Joelho

Qual a diferença entre ligamento e tendão? Conheça agora!

ligamento e tendão ligamento e tendão

Ligamento e tendão são duas estruturas fundamentais para a movimentação adequada do nosso corpo. Entretanto, muitas pessoas não sabem qual é a diferença entre o tendão e o ligamento. Por isso, não entendem como se precaver de lesões ou o que fazer no caso de lesionar alguma dessas estruturas.

Sendo assim, é importante compreender o que difere o ligamento e o tendão e como agir se houver lesão nessas partes essenciais para o movimento do nosso corpo. Portanto, leia este post até o final e tire todas as suas dúvidas!

 

O que são ligamentos e tendões?

De forma simplificada, os tendões e ligamentos são responsáveis por permitir, praticamente, todos os movimentos articulares que realizamos, desde movimentos simples, como alcançar algo na prateleira, até movimentos mais complexos, como jogar futebol ou andar de bicicleta. Portanto, confira, a seguir, o que são ligamentos e tendões.

Ligamento

Os ligamentos podem ser definidos como estruturas resistentes e elásticas, uma vez que são cordões fibrosos compostos por tecido conjuntivo que contém fibras elásticas e colágeno. Dessa forma, as fibras elásticas permitem que os ligamentos se alonguem até certo ponto, por sua vez, as fibras colágenas fornecem alta resistência à tração.

A função dos ligamentos é unir dois ou mais ossos, estabilizando e protegendo as articulações do corpo. Logo, essas estruturas agem como amortecedores, evitando o deslocamento dos ossos e lesões articulares.

Portanto, os ligamentos são estruturas que ligam os ossos entre si, promovendo a estabilidade das articulações e servindo de guia para o movimento articular. Ou seja, a sua função básica é ligar um osso ao outro a fim de dar estabilidade e melhorar a articulação óssea.

Tendão

O tendão é uma estrutura fibrosa, grossa, rija e flexível que está presente em diversas partes do corpo humano. A função do tendão é conectar os músculos aos ossos. Assim, os tendões auxiliam no equilíbrio do corpo e no desenvolvimento dos movimentos, distribuindo as forças nos músculos.

Dessa maneira, na medida em que puxa o osso que está ligado ao músculo, o tendão cria o movimento de forma a transmitir a força da contração para o osso. Além do mais, existem dois tipos de tendões: o tendão flexor e o tendão extensor.

O tendão flexor está envolvido na flexão ou contração de alguma parte do corpo, como fechar os dedos das mãos. De forma contrária, o tendão extensor está envolvido na extensão ou expansão de alguma parte do corpo, como esticar os dedos das mãos.

Contudo, os tendões são responsáveis pela conexão entre os músculos e os ossos. Na prática, os tendões transferem a força física para o esqueleto humano, permitindo a realização de atividades como corrida.

Sendo assim, agora você já sabe o que são ligamentos e tendões e está pronto para compreender a diferença entre essas duas estruturas do corpo humano. Continue a leitura!

 

Leia também:

Guia completo para prevenção e reabilitação do joelho

 

Qual é a diferença entre tendão e ligamento?

O tendão e o ligamento são essenciais para a mecânica corporal adequada e ambos são formados por tecido conjuntivo, entretanto, essas estruturas diferem em suas funções. Afinal, enquanto os tendões conectam os músculos aos ossos e são responsáveis pelos movimentos articulares, os ligamentos ligam os ossos entre si e são responsáveis pela estabilidade articular.

Ou seja, os ligamentos permitem que a articulação se mova, mas não tanto que ultrapasse a sua capacidade. Por isso, os ligamentos do joelho, por exemplo, servem para estabilizar essa parte do corpo e impedir que o joelho se mova muito para a esquerda ou para a direita, para frente ou para trás. Logo, os ligamentos proporcionam a estabilidade articular.

Os tendões, por sua vez, permitem os movimentos articulares, pois, quando um músculo se contrai ou se expande, o tendão anexado puxa o osso para o movimento.

Em suma, a principal diferença entre tendão e ligamento é que o ligamento liga um osso a outro osso e promove estabilidade articular, enquanto o tendão conecta um músculo a um osso e promove o movimento articular.

Após compreender o que são tendões e ligamentos e saber a diferença entre eles, está clara a importância dessas estruturas para a movimentação e a saúde do corpo. Além disso, é possível entender por que movimentos incorretos ou posturas inadequadas podem provocar lesões no ligamento e no tendão. Portanto, prossiga com a leitura e descubra o que fazer em caso de lesão dessas estruturas. Leia até o final!

 

O que fazer em caso de lesão no ligamento e tendão?

Lesões no ligamento e tendão são comuns, especialmente para quem pratica esportes e exercícios físicos com frequência. Entre as lesões mais corriqueiras no ligamento estão a entorse e o ligamento rompido; no caso do tendão, as lesões mais frequentes são tendinite e tendinopatia.

Essas lesões podem surgir devido a um simples acidente, à falta de acompanhamento profissional ao realizar exercícios físicos ou à sobrecarga nas articulações. De qualquer forma, seja qual for o motivo da lesão, a avaliação e o acompanhamento médico são essenciais, pois só um médico especialista pode avaliar a gravidade da lesão e indicar o método de tratamento adequado.

Quem não procura um médico corre o risco de prejudicar ainda mais a área afetada e desenvolver uma dor crônica. Ou seja, esperar para realizar uma consulta com um especialista pode resultar em um problema crônico e na perda da qualidade de vida.

Portanto, em caso de lesão no tendão e no ligamento, é primordial marcar uma consulta com um ortopedista e seguir as recomendações médicas para um tratamento bem-sucedido, a fim de evitar o desenvolvimento de uma dor crônica.

Uma dica valiosa é procurar um instituto que acredita em uma avaliação integral associada a um cuidado multidisciplinar, além de utilizar tecnologias modernas. Ainda mais, vale a pena apostar na ortopedia biológica, pois, assim, é possível estimular a recuperação da lesão por mecanismos naturais do próprio corpo.

Diante disso, foi possível compreender a diferença entre ligamento e tendão, bem como quais são as funções dessas duas estruturas para a nossa movimentação corporal e o que fazer em caso de lesão nos tendões e ligamentos.

Quer aprender mais sobre como manter o seu corpo saudável? Então, leia, agora mesmo, sobre romper ligamento: o que fazer até chegar em um especialista?

 

Romper ligamento: o que fazer até chegar em um especialista?

Compartilhar nas redes sociais:
Última modificação em Quarta, 17 Janeiro 2024 14:58
Dr. Otávio Melo
Siga o Instituto Regenius nas redes sociais:

SÃO PAULO

BELO HORIZONTE

Aviso Legal

- Respostas terapêuticas dependem de múltiplas variáveis e características biológicas individuais de cada organismo. Os dados apresentados não configuram promessas de resultado, e nem garantias de que se o mesmo método for aplicado em pessoas diferentes alcançarão os mesmos benefícios.
- As informações contidas nesse site são de caráter meramente informativo e não tem como objetivo substituir consultas médicas, avaliação por profissionais de saúde, nem sugerir diagnósticos ou recomendação para tratamentos específicos.
- Os métodos apresentados possuem referências em artigos publicaods na literatura científica internacional, e  podem corresponder tanto a procedimentos regulamentados quando experimentais, de acordo com a regulamentação dos respectivos Conselhos Federais, à época do acesso, no Brasil.
-  As imagens ilustrativas foram obtidas em estúdio, banco de imagens, fontes da internet, fornecedores, parceiros ou simulações. Conforme a regulamentação vigente não publicamos fotos de pacientes reais. 

Image