Coluna

Dor nas costas: tipos, o que fazer, precauções e tratamentos.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 80% da população mundial vai sentir dor nas costas alguma vez na vida. Seja por motivações agudas, seja por motivações crônicas, o problema está presente em todas as faixas etárias e pode tornar-se incapacitante se não for corretamente diagnosticado e tratado.

A depender da sua localização, a dor pode ser classificada como cervicalgia (na região da cervical), dorsalgia (na região dorsal) ou lombalgia (na região lombar). A incidência desse incômodo pode estar relacionada a diversos fatores, incluindo lesões, alterações degenerativas ou mesmo hábitos prejudiciais.

O que pode ser dor nas costas?

Antes de descobrir como aliviar a dor nas costas, é importante perceber a sua origem. O desconforto, em muitos casos, não é grave e pode ser eliminado com medidas simples. No entanto, se ignorado, pode comprometer a qualidade de vida do paciente e tornar-se um problema ainda maior.

Abaixo, você vai conhecer algumas das principais causas dessa dor que acomete tantas pessoas.

Má postura

Já observou que quando você passa algum tempo sentado de forma curvada, sente imediatamente um incômodo? A adoção sistemática desse tipo de postura que não respeita a ergonomia da coluna vertebral acaba por causar enfraquecimento muscular no dorso e alterações estruturais significativas.

O comprometimento dos músculos por tensões e lesões normalmente é a primeira fonte de dor causada por esse hábito, que tem a ver, também, com as posturas adotadas na hora de dormir, os movimentos repetitivos e o tempo passado na mesma posição (seja em pé ou sentado).

Sedentarismo

O sedentarismo é prejudicial para a saúde de uma forma global, estando na origem de doenças cardiovasculares e condições como diabetes. A dor nas costas é mais uma consequência da ausência de atividades físicas, principalmente quando somada a posturas inadequadas ou ao fator idade.

A falta de exercício físico também provoca o enfraquecimento dos músculos tanto do core quanto do dorso, causando tensão e reduzindo a sustentação dada à coluna.

Anormalidades congênitas

Escoliose, lordose e hipercifose, que não são consideradas doenças, mas sim anormalidades congênitas, também podem estar na origem das dores. Diferentemente dos casos relacionados com a falta de suporte dado pelos músculos enfraquecidos, aqui, os problemas têm a ver, diretamente, com a estrutura deformada da coluna e caixa torácica.

Hérnia discal

Se a dor nas costas vem acompanhada de formigamento/adormecimento dos membros e aumenta consideravelmente durante a noite, existe a grande possibilidade de ser uma hérnia discal

Nesse caso, um disco da coluna vertebral sai da sua posição normal, comprimindo raízes nervosas que partem da medula espinhal. Os discos mais afetados são os que estão localizados na região cervical e lombar.

Doenças degenerativas

A dor nas costas pode, ainda, ser consequência de uma doença relacionada ao desgaste de articulações e outras estruturas ligadas à coluna. Exemplos disso são a artrose, quando há um comprometimento da cartilagem, e a estenose espinhal, um doloroso estreitamento do canal vertebral.

Cuidados e tratamentos disponíveis

Para saber como melhorar a dor nas costas é necessário, antes de tudo, descobrir qual a sua causa. O tratamento varia de acordo com o diagnóstico e a duração dos sintomas, sendo que os cuidados podem se dar por poucos dias, semanas e até meses.

Em casos superficiais, o descanso ajuda a amenizar o problema. Entretanto, se a dor persistir, mesmo depois de repousar, e piorar com determinadas posições ou movimentos, é hora de buscar orientação profissional. Em dores com origem muscular, técnicas de massagem e acupuntura aliviam a tensão e trazem melhorias significativas.

Já em situações mais complexas, o tratamento deve contar com várias frentes, incluindo o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar. Existem diversas opções terapêuticas que privilegiam a capacidade do corpo de se regenerar e apresentam resultados bastante positivos.

O tratamento deve passar também por mudança de hábitos e atividades físicas que promovam o reforço muscular.

Como se prevenir

Saber como evitar esse tipo de desconforto é essencial para uma vida mais ativa e com qualidade. Confira algumas dicas que vão ajudar você a se prevenir do problema.

  • Invista em atividades físicas moderadas e orientadas. O acompanhamento garante que os exercícios sejam realizados corretamente, sem posições inadequadas e prevenindo o enfraquecimento dos músculos;
  • Evite sobrecargas tanto no momento da prática de atividades físicas como em qualquer outra situação. Levantar mais peso do que o aconselhado pode provocar lesões;
  • Não permaneça muito tempo na mesma posição. Se trabalha sentado, levante-se e faça alguns alongamentos a cada meia hora. Caso permaneça de pé por longos períodos, descanse uma perna de cada vez em um banco para diminuir o impacto;
  • Adote hábitos saudáveis, tenha uma alimentação balanceada para evitar o sobrepeso e, se for o caso, abandone o cigarro;
  • Para as mulheres, é importante não usar salto alto durante muito tempo, pois, além de prevenir a dor nas costas, afasta a possibilidade de problemas nos joelhos;
  • Atente-se à postura nas atividades diárias. Ao sentar, deitar, caminhar, abaixar e levantar objetos é essencial ter atenção às costas. Mantenha a coluna ereta, com os ombros alinhados. Caso precise agachar, dobre os joelhos em vez  de curvar-se.

As posturas inadequadas são prejudiciais em qualquer situação, inclusive durante a prática de exercícios. 

 

Aviso Legal:
Instituto Regenius CNPJ 18.665.900/001-13
Rua Gonçalves Dias, 82, Funcionários - Belo Horizonte
 
1. As informações contidas nesse material (áudio, vídeo, imagem ou texto) não tem como objetivo substituir consultas médicas, avaliações por profissionais de saúde, nem sugerir diagnósticos ou recomendação para tratamentos específicos.
2. Não é possível definir diagnósticos nem indicar tratamentos individuais, sem que ocorra previamente uma avaliação profissional individualizada.
3. Os métodos demonstrados podem corresponder tanto a procedimentos regulamentados quanto experimentais, de acordo com a normatização dos respectivos Conselhos Federais à época da veiculação ou do acesso, mas todos os dados apresentados são embasados em artigos científicos publicados na literatura médica internacional.
4. Todo o conteúdo possui caráter exclusivamente educativo, com imagens ilustrativas, e é destinado ao público médico e/ou de profissionais da saúde, que possam se interessar, sem configurar qualquer finalidade lucrativa.
5. Em caso de dúvidas, ou interesse em mais informações, sugerimos que entre em contato conosco.
 
Referências Legais
Resolução CFM 1974/11 - Artigo 8º
Despacho CFM 143/19 - Artigo 75
Lei de Liberdade Econômica 13874/19 - Artigo 4º, Inciso VIII c/c Artigo 5º
 
Responsáveis Técnicos
Dr. Otávio de Melo Silva Júnior - Médico Ortopedista - CRMMG 41116 - RQE 25306
Dra. Lorena Nunes - Enfermeira - COREN 375466 - ENF
Dra. Glauciane Rezende - Fisioterapeuta - CREFITO-4 224282-F
 
Compartilhar nas redes sociais:
Última modificação em Segunda, 22 Janeiro 2024 14:44
Dr. Otávio Melo
Siga o Instituto Regenius nas redes sociais:

SÃO PAULO

BELO HORIZONTE

Aviso Legal

- Respostas terapêuticas dependem de múltiplas variáveis e características biológicas individuais de cada organismo. Os dados apresentados não configuram promessas de resultado, e nem garantias de que se o mesmo método for aplicado em pessoas diferentes alcançarão os mesmos benefícios.
- As informações contidas nesse site são de caráter meramente informativo e não tem como objetivo substituir consultas médicas, avaliação por profissionais de saúde, nem sugerir diagnósticos ou recomendação para tratamentos específicos.
- Os métodos apresentados possuem referências em artigos publicaods na literatura científica internacional, e  podem corresponder tanto a procedimentos regulamentados quando experimentais, de acordo com a regulamentação dos respectivos Conselhos Federais, à época do acesso, no Brasil.
-  As imagens ilustrativas foram obtidas em estúdio, banco de imagens, fontes da internet, fornecedores, parceiros ou simulações. Conforme a regulamentação vigente não publicamos fotos de pacientes reais. 

Image