Coluna

Como fazer meditação? As melhores técnicas para ajudar você!

Todo mundo deseja uma vida livre de estresse e ansiedade, maior capacidade de foco e concentração e uma boa saúde física e mental, não é mesmo? Por isso, aprender como fazer meditação é muito importante para garantir qualidade de vida.

Sendo assim, leia este post até o final e descubra o que é meditação, como meditar sozinho e quais as melhores práticas para alcançar os benefícios desse hábito saudável. Confira agora!

O que é meditação?

De acordo com o dicionário Oxford Languages, meditação é o ato de pensar com grande concentração de espírito. Portanto, as práticas de meditação conduzem a mente para um estado de calma e relaxamento por meio de métodos que ajudam a atingir tranquilidade e paz interior. Dessa forma, o ato de meditar proporciona benefícios como redução de estresse, ansiedade e insônia, além de funcionar como estímulo de hábitos saudáveis.

A meditação pode ser praticada com o auxílio de um instrutor ou é possível aprender como meditar sozinho, afinal, para meditar não há a necessidade de um local próprio ou de qualquer tipo de instrumento específico, apenas é necessário separar um momento do dia para manter a concentração e o foco no momento presente.

Agora que você já sabe o que é meditação, continue a leitura e aprenda como meditar sozinho. Confira!

Como meditar sozinho?

Se você deseja criar o hábito de meditar, mas não sabe por onde começar, não se preocupe! A verdade é que as práticas de meditação são mais simples do que você imagina. Isso porque, no fim das contas, meditar é uma atividade que contempla a mente, o corpo e o espírito, portanto, tudo o que você precisa é de si mesmo.

Sendo assim, confira um passo a passo de como meditar sozinho:

  • reserve um tempo de 5 a 20 minutos;
  • encontre um local tranquilo;
  • fique em uma postura confortável;
  • ouça uma música para meditar;
  • feche os olhos e controle a sua respiração;
  • foque o seu pensamento nas sensações do seu corpo e na sua respiração;
  • defina uma rotina e transforme a meditação em um hábito.

Ao seguir esses passos, você já sabe como meditar sozinho. Entretanto, é importante ler este texto até o final a fim de se aprofundar ainda mais nas práticas de meditação e desenvolver esse estímulo de hábitos saudáveis. Prossiga com a leitura!

Leia também

As melhores práticas de meditação

Existem diversas técnicas de meditação, e a melhor é aquela que faz você se sentir bem e confortável. Por isso, é importante conhecer as diferentes práticas e testar aquela que mais combina com você. 

Portanto, conheça algumas das melhores práticas de meditação e descubra qual é a opção ideal para você desenvolver esse hábito saudável que proporciona tanta qualidade de vida e bem-estar.

Mindfulness

Mindfulness ou atenção plena é uma prática que consiste em ter total atenção no momento presente, focando na aceitação e inibindo julgamentos. Por isso, nessa prática, é importante se concentrar nas sensações, nos pensamentos e nas emoções que surgem. Logo, além da atenção, no mindfulness, você treina a curiosidade.

Para realizar essa prática, existem diferentes técnicas. Na técnica atencional, você usa uma âncora — como a sua respiração ou as sensações do seu corpo — para focar a sua atenção no momento presente.

Existem, também, as técnicas construtivistas; nelas, a intenção é provocar um determinado estado na pessoa ao modificar o conteúdo dos pensamentos e das emoções, desenvolvendo emoções sociais como compaixão e empatia.

Por sua vez, as técnicas desconstrutivistas geram reflexão. Essa técnica é mais avançada e visa eliminar padrões cognitivos disfuncionais que atrapalham a nossa experiência de vida diária. Para tanto, são usados exercícios de autoquestionamento que nos levam a uma maior clareza de nós mesmos.

Mantra

A meditação é um treinamento de concentração em um foco específico, e uma das técnicas de meditação mais praticada é manter o foco em um mantra. Os mantras são palavras, frases ou sons que incitam uma atitude de maior concentração e foco, além disso, também induzem a um estado de maior relaxamento, sossego, serenidade e força.

A palavra “mantra” deriva do sânscrito e é composta por duas raízes: “man”, que significa mente; e “tra”, que significa proteção. Portanto, a palavra “mantra” significa proteção para a mente.

Os benefícios dos mantras são diversos, como:

  • redução dos níveis de tensão e ansiedade;
  • aquietação da mente;
  • maior facilidade de autocontrole;
  • aumento da força de vontade para alcançar objetivos;
  • desbloqueio de sentimentos positivos, como a paciência, a empatia, a generosidade, entre outros.

O mantra mais universal para meditação é o “OM”. Esse mantra representa o som do universo. Além do “OM”, existem ainda diversos outros mantras e até mesmo os mantras próprios de cada indivíduo. Ou seja, é possível meditar com mantras já existentes ou criar o seu próprio.

Meditação Vipassana

A meditação Vipassana é uma das técnicas mais antigas de meditação da Índia. Essa técnica é um caminho de autotransformação que utiliza a auto-observação e o autoconhecimento, afinal, Vipassana significa ver as coisas como realmente são.

Ainda mais, essa técnica tem como objetivo a total erradicação das impurezas mentais e a felicidade da libertação completa, bem como a cura essencial do sofrimento humano. Para tanto, essa técnica de meditação foca a profunda interconexão entre mente e corpo, por meio de uma jornada de autoconhecimento baseada na observação.

A fim de aprender essa técnica, é necessário participar de retiros de dez dias e seguir o Código de Disciplina recomendado durante o período de aprendizado. Ao longo dos dias, os participantes aprendem os fundamentos do método e praticam o suficiente para experimentar seus resultados benéficos.

Portanto, após conhecer algumas das melhores práticas de meditação, é possível compreender um pouco mais sobre esse universo e experimentar qual é a prática que funciona melhor para você. Afinal, são muitos os benefícios desse hábito saudável e praticar algumas das técnicas pode ser bastante simples.

Por fim, está claro o que é meditação e como meditar sozinho. Além disso, foram apresentadas algumas das melhores práticas de como fazer meditação e alcançar ótimos benefícios para a sua saúde e bem-estar.

 

Compartilhar nas redes sociais:
Última modificação em Quarta, 17 Janeiro 2024 14:56
Dr. Otávio Melo
Siga o Instituto Regenius nas redes sociais:

SÃO PAULO

BELO HORIZONTE

Aviso Legal

- Respostas terapêuticas dependem de múltiplas variáveis e características biológicas individuais de cada organismo. Os dados apresentados não configuram promessas de resultado, e nem garantias de que se o mesmo método for aplicado em pessoas diferentes alcançarão os mesmos benefícios.
- As informações contidas nesse site são de caráter meramente informativo e não tem como objetivo substituir consultas médicas, avaliação por profissionais de saúde, nem sugerir diagnósticos ou recomendação para tratamentos específicos.
- Os métodos apresentados possuem referências em artigos publicaods na literatura científica internacional, e  podem corresponder tanto a procedimentos regulamentados quando experimentais, de acordo com a regulamentação dos respectivos Conselhos Federais, à época do acesso, no Brasil.
-  As imagens ilustrativas foram obtidas em estúdio, banco de imagens, fontes da internet, fornecedores, parceiros ou simulações. Conforme a regulamentação vigente não publicamos fotos de pacientes reais. 

Image