Osteoporose

Osteoporose, uma doença silenciosa. Conheça os fatores de risco!

osteoporose osteoporose

A osteoporose é uma doença silenciosa que ameaça a longevidade e a qualidade de vida, pois provoca fraqueza nos ossos e aumenta o risco de quedas e fraturas graves. Logo, por se tratar de uma patologia quase assintomática, é fundamental compreender o que causa essa doença, quais são os seus fatores de risco e como detectar osteoporose.

Dessa forma, quem se informa e entende o que é osteoporose, qual a sua gravidade e como é realizado o diagnóstico dessa doença consegue se manter saudável e garantir o bem-estar e a qualidade de vida, bem como longevidade.

 

Sendo assim, continue a leitura e entenda o que é osteoporose e por que essa doença é silenciosa, como ocorre a osteoporose, quais são os sintomas, como realizar o diagnóstico e quais são os fatores de risco dessa patologia. Confira agora!

O que é osteoporose e por que ela é silenciosa?

A osteoporose é uma condição na qual os ossos ficam fracos e quebradiços. Para compreender essa doença, é preciso saber que o corpo humano, constantemente, absorve e repõe tecido ósseo. Portanto, com a osteoporose, a reabsorção de ossos velhos é maior que a formação de ossos novos e assim, a estrutura óssea passa a ser mais fraca e propensa a se quebrar..

 

Devido à fragilidade dos ossos, essa doença aumenta o risco de quedas e fraturas, sendo que, em estado avançado, essas fraturas podem ser provocadas por um simples espirro. Essa doença é silenciosa, pois muitas pessoas não apresentam nenhum sintoma até sofrer uma fratura.

 

Em outras palavras, a estrutura do nosso esqueleto vive em constante renovação, e quando há desequilíbrio entre a eliminação de tecido ósseo velho e a criação de tecido ósseo novo, os nossos ossos ficam fragilizados e porosos, o que pode causar quedas e fraturas. Dessa forma, essa condição de fragilidade óssea é o que chamamos de osteoporose.

 

Além disso, podemos afirmar que essa é uma doença silenciosa, pois não costuma apresentar sintomas até o seu estado avançado, quando ocorre uma fratura devido a quedas ou até mesmo devido a movimentos simples.

 

Veja também:

 

Como ocorre a osteoporose?

Como foi dito, a estrutura do nosso esqueleto está sempre se renovando, para isso, dependemos do trabalho de dois tipos de células: os osteoclastos e os osteoblastos. Os osteoclastos promovem a absorção de minerais, eliminando áreas de tecido ósseo e criando cavidades. Por sua vez, os osteoblastos preenchem essas cavidades ao produzir novos ossos.

 

A osteoporose ocorre quando existe um desequilíbrio entre as células de absorção e as células de regeneração. Ou seja, os osteoclastos criam cavidades nos ossos com maior velocidade do que os osteoblastos são capazes de repor.

 

O que causa osteoporose são mudanças hormonais — por isso, mulheres são mais suscetíveis à doença após a menopausa —, carência de cálcio e vitamina D e, até mesmo, predisposição genética.

Os sintomas de osteoporose

Os sintomas de osteoporose são quase inexistentes, uma vez que se trata de uma doença silenciosa. Portanto, o problema, geralmente, só é detectado em estado avançado, devido à deformação dos ossos, podendo provocar dor crônica, ou em caso de fratura.

 

Porém, a diminuição de estatura em 2 ou 3 centímetros, bem como a presença de ombros caídos ou de corcunda podem ser sintomas de osteoporose. De qualquer forma, é fundamental entender como detectar osteoporose para não ser surpreendido por essa patologia em estado avançado.

Como saber se estou com osteoporose?

Uma vez que a osteoporose é uma doença silenciosa, para detectar essa patologia é fundamental realizar consultas frequentes com especialistas e contar com o diagnóstico médico.

 

Portanto, caso o médico suspeite que o paciente tenha osteoporose, ele deve solicitar um exame de densitometria óssea. Sendo assim, por meio desse exame, é possível verificar se existe a perda e a fragilidade dos ossos.

 

O exame de densitometria óssea é feito por um aparelho de raio X que se move sobre os ossos analisados. Dessa forma, a máquina envia os valores da massa óssea da pessoa examinada a um computador. Logo, por meio dessa avaliação, é possível ver o osso por dentro e medir a sua densidade mineral.

 

Contudo, a densitometria óssea é um exame simples, sem dor ou desconforto. Ainda mais, para realizar o exame, não é necessário nenhum preparo prévio, e o procedimento é rápido, com duração entre 10 e 15 minutos.

 

Além da densitometria óssea, o médico também pode avaliar o histórico de saúde do paciente e da família, bem como pedir exames de sangue para analisar a quantidade de cálcio e fósforo no corpo da pessoa.

 

Por isso, ainda que a osteoporose seja silenciosa, é uma doença simples de ser diagnosticada quando existe o acompanhamento de um profissional competente e quando o paciente realiza consultas frequentes.

Osteoporose: fatores de risco

A osteoporose é uma doença bastante relacionada ao processo de envelhecimento e, devido à mudança hormonal provocada pela menopausa, costuma ser mais comum em mulheres após os 50 anos. Entretanto, a osteoporose apresenta diversos fatores de risco, como:

 

  • deficiência de cálcio;
  • sedentarismo;
  • alimentação pobre nutricionalmente;
  • tabagismo;
  • alcoolismo;
  • deficiência de vitamina D;
  • histórico familiar de osteoporose;
  • uso de corticoides por períodos prolongados;
  • diabetes;
  • cirurgia bariátrica;
  • dietas restritivas;
  • tratamentos para emagrecimento;
  • gravidez;
  • baixa massa muscular;
  • deficiências hormonais;
  • disfunções na tireoide.

 

Sendo assim, é muito importante realizar consultas médicas com frequência, especialmente se algum desses fatores de risco estão presentes na sua vida. Portanto, não deixe que o diagnóstico da osteoporose só aconteça em estágio avançado, devido a uma fratura. Procure um médico especialista e faça exames regularmente.

 

Por fim, está claro o que é osteoporose e por que essa doença é silenciosa, bem como o que causa osteoporose, quais são os seus sintomas, como detectar essa patologia e quais são os fatores de risco que podem provocar a fragilidade e a porosidade dos ossos. Da mesma forma, é evidente a necessidade de consultas regulares com um especialista para diagnosticar e fazer tratamento da osteoporose antes que chegue em um estágio avançado.

 

Quer saber como evitar essa doença que ameaça a sua longevidade e a sua qualidade de vida? Então, leia agora mesmo este post sobre prevenção da osteoporose com as 6 dicas essenciais!


Além disso, para a Osteoporose existe um tratamento conhecido como Terapia injetável, realizado por meio de infusão, capaz de auxiliar na recuperação da densidade óssea. O procedimento consiste na aplicação por meio de injeção, uma vez ao ano, onde o procedimento dura cerca de uma hora, podendo ser realizado no próprio consultório médico. Para saber mais sobre esse investimento em saúde e qualidade de vida, clique aqui.

Saiba como prevenir a osteoporose  com as 4 dicas essenciais!

 

Compartilhar nas redes sociais:
Última modificação em Quinta, 30 Novembro 2023 10:37
Dr. Otávio Melo
Siga o Instituto Regenius nas redes sociais:

SÃO PAULO

BELO HORIZONTE

Aviso Legal

- Respostas terapêuticas dependem de múltiplas variáveis e características biológicas individuais de cada organismo. Os dados apresentados não configuram promessas de resultado, e nem garantias de que se o mesmo método for aplicado em pessoas diferentes alcançarão os mesmos benefícios.
- As informações contidas nesse site são de caráter meramente informativo e não tem como objetivo substituir consultas médicas, avaliação por profissionais de saúde, nem sugerir diagnósticos ou recomendação para tratamentos específicos.
- Os métodos apresentados possuem referências em artigos publicaods na literatura científica internacional, e  podem corresponder tanto a procedimentos regulamentados quando experimentais, de acordo com a regulamentação dos respectivos Conselhos Federais, à época do acesso, no Brasil.
-  As imagens ilustrativas foram obtidas em estúdio, banco de imagens, fontes da internet, fornecedores, parceiros ou simulações. Conforme a regulamentação vigente não publicamos fotos de pacientes reais. 

Image