Blog

A meditação diminui as dores musculares? Confira agora!

As dores musculares podem aparecer por diversos motivos, mas é inegável que elas são bastante desconfortáveis. Com isso, é importante sempre pesquisar o que é bom para a dor muscular, buscando-se novos meios efetivos para aliviar as dores musculares, como a meditação.

Pouca gente sabe o quanto a prática constante da meditação tem o poder de relaxar os músculos e aliviar as dores. Continue neste post e saiba mais sobre a meditação como um meio para solucionar as dores musculares!

Dor muscular

Apesar de incômoda, estamos condicionados a tratar a dor muscular como algo normal. No entanto, essas dores podem ser um sinal de doenças mais graves, como a fibromialgia.

Tendo em vista as possíveis complicações com os desconfortos musculares, é imprescindível o tratamento dessa situação, procurando, além de médicos qualificados para acompanhar o caso, formas de se aliviar as dores musculares, como por meio da meditação, que possibilita o relaxamento dos músculos.

O que pode causar as dores

As dores nos músculos podem ser causadas por diversas coisas, a depender do estilo de vida, do histórico do paciente, entre outras coisas. Veja algumas causas possíveis:

  • Síndrome da fadiga crônica;
  • Síndrome compartimental crônica;
  • Dermatomiosite;
  • Dor muscular tardia (DMT);
  • Hipotireoidismo (tireoide pouco ativa);
  • Fibromialgia;
  • Doenças reumatológicas;
  • Gripe e resfriado;
  • Cãibras musculares;
  • Efeitos colaterais de remédios;
  • Síndrome de dor miofascial;
  • Tensão muscular ou sobrecarga;
  • Rabdomiólise;
  • Polimiosite e distonia;
  • Infecções por estafilococos e vírus.

 

Como tratar a dor muscular

O tratamento vai variar de acordo com cada caso. Em decorrência disso, torna-se imprescindível a procura de um médico de excelência para poder conceder o diagnóstico exato e indicar o tratamento adequado.

Além disso, também é possível buscar o relaxamento muscular progressivo. A técnica é utilizada para controlar ansiedades e dores musculares. Semelhante à ideia da meditação, ela foi criada por Edmund Jacobson e consiste em concentrar toda atenção na contração e no relaxamento de um músculo, a fim de se buscar o controle sobre a tensão naquela região e no corpo como um todo. 

Sobre a meditação

A meditação é uma técnica que traz muitos benefícios para o corpo e para a mente do ser humano, como:

  • Combate ao estresse e ansiedade;
  • Diminui o estresse físico;
  • Reduz a perda de memória;
  • Atua no tratamento da depressão;
  • Ajuda na concentração;
  • Reduz vícios;
  • Potencializa a autoestima.

Sabendo da relação entre o corpo e a mente, note que a dor é uma resposta da mensagem que o músculo envia para o cérebro. Em decorrência disso, é possível perceber que, por meio das técnicas encontradas na meditação, os músculos podem relaxar e são capazes de amenizar as dores.

A melhor forma de diminuir as tensões musculares é a partir do acompanhamento de uma equipe profissional e da adição da prática de exercícios de relaxamento muscular na sua rotina.

Como a meditação age

É válido pontuar que a dor muscular envolve não só o corpo, mas também a mente. É por esse motivo que a meditação se tornou uma aliada do relaxamento muscular e da diminuição das dores. 

O princípio básico da meditação é a atenção, ou seja, o foco naquilo que você está se propondo a fazer, sempre tentando delimitar seu pensamento, mas não parando de pensar, uma vez que não é possível.

Com isso, a região do córtex pré-frontal se ativa e o tálamo entra em estágio de quase repouso, ou seja, as informações sensoriais que chegam a todo momento na nossa mente, no momento da meditação, chegarão de forma muito mais lenta, fazendo com que consigamos expandir a nossa capacidade de foco. Dessa forma, podemos compreender que a meditação é uma maneira de ressignificar a informação da dor muscular, aliviando-a. 

Como começar a meditar

Em suma, existem algumas dúvidas de como iniciar o hábito de meditar, e é importante ressaltarmos que, apesar de terem muitas opções de aulas presenciais, também é possível praticar a meditação em casa, sozinho ou com uma meditação guiada por meio de alguma plataforma, como YouTube, Spotify ou Netfilx. O interessante é que hoje em dia é muito fácil encontrar formas alternativas de meditar gratuitamente ou com o acompanhamento de um profissional ao vivo. 

Portanto, com tantas alternativas, é importante que se escolha a mais adequada para o paciente e que ele possa iniciar rapidamente para desfrutar dos benefícios da meditação, assim como ficar livre das dores musculares. Veja, a seguir, algumas técnicas para começar a meditar diariamente:

- Em primeiro lugar, é preciso um ambiente silencioso. Sente-se ou deite em uma posição que você achar confortável.

- A respiração é altamente importante nesse processo. Respire normalmente e observe atentamente a sua respiração.

- É normal ter alguns pensamentos fora do contexto da meditação, então, quando você notar um pensamento aleatório, simplesmente rotule como “um pensamento” e, gentilmente, volte sua atenção para sua respiração.

- Grande parte das pessoas que são novas na meditação acredita erroneamente que, se tiveram pensamentos enquanto meditavam, a meditação deu errado, e isso não é verdade.

- O objetivo é, simplesmente, notar e controlar os pensamentos para, aos poucos, isso ser automático. É comum o início ser um pouco mais difícil, assim como todo início de um novo hábito, mas depois tudo fica mais fácil e mais proveitoso.

Com essas técnicas, é possível alcançar boas práticas, ainda mais se somadas ao acompanhamento de profissionais qualificados, e, assim, combater as dores musculares que são tão desconfortáveis. Para isso, é importante que exista uma prática frequente e que se busque sempre o foco, a fim de que seja possível expandir as capacidades de atenção e de ressignificação das respostas do corpo e da mente.

 

Compartilhar nas redes sociais:
Última modificação em Quarta, 17 Janeiro 2024 15:03
Dr. Otávio Melo
Siga o Instituto Regenius nas redes sociais:

SÃO PAULO

BELO HORIZONTE

Aviso Legal

- Respostas terapêuticas dependem de múltiplas variáveis e características biológicas individuais de cada organismo. Os dados apresentados não configuram promessas de resultado, e nem garantias de que se o mesmo método for aplicado em pessoas diferentes alcançarão os mesmos benefícios.
- As informações contidas nesse site são de caráter meramente informativo e não tem como objetivo substituir consultas médicas, avaliação por profissionais de saúde, nem sugerir diagnósticos ou recomendação para tratamentos específicos.
- Os métodos apresentados possuem referências em artigos publicaods na literatura científica internacional, e  podem corresponder tanto a procedimentos regulamentados quando experimentais, de acordo com a regulamentação dos respectivos Conselhos Federais, à época do acesso, no Brasil.
-  As imagens ilustrativas foram obtidas em estúdio, banco de imagens, fontes da internet, fornecedores, parceiros ou simulações. Conforme a regulamentação vigente não publicamos fotos de pacientes reais. 

Image