Osteoporose

Tipos de osteoporose: confira quais são as variações da doença!

Dores no joelho podem ser um indício de osteoporose. Dores no joelho podem ser um indício de osteoporose.

 Osteoporose é um dos temas que mais circunda a vida de pessoas que estão envelhecendo. Como essa doença é relativamente comum (tem alta incidência), isso está dentro do esperado.

Entretanto, ter informações precisas sobre o que é a osteoporose, quais são seus sintomas e quais são as principais causas da doença fazem toda a diferença na prevenção e manutenção da saúde.

Por isso, separamos algumas informações importantes que você precisa saber sobre esse tema. Acompanhe!

O que é a osteoporose?

A osteoporose é uma doença caracterizada pela perda acelerada de densidade óssea. Isso ocorre em função da redução da capacidade do corpo em absorver cálcio e outros minerais, bem como a redução da produção de alguns hormônios.

Essa doença tem maior incidência em mulheres, mas homens também são acometidos pela osteoporose. Ambos precisam de tratamento para evitar que a baixa densidade mineral e a falta de cálcio provoquem futuras fraturas.

As causas da osteoporose são várias e vão desde hábitos de consumo de substâncias nocivas(como medicamentos, álcool e tabaco) até a falta de prática de atividades físicas, alguns tipos de câncer, uso de vitaminas sem acompanhamento médico e mudanças hormonais.

Como a osteoporose é descoberta?

A osteoporose é uma doença silenciosa que não dá sinais de que ela está se instalando em uma pessoa. Para reconhecê-la antes que ela gere danos graves, o médico faz uma investigação completa, levando em consideração:

  • idade;
  • peso;
  • altura;
  • hábitos (prática de exercícios, alimentação, consumo de álcool e tabaco, etc.);
  • histórico de fraturas.

A confirmação de que alguém está com osteoporose é comumente fruto do resultado de um exame chamado “densitometria óssea”. Essa avaliação começa a ser solicitada a partir dos 45 anos para as mulheres e dos 65 para homens, na qual meio de um aparelho de raio-X que avalia os ossos do paciente e registra os valores de massa óssea obtida. 

O exame também permite observar os ossos por dentro e indicar a densidade mineral deles. Ao comparar o valor obtido com uma tabela de pessoas típicas, é possível verificar se a densidade mineral está adequada para a altura, sexo, peso e idade do paciente.

Quais são os tipos de osteoporose?

Existem diversos tipos de osteoporose, que podem ser divididos em dois grandes grupos: as osteoporoses primárias e as osteoporoses secundárias. Cada um desses grupos tem suas características, e é isso que veremos agora.

Osteoporose primária

A osteoporose primária é a mais comum e tem dois tipos principais, o tipo I e o tipo II.

Osteoporose primária tipo I

A osteoporose primária do tipo I, também conhecida como osteoporose pós-menopausa, é caracterizada por uma rápida perda de densidade óssea em mulheres que entraram no período da menopausa.

A região mais atingida é o osso trabecular (ele fica no interior dos ossos, tem uma aparência de esponja e dentre suas funções está a manutenção da força e elasticidade do esqueleto), comumente associado à fraturas das vértebras e do rádio distal.

Osteoporose primária tipo II

A osteoporose primária do tipo II, também conhecida como osteoporose senil, está intimamente relacionada com o envelhecimento. Sua aparição é produto da:

  • deficiência crônica de cálcio;
  • diminuição das funções das glândulas adrenais (dentre outras funções, responsáveis pela regulação do sódio e potássio);
  • aumento da atividade do hormônio paratormônio (responsável pelo aumento da captação de cálcio e redução da concentração de fosfato no extracelular);
  • hipertireoidismo secundário (dentre outros impactos, o hipertiroidismo secundário aumenta os impactos da menopausa);
  • diminuição da formação óssea.

Na osteoporose primária do tipo II, a perda óssea acontece proporcionalmente nos ossos trabecular e cortical, que juntos representam todo o esqueleto humano. As fraturas mais comuns para a osteoporose senil são no fêmur, tíbia, quadril e pélvis.

Osteoporose secundária

Diferentemente da osteoporose primária, que está associada com processos ligados ao envelhecimento ou ao próprio envelhecimento em si, a osteoporose secundária é decorrente de:

  • alterações endócrinas (como os desequilíbrios adrenais);
  • processos inflamatórios (como a artrite reumatoide);
  • mieloma múltiplo (grupo de células cancerígenas que podem danificar os ossos, bem como outras regiões e sistemas do corpo humano);
  • falta de exercício físico;
  • consumo de álcool ou medicamentos que contenham vitamina A, corticoides ou heparina.

A osteoporose secundária pode afetar pessoas de qualquer idade.

O que fazer para se proteger da osteoporose?

A partir dos 20 anos, o ser humano passa, naturalmente, por um processo de desgaste ósseo. Não é possível parar essa evolução, mas ela pode ser desacelerada por meio de hábitos saudáveis, como:

  • prática de exercícios físicos;
  • aumento de massa corporal;
  • baixo consumo de álcool e tabaco;
  • manutenção de níveis saudáveis de vitamina D;
  • ingestão adequada de cálcio.

Somado a esses cuidados, que devem se fazer presentes durante a vida toda, é importante, também, que a pessoa procure um profissional médico para acompanhá-la durante seu envelhecimento. Especialmente no caso de mulheres a partir da menopausa.

Esse acompanhamento pode ser feito para fazer a prevenção da doença, como também é possível, graças a ele, identificar a osteoporose ainda nos estágios iniciais e começar um tratamento.

Esse cuidado, no caso da descoberta da doença, pode envolver a utilização de medicações, prática de exercícios, dieta saudável e diversas mudanças de hábito que protegerão a saúde da pessoa e a permitirão viver com saúde, preservando seu bem-estar, durante longos anos.

Além de todos esses cuidados, o tratamento pode ser realizado por meio de ingestão de suplementos, vitaminas, minerais e remédios por via oral (em cápsulas e comprimidos). Recentemente chegou ao Brasil uma medicação que pode ser aplicada anualmente, por via injetável, capaz de aumentar a massa óssea e prevenir fraturas 

Em função disso, é mais que recomendado que qualquer pessoa com propensão a desenvolver osteoporose faça o acompanhamento o quanto antes. 

Se você acredita que é a hora procurar um especialista para fazer o seu acompanhamento, clique no link e envie-nos uma mensagem pelo whathsapp; vamos em conjunto, cuidar da sua saúde!

 

Aviso Legal:
Instituto Regenius CNPJ 18.665.900/001-13
Rua Gonçalves Dias, 82, Funcionários - Belo Horizonte
 
1. As informações contidas nesse material (áudio, vídeo, imagem ou texto) não tem como objetivo substituir consultas médicas, avaliações por profissionais de saúde, nem sugerir diagnósticos ou recomendação para tratamentos específicos.
2. Não é possível definir diagnósticos nem indicar tratamentos individuais, sem que ocorra previamente uma avaliação profissional individualizada.
3. Os métodos demonstrados podem corresponder tanto a procedimentos regulamentados quanto experimentais, de acordo com a normatização dos respectivos Conselhos Federais à época da veiculação ou do acesso, mas todos os dados apresentados são embasados em artigos científicos publicados na literatura médica internacional.
4. Todo o conteúdo possui caráter exclusivamente educativo, com imagens ilustrativas, e é destinado ao público médico e/ou de profissionais da saúde, que possam se interessar, sem configurar qualquer finalidade lucrativa.
5. Em caso de dúvidas, ou interesse em mais informações, sugerimos que entre em contato conosco.
 
Referências Legais
Resolução CFM 1974/11 - Artigo 8º
Despacho CFM 143/19 - Artigo 75
Lei de Liberdade Econômica 13874/19 - Artigo 4º, Inciso VIII c/c Artigo 5º
 
Responsáveis Técnicos
Dr. Otávio de Melo Silva Júnior - Médico Ortopedista - CRMMG 41116 - RQE 25306
Dra. Lorena Nunes - Enfermeira - COREN 375466 - ENF
Dra. Glauciane Rezende - Fisioterapeuta - CREFITO-4 224282-F
Compartilhar nas redes sociais:
Última modificação em Segunda, 22 Janeiro 2024 14:59
Dr. Otávio Melo
Siga o Instituto Regenius nas redes sociais:

SÃO PAULO

BELO HORIZONTE

Aviso Legal

- Respostas terapêuticas dependem de múltiplas variáveis e características biológicas individuais de cada organismo. Os dados apresentados não configuram promessas de resultado, e nem garantias de que se o mesmo método for aplicado em pessoas diferentes alcançarão os mesmos benefícios.
- As informações contidas nesse site são de caráter meramente informativo e não tem como objetivo substituir consultas médicas, avaliação por profissionais de saúde, nem sugerir diagnósticos ou recomendação para tratamentos específicos.
- Os métodos apresentados possuem referências em artigos publicaods na literatura científica internacional, e  podem corresponder tanto a procedimentos regulamentados quando experimentais, de acordo com a regulamentação dos respectivos Conselhos Federais, à época do acesso, no Brasil.
-  As imagens ilustrativas foram obtidas em estúdio, banco de imagens, fontes da internet, fornecedores, parceiros ou simulações. Conforme a regulamentação vigente não publicamos fotos de pacientes reais. 

Image