Pé e Tornozelo

4 melhores dicas de como diminuir inchaço nas pernas e nos pés

Apesar de ser algo incômodo, o inchaço nas pernas é sempre um alerta do corpo para algo que não está funcionando de maneira adequada interiormente. Por diversos motivos ele pode ocorrer e persistir durante dias, bem como aparecer eventualmente durante picos de agravamento do problema. Sua existência pode desencadear outros sintomas capazes de tirar o sono de quem está convivendo com isso.

Esse é o seu caso no momento? Então, você chegou ao lugar certo! Confira, neste post, tudo que você precisa para entender o que pode ser o inchaço nas pernas e como preveni-lo, além de 4 métodos infalíveis para diminuir o inchaço nos membros inferiores e manter uma vida saudável com o corpo em seu pleno funcionamento!

O que causa inchaço nas pernas

Muitas vezes, uma alimentação inadequada e rica em sal é o suficiente para causar efeitos no organismo que resultem na alteração dos membros inferiores. Contudo, o que faz inchar as pernas também pode estar associado a outros problemas, como:

 

  • Alterações na pressão arterial;
  • Problemas renais;
  • Problemas cardíacos;
  • Reações a remédios;
  • Trombose;
  • Problemas de circulação sanguínea;
  • Sedentarismo.

Principais consequências desse inchaço

A primeira consequência é, sem dúvida, o incômodo causado por essa alteração no formato das pernas e na diminuição da resposta muscular, gerando lentidão dos movimentos ou até mesmo a inibição da mobilidade. Além disso, a situação pode gerar dificuldade de locomoção por conta da sensação de aumento de peso nas pernas.

A longo prazo, quando não identificado e tratado da maneira correta, esse problema pode gerar transtornos maiores em decorrência da longa exposição dos membros a uma situação como essa. 

Como diminuir o inchaço nas pernas e nos pés

Para auxiliar no tratamento e evitar a recorrência do inchaço, algumas medidas e tratamentos podem ser realizados, buscando-se a multidisciplinariedade de terapias, ou seja, formas complementares e diversas para resgatar a qualidade de vida do paciente. 

Separamos 4 dicas infalíveis para diminuir o inchaço nas pernas e nos pés, sendo elas:

1. Acupuntura

Técnica milenar da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), a acupuntura é uma das terapias mais antigas. Consiste na aplicação de agulhas finas em locais estudados e preestabelecidos ao longo de toda extensão do corpo com o intuito de restabelecer a energia vital do paciente e, consequentemente, trazer benefícios para quem busca esse auxílio.

Alguns pontos de acupuntura para o inchaço das pernas são localizados nos pés, nas costas e nas pernas. Ao longo desses membros, várias agulhas podem ser colocadas, visando a melhorar o fluxo sanguíneo na região, diminuir a dor no local e, consequentemente, equilibrar a energia vital do corpo para que ele atinja o seu funcionamento pleno.

Sua efetividade comprovada está ligada, principalmente, ao atendimento completo feito antes da sua realização, levando-se em consideração o estado físico do paciente, o diagnóstico passado pelo médico que faz o acompanhamento e a condição emocional dessa pessoa. Assim, os meridianos e pontos podem ser escolhidos e atingidos da maneira correta para gerar a eficácia do tratamento.

2. Fisioterapia

Realizada para estimular o fluxo sanguíneo e melhorar a movimentação dos membros inferiores e das colunas, esse é um tipo de tratamento muito procurado, principalmente para quem sofre de problemas na coluna e precisa lidar com diferentes incômodos, o que inclui o inchaço de pernas, tornozelos e pés.

Com o auxílio do fisioterapeuta, o paciente pode realizar exercícios repetidos que estimulem a musculatura do local, uma melhor irrigação dos vasos sanguíneos da região e diminuem a pressão sofrida pelos membros inferiores.

 

 Leia também

3. Realização de atividades físicas regulares

Trata-se do quesito básico para todas as pessoas, ainda mais para quem sofre com o inchaço de pernas e pés. A prática de atividades físicas regular e moderada é o suficiente para melhorar a circulação sanguínea, fortalecer os músculos das pernas, combater o sedentarismo e melhorar o metabolismo, fazendo com que, internamente, o funcionamento do corpo seja potencializado.

Uma caminhada ou uma leve corrida, 3 vezes por semana, já é capaz de melhorar os resultados e diminuir gradativamente a manifestação desse sintoma tão incômodo. 

4. Adequação da alimentação

Por último, mas não menos importante, uma dieta equilibrada é uma das formas de enriquecer e otimizar o tratamento multidisciplinar, buscando-se o aumento da qualidade de vida. Diversos alimentos, principalmente aqueles ricos em gorduras e sódio, como fast-foods e alimentos processados, devem ser evitados, buscando-se a adequação alimentar para melhorar a qualidade de vida.

Para auxiliar no combate ao inchaço, são recomendados alimentos como:

  • Proteínas, como o queijo branco;
  • Chá de hibisco;
  • Chá verde;
  • Salmão;
  • Uvas;
  • Abóboras.

E não esqueça: faça o consumo regular de água! Esse quesito é fundamental e indispensável para combater o inchaço e tantos outros males para o nosso organismo!

Quando procurar ajuda profissional?

Seja qual for o problema ou a patologia que esteja causando o inchaço dos membros inferiores, um médico deve ser consultado para a realização de um diagnóstico assertivo. Assim, o melhor tratamento poderá ser indicado, visando à melhora do quadro e ao resgate da qualidade de vida do paciente que vem sofrendo com esse incômodo.

O profissional deve ser procurado principalmente quando esse sintoma vier acompanhado de limitações no movimento, dormência no local e dores agudas. Os métodos citados no tópico anterior somados a uma orientação médica podem diminuir e até anular os sintomas.

Ficou interessado nos benefícios trazidos pela terapia feita com agulhas? Então, chegou a hora de conhecer tudo sobre os pontos de acupuntura no corpo e entender a fundo a importância dessa técnica para se aumentar os efeitos do tratamento multidisciplinar da ortopedia e alguns pontos da acupuntura nas pernas.

 

Tudo sobre os pontos de acupuntura no corpo, pés, mãos

Compartilhar nas redes sociais:
Última modificação em Quarta, 17 Janeiro 2024 15:01
Dr. Otávio Melo
Siga o Instituto Regenius nas redes sociais:

SÃO PAULO

BELO HORIZONTE

Aviso Legal

- Respostas terapêuticas dependem de múltiplas variáveis e características biológicas individuais de cada organismo. Os dados apresentados não configuram promessas de resultado, e nem garantias de que se o mesmo método for aplicado em pessoas diferentes alcançarão os mesmos benefícios.
- As informações contidas nesse site são de caráter meramente informativo e não tem como objetivo substituir consultas médicas, avaliação por profissionais de saúde, nem sugerir diagnósticos ou recomendação para tratamentos específicos.
- Os métodos apresentados possuem referências em artigos publicaods na literatura científica internacional, e  podem corresponder tanto a procedimentos regulamentados quando experimentais, de acordo com a regulamentação dos respectivos Conselhos Federais, à época do acesso, no Brasil.
-  As imagens ilustrativas foram obtidas em estúdio, banco de imagens, fontes da internet, fornecedores, parceiros ou simulações. Conforme a regulamentação vigente não publicamos fotos de pacientes reais. 

Image