entra em contato com o sangue imediatamente após a aplicação, sendo disponibilizada imediatamente.

O que é a Terapia de Infusão Venosa (TIV)?

A terapia de infusão venosa (TIV) é um método de tratamento que entrega substâncias líquidas diretamente na corrente sanguínea através de um catéter osicionado no interior de uma veia, por isso chamada de via intravenosa. Ela pode ser realizada de maneira rápida (conhecida como bolus) ou lenta (por gotejamento).

É uma forma eficaz de fornecer nutrientes, vitaminas e medicamentos ao corpo sem que ocorra a passagem pelo sistema digestivo, chegando às células, imediatamente após a aplicação. Ao contrário do que acontece com as cápsulas que precisam atravessar todo o sistema de digestão, na terapia de infusão ocorre a disponibilização imediata Com isso a disponibilidade é imediata e não sofre

 variação por problemas de digestão ou absorção no estômago, intestino e fígado, por exemplo. Não existe também problemas como dificuldade para engolir as cápsulas, dor ou queimação no estômago, desconforto com sabor desagradável ou alteração no hálito, como é o caso de algumas substâncias quando utilizadas em cápsulas.

As principais vantagens de se realizar uma infusão venosa são:

1 – Aumenta a disponibilidade da substância,

2 – Efeitos mais rápidos sobre as células,

3 – Maior concentração sanguínea,

4 – Independência em relação a problemas gastro-intestinais

5 – Ausência de efeitos-colaterais relacionados ao estômago

Existem protocolos de tratamento para as principais doenças degenerativas, como osteoporose, artrose, fibromialgia, fadiga crônica, doenças reumáticas e demais tipos de dores crônicas.

A resposta clínica é individual e o número de aplicações necessárias pode variar individualmente. A durabilidade dos efeitos ocorre de maneiras distintas em função de comportamentos, hábitos de vida, tempo de evolução, gravidade e outras caraterísticas biológicas intrínsecas individuais.