Joelho

Conheça os 5 primeiros sinais de artrose de joelho

artrose de joelho artrose de joelho

A artrose de joelho é uma patologia que interfere na qualidade de vida, uma vez que causa dor nas articulações e limitações de movimentos, impedindo, por exemplo, a prática de esportes e outras atividades. Por isso, é muito importante conhecer os primeiros sintomas da artrose a fim de tratar essa doença logo no início.

Sendo assim, leia este post até o final para descobrir o que é bom para artrose, quais são os 5 primeiros sintomas dessa patologia e o que é recomendado fazer para evitar essa doença e garantir bem-estar e qualidade de vida. Confira agora!

 

O que é artrose?

A artrose é uma doença articular muito comum e acontece devido ao desgaste da cartilagem que reveste as nossas articulações. Essa patologia atinge, principalmente, a coluna, os quadris, as mãos e os joelhos.

Quando uma articulação desenvolve a artrose, o que acontece é que parte da cartilagem que cobre as extremidades ósseas, gradualmente, torna-se mais fina. No caso da artrose no joelho, isso pode acontecer na superfície principal da articulação e na cartilagem abaixo da rótula do joelho.

As causas da artrose não são totalmente definidas, isso porque tudo o que sobrecarrega a articulação pode levar à degeneração da cartilagem, como a obesidade, o envelhecimento, as lesões nas articulações, entre outros. Ainda mais, existem fatores genéticos que podem influenciar no desenvolvimento da doença, entretanto, é importante enfatizar que essa patologia é mais comum em pessoas que fazem esforço repetitivo, como a prática frequente de esportes.

Quem sofre com a artrose perde qualidade de vida, uma vez que sente dor nas articulações e perde mobilidade. Ou seja, essa patologia causa dor crônica e prejudica a prática de atividades simples que exigem o movimento do corpo, como jogar futebol e praticar outros esportes, bem como brincar com os netos, subir e descer escadas etc.

Por isso, a fim de conquistar uma melhor qualidade de vida e bem-estar, é importante reconhecer os sintomas da artrose e procurar um médico especialista para realizar o tratamento adequado o quanto antes.

Sendo assim, para que você possa identificar essa doença e tratá-la da maneira correta ou mesmo evitá-la, prossiga com a leitura e saiba quais os sintomas da artrose.

Quais os 5 primeiros sintomas de artrose no joelho?

A articulação do joelho é uma das mais afetadas pela artrose. Afinal, os joelhos são uma das articulações que mais recebem impacto. Além disso, fora o impacto e o desgaste natural das atividades diárias, algumas pessoas podem usar um pouco mais os joelhos para exercerem atividades físicas ou repetitivas.

Dessa forma, é muito importante cuidar dos joelhos e identificar os sintomas de artrose. Para tanto, confira alguns dos primeiros sinais de artrose de joelho e procure um ortopedista caso sinta algum desses sintomas.

1. Dor nas articulações do joelho

Um dos primeiros sintomas da artrose é a dor no joelho após esforço físico (muitas vezes, a dor melhora com repouso). Em fase mais avançada da artrose, as dores podem impedir o indivíduo de dormir e afetam significativamente a qualidade do sono do paciente.

2. Rigidez após períodos de repouso

Mais um dos sintomas de artrose no joelho é a rigidez ao se levantar da cama pela manhã ou após longos períodos de repouso. Em alguns casos, essa rigidez pode melhorar em cerca de 30 minutos ou depois do início das atividades diárias.

3. Crepitações no movimento

Crepitações são aqueles estalos que às vezes sentimos ao movimentar alguma articulação do nosso corpo. Sendo assim, é importante ficar atento caso exista muita presença de estalos no movimento do joelho, pois esse é um dos primeiros sinais de artrose. Portanto, caso você identifique esse sintoma, não deixe de procurar um ortopedista para averiguar o caso.

4. Inchaço e calor

Na fase inflamatória, é comum que um dos sintomas de artrose seja inchaço e calor no joelho. Além disso, outro sinal é a sensação do aumento do tamanho do joelho.

5. Limitação de movimentos

Se você sente dificuldade para esticar o joelho ou apoiar a perna no chão, esses podem ser indícios de artrose no joelho, então, fique atento.

Agora que você já sabe quais os sintomas da artrose, vale a pena aprender o que é bom para evitá-la. Dessa forma, leia até o final e aprenda as melhores dicas para evitar essa patologia e garantir a sua qualidade de vida.

Dicas para evitar artrose de joelho

Em primeiro lugar, a fim de entender como evitar a artrose de joelho, é importante compreender o que pode causar essa patologia nessa região do corpo. Portanto, confira essa lista de possíveis causas para artrose no joelho:

  • desgaste natural da articulação (ocorre devido ao envelhecimento);
  • obesidade;
  • traumatismo direto, como cair de joelhos;
  • movimentos repetitivos, como prática frequente de esportes;
  • doença inflamatória associada ao uso indevido da articulação, entre outros.

Assim, após compreender algumas das possíveis causas dessa patologia, compreenda, também, o que é bom fazer para evitá-la.

Prática de atividades físicas com orientação profissional

A prática de exercício regular pode ajudar as articulações a se manterem flexíveis, além de fortalecer os músculos que sustentam os joelhos e reduzir os riscos de lesões. Portanto, atividades como alongamento, caminhada, natação e ciclismo são recomendadas. 

Entretanto, vale ressaltar que o acompanhamento profissional é fundamental, pois, quando os exercícios são feitos sem a orientação adequada, eles podem causar ou agravar a doença. Por isso, procure a orientação de um ortopedista ou fisioterapeuta para realizar as atividades físicas de forma benéfica.

Controle de peso saudável

O excesso de peso aumenta a pressão sobre os joelhos, portanto, com o tempo, isso contribui para o desgaste da cartilagem e pode desenvolver a artrose. Logo, controlar o peso é uma maneira eficaz de evitar a artrose no joelho e a dor nas articulações.

Evitar o mau uso articular

Alguns esportes ou profissões exigem movimentos repetitivos da articulação dos joelhos e predispõem o surgimento da doença. Por isso, para praticar esportes com muito impacto, é essencial contar com o acompanhamento médico para evitar a artrose. Da mesma forma, se o seu trabalho exige que você suba e desça escadas repetidamente, não deixe de consultar um ortopedista para preservar a sua saúde.

Por fim, está claro quais são os 5 primeiros sinais de artrose de joelho e o que você pode fazer para evitar essa patologia.

Quer saber mais sobre as consequências da artrose? Então, leia, agora mesmo, sobre a artrose: entenda a relação entre a dor e a qualidade do sono!

 

Artrose: entenda a relação entre a dor e a qualidade do sono

Compartilhar nas redes sociais:
Última modificação em Quarta, 17 Janeiro 2024 15:00
Dr. Otávio Melo
Siga o Instituto Regenius nas redes sociais:

SÃO PAULO

BELO HORIZONTE

Aviso Legal

- Respostas terapêuticas dependem de múltiplas variáveis e características biológicas individuais de cada organismo. Os dados apresentados não configuram promessas de resultado, e nem garantias de que se o mesmo método for aplicado em pessoas diferentes alcançarão os mesmos benefícios.
- As informações contidas nesse site são de caráter meramente informativo e não tem como objetivo substituir consultas médicas, avaliação por profissionais de saúde, nem sugerir diagnósticos ou recomendação para tratamentos específicos.
- Os métodos apresentados possuem referências em artigos publicaods na literatura científica internacional, e  podem corresponder tanto a procedimentos regulamentados quando experimentais, de acordo com a regulamentação dos respectivos Conselhos Federais, à época do acesso, no Brasil.
-  As imagens ilustrativas foram obtidas em estúdio, banco de imagens, fontes da internet, fornecedores, parceiros ou simulações. Conforme a regulamentação vigente não publicamos fotos de pacientes reais. 

Image