Pé e Tornozelo

O que fazer para desinchar tornozelo e pé? As 3 dicas!

Apesar de muito comum, o inchaço no tornozelo e pé é desconfortável e traz alguns questionamentos, como: o que fazer quando o pé ou o tornozelo estiverem inchados?

O pé e o tornozelo são dois dos principais membros responsáveis pela sustentação do corpo e recebem uma sobrecarga muito grande, ficando vulneráveis a contusões.

Para saber mais sobre como lidar com a dor no pé e no tornozelo e quando procurar um ortopedista de pé, confira este post!

Dores no pé e no tornozelo

Sabe-se que os ossos do pé e do tornozelo são considerados membros inferiores, o que deixa nítida a sobrecarga com as quais precisam arcar ao longo da vida. Embora o inchaço nesses membros seja uma situação comum, existem outras possibilidades que devem ser levadas em consideração, logo, a dor e o inchaço que persistem merecem atenção.

Causas que podem levar ao inchaço do pé e do tornozelo

Veja algumas das causas mais frequentes:

Torção ou lesão 

A situação mais simples para se saber o motivo do inchaço do tornozelo é após uma lesão ou torção. Ainda que tenha consciência do motivo do inchaço, é importante que não tome conclusões por conta própria, sem procurar um especialista de pé e/ou um especialista em tornozelo.

Ao pisarmos de forma errada ou levarmos uma pancada no local, os sintomas que aparecem primeiro são justamente o inchaço, algumas manchas roxas e, muito provavelmente, uma dor desconfortável e uma dificuldade para caminhar. É notório que isso acontece porque os ligamentos esticam em excesso e incham, o que chamamos de entorse

Em primeiro lugar, é recomendado que se aplique gelo no local ou uma pomada analgésica para controlar a inflamação; logo em seguida, é preciso enfaixar a área e descansar os pés. 

A indicação mais adequada é que se busque ajuda médica de imediato, de preferência,  especialistas em pé e em tornozelo. A partir disso, será possível realizar um exame de raio-x, verificar a gravidade da lesão e se certificar de que não houve uma fratura.  

Má circulação sanguínea 

Uma causa muito comum de inchaço de pés e tornozelos é o problema de circulação nas pernas. Na maioria dos casos o problema ocorre em adultos, idosos e grávidas, gerando possíveis dores locais ou apenas desconfortos, com a sensação de que os pés estão pesados e cheios de líquido.

É totalmente normal que, com o envelhecimento, os membros trabalhem com mais dificuldade e que a circulação sanguínea se torne uma tarefa mais complicada. Mas outros fatores podem contribuir para isso: a falta de exercícios físicos, alimentação pouco balanceada, ficar em pé ou sentado por muito tempo e algumas doenças específicas, como diabetes. 

Efeito colateral de algum remédio 

Alguns remédios podem ocasionar efeitos colaterais em nosso organismo, reagindo na formação de manchas, inchaço e até enjoos. Esses sintomas ocorrem, geralmente, após a ingestão de medicamentos que envolvem a circulação sanguínea (ou seja, os que são usados para o coração, para diabetes, para a pressão, entre outros).

Vale ressaltarmos que a automedicação não deve ocorrer e mesmo que não seja uma situação de automedicação, se o remédio receitado pelo médico provocar em você alguma reação estranha, procure ajuda profissional o mais rápido possível. 

Insuficiência renal 

Problemas mais graves nos rins também podem causar inchaço nos tornozelos. Na maioria das vezes, a insuficiência renal acontece em pessoas mais velhas, diabéticas e hipertensas. Entretanto, isso não é uma regra, visto que problemas genéticos também podem contribuir para o desenvolvimento de doenças nestes órgãos.

O que fazer para desinchar?

Diante de tanto desconforto causado pelo inchaço dos pés e do tornozelo, a procura por dicas que solucionem as dores e o inchaço deve ser feita. É sempre necessário lembrar que é preciso procurar um especialista em pé e tornozelo para ajudar você nesse processo, mas enquanto isso, veja algumas dicas para desinchar seus membros: 

1.    Mergulhar os pés na água

Para realizar esse procedimento que ajuda a desinchar o pé e o tornozelo, são necessários dois baldes ou duas bacias em que caibam os pés de maneira confortável. A partir disso, deve-se:

  • Armazenar água quente em um recipiente e água fria em outro;
  • Colocar os pés na água quente por cerca de 3 a 5 minutos, no máximo;
  • Após isso, deve-se mergulhar os pés no recipiente com água fria por 1 ou 2 minutos, no máximo.

Essa sequência pode ser feita até 3 vezes seguidas, terminando sempre com a água fria. É possível realizar esse tratamento 1, 2 ou quantas vezes desejar, de acordo com sua disponibilidade de tempo.  

Esse tratamento caseiro só não é recomendado caso haja alguma ferida na pele, se ela estiver muito sensível, anestesiada ou se houver muitas varizes nos tornozelos.

2.    Descansar com as pernas para cima

Como forma de complemento desse tratamento caseiro, é necessário deitar de forma confortável com as pernas para cima, de forma que os pés fiquem acima do nível do coração, uma vez que isso vai facilitar o retorno venoso e, possivelmente, desinchar os membros mais rapidamente. Deve-se permanecer com a barriga para cima e colocar algumas almofadas por baixo das pernas, para não forçar os joelhos.

3.    Massagem nos pés

Simultaneamente ao descanso dos pés, vale pedir para alguém massagear os seus pés. A massagem também é uma forma de complemento que ajuda a desinchar o local, mas deve ser realizada no sentido ascendente, por isso, é preciso pressionar os pés no sentido dos dedos para as pernas. A massagem deve ser feita em cada pé por cerca de 1 minuto.

Além disso, é fundamental o acompanhamento de um especialista em pés e tornozelos.

Para saber mais sobre o que fazer com o inchaço do pé e do tornozelo de forma mais aprofundada, entendendo a importância do acompanhamento de um especialista em pé e tornozelo, clique no botão e confira mais informações no site!

Quero saber mais sobre dor no pé e tornozelo!

Compartilhar nas redes sociais:
Última modificação em Quarta, 17 Janeiro 2024 15:18
Dr. Otávio Melo
Siga o Instituto Regenius nas redes sociais:

SÃO PAULO

BELO HORIZONTE

Aviso Legal

- Respostas terapêuticas dependem de múltiplas variáveis e características biológicas individuais de cada organismo. Os dados apresentados não configuram promessas de resultado, e nem garantias de que se o mesmo método for aplicado em pessoas diferentes alcançarão os mesmos benefícios.
- As informações contidas nesse site são de caráter meramente informativo e não tem como objetivo substituir consultas médicas, avaliação por profissionais de saúde, nem sugerir diagnósticos ou recomendação para tratamentos específicos.
- Os métodos apresentados possuem referências em artigos publicaods na literatura científica internacional, e  podem corresponder tanto a procedimentos regulamentados quando experimentais, de acordo com a regulamentação dos respectivos Conselhos Federais, à época do acesso, no Brasil.
-  As imagens ilustrativas foram obtidas em estúdio, banco de imagens, fontes da internet, fornecedores, parceiros ou simulações. Conforme a regulamentação vigente não publicamos fotos de pacientes reais. 

Image