Quadril

CAUSAS DE DOR NO QUADRIL

Quadril avermelhado

Nem sempre as dores relacionadas ao quadril se limitam a essa região. Podem irrdiar para o meio da coxa, joelhos e virilha, por exemplo. Da mesma forma, a dor que se sente no quadril pode ter origem em algum problema na coluna vertebral em alguns casos. 

Entre as principais causas de dor no quadril podemos citar as inflamações, distensões, compressão de nervos. São exemplos comuns de diagnósticos : tendinites, bursites, artroses (desgaste), lesões de cartilagem, infarto ósseo, além da fragilidade óssea devido ao envelhecimento.

Pessoas com ossos frágeis podem sofrer fraturas no quadril mesmo sem a necessidade de grandes impactos. Elas se tornam mais frequentes com o envelhecimento, e estão associadas a um maior número de quedas nessa população  A osteoporose pode levar a fraturas durante atividades cotidianas simples. Felizmente existe prevenção e tratamento.

Listamos outras causas para a dor no quadril no blog. Clique no botão para saber mais a respeito.

NOVIDADES NO TRATAMENTO PARA DOR NO QUADRIL

Foi publicado no último dia 05 de Agosto de 2020, no JBJS (Journal of Bone and Joint Surgery), um dos periódicos mais respeitados do meio científico (Fator de Impacto 4,758), um artigo que mostra a eficácia do tratamento pelo mesmo método utilizado pelo programa Wave-Regen do Instituto Regenius (ondas de choque focais) para o tratamento da Síndrome Dolorosa do Trocânter Maior (situação que pode ser causada tanto por tendinite quanto por bursite nessa região).

O estudo foi conduzido por um grupo de pesquisadores de diversos países (ensaio clínico aleatório multicêntrico), e incluiu 103 pacientes, que foram divididos para receber ou não o tratamento, composto por 3 sessões semanais. Eles foram acompanhados por até 6 meses após o tratamento; e ao final desse período avaliou-se a intensidade da dor e as escalas de função do quadril e qualidade de vida (HHS, LEFS, EQ-5D, Roles, Maudsley).

A intensidade da dor reduziu-se mais nos indivíduos submetidos ao tratamento. Em uma escala de 0 a 10 (onde zero é ausência de dor e 10 a pior dor imaginável), a nota de dor inicial foi de 6,3 no início do estudo em ambos os grupos. Quem recebeu o tratamento apresentou um nível de dor menor em comparação aos grupo controle (2,0 vs 4,7 p<0,0001)), e todos as pontuações nos questionários foram melhores nos quadris de quem recebeu o tratamento.

Essa pesquisa mostra a eficácia do tratamento com o método utilizado pelo Instituto Regenius no programa Wave-Regen para alívio da dor e melhora da função em pessoas com dor na região do quadril devido a tendinites ou bursites em torno do trocânter.

Para saber mais informações, entre em contato, clicando no botão.
Dr. Otávio Melo
Siga o Instituto Regenius nas redes sociais:

SÃO PAULO

BELO HORIZONTE