Fibromialgia

Chá para fibromialgia: remédios caseiros para aliviar os sintomas

As dores da fibromialgia são extremamente incômodas, tal qual os outros sintomas da doença, como dificuldade para dormir, ansiedade, falta de memória e da capacidade de concentração, fadiga, depressão, entre outros. Por isso, tomar chá para fibromialgia pode ser uma solução natural e eficiente para evitar ou amenizar os sintomas dessa doença e proporcionar alívio e bem-estar.

Embora a fibromialgia não tenha cura, existem tratamentos, como remédios caseiros, que podem mitigar os sintomas dessa patologia e proporcionar qualidade de vida para quem sofre com essa doença.

Sendo assim, continue a leitura e descubra qual chá é bom para fibromialgia e como preparar chá caseiro para fibromialgia. Confira agora!

As melhores receitas de chá para fibromialgia

A fibromialgia é uma doença ainda sem cura, entretanto, é possível encontrar em receitas caseiras e naturais — como os chás — um tratamento eficiente para diminuir as dores, além de outros sintomas da doença.

Isso acontece porque alguns chás possuem propriedades que melhoram a circulação do sangue, relaxam os músculos e diminuem o estresse e a fadiga, além de outros benefícios excelentes que funcionam como um tratamento para fibromialgia e ajudam a reduzir os sintomas da doença.

Sendo assim, conheça as melhores receitas de chá caseiro para fibromialgia e saiba como aumentar a sua qualidade de vida e bem-estar.

Chá de erva de São João

O chá de erva de São João é um ótimo remédio caseiro para fibromialgia, afinal, esse chá possui propriedades relaxantes que diminuem as dores e outros sintomas da patologia, inclusive a depressão.

Ingredientes

  • 1 colher de chá de folhas de erva de São João, também conhecida como hipericão ou hipérico;
  • 500 ml de água.

Modo de preparo

Coloque os ingredientes em uma panela e leve ao fogo. Quando a água ferver, desligue o fogo e deixe esfriar com a panela tampada, depois, basta coar e beber.

Chá de ginkgo biloba

O ginkgo biloba é uma planta medicinal chinesa com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Ainda mais, o chá de ginkgo biloba apresenta diversos benefícios, como melhora da concentração e da memória, bem como controle da ansiedade e da depressão. Por isso, é um excelente chá caseiro para fibromialgia.

Ingredientes

  • 5 folhas secas ou 1 colher de sopa de pó de ginkgo biloba seco;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo

Ferver a água e misturar com as folhas ou o pó de ginkgo biloba; depois, é só deixar descansar por 5 a 10 minutos e, então, coar e beber.

Chá de cúrcuma

A cúrcuma é uma raiz com efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios que ajudam a reduzir as dores da fibromialgia. Logo, é uma ótima dica de remédio caseiro para fibromialgia.

Ingredientes

  • 1 colher de chá de açafrão em pó;
  • 150 ml de água.

Modo de preparo

Ferver a água e acrescentar a cúrcuma em pó na água fervente. Então, deixe repousar por cerca de 10 a 15 minutos para, em seguida, deixar esfriar até uma temperatura agradável para beber.

Chá de tomilho

O tomilho é uma maravilhosa planta medicinal com diversas propriedades terapêuticas. Afinal, essa planta é fonte de potássio, ferro e cálcio, além de estimular a produção de glóbulos vermelhos e a oxigenação do sangue. Ainda mais, o tomilho funciona como antibiótico natural e como relaxante. Portanto, o chá de tomilho contribui para o tratamento da fibromialgia e dos seus sintomas.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de tomilho seco ou fresco;
  • 1 colher de sopa de gengibre ralado (opcional);
  • 2 xícaras de água.

Modo de preparo

Coloque a água para ferver e, quando começar a borbulhar, adicione o gengibre e cozinhe por três minutos em fogo baixo. Um pouco antes de desligar o fogo, adicione o tomilho, tampe a panela e retire-a do fogão. Então, basta esperar esfriar, coar e beber.

Chá de raiz de ouro

A Rhodiola Rosea — popularmente conhecida como raiz de ouro ou raiz dourada — é uma planta medicinal conhecida como “adaptogênica”, ou seja, é uma planta capaz de “adaptar” o funcionamento do corpo, contribuindo para o aumento da resistência física e a redução dos efeitos do estresse, além de melhorar o funcionamento cerebral.

Contudo, a raiz de ouro é utilizada para ajudar no tratamento de fibromialgia, pois contribui para o controle de falta de memória, depressão, ansiedade, dores musculares e fadiga mental, bem como para a melhora da qualidade do sono.

Ingredientes

  • 1 colher de chá de raiz de ouro;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo

Ferver a água e, então, colocar a raiz da planta na água fervente. Feito isso, deixe repousar por 4 horas para, então, coar e beber.

Chá de ginseng indiano

O ginseng indiano — também conhecido como ashwagandha — é uma planta medicinal com diversos benefícios para a saúde. Por isso, é excelente para um chá caseiro para fibromialgia.

Essa planta tem ação estimulante e revitalizante, logo, é ótima para os sintomas de fadiga, estresse e desânimo provocados pela fibromialgia. Além do mais, esse chá também melhora a memória e a concentração, regula a pressão sanguínea, baixa o colesterol, promove o bem-estar geral e melhora a circulação do sangue.

Ingredientes

  • 1 colher de chá de raiz seca de ginseng indiano;
  • 120 ml de água.

Modo de preparo

Ferver a água, adicionar a raiz seca na água fervente e, então, deixar repousar por, aproximadamente, 15 minutos. Por fim, basta coar e tomar em temperatura morna.

Vale ressaltar que é extremamente indicado que o consumo de remédio caseiro para fibromialgia seja feito com recomendação e acompanhamento médico especializado. Portanto, não deixe de realizar consultas frequentes em um instituto moderno e com foco em uma ortopedia biológica.

Dessa forma, é possível afirmar que chá para fibromialgia é uma ótima maneira de controlar as dores dessa patologia, bem como diversos outros sintomas da doença. Agora, você sabe qual chá é bom para fibromialgia e quais são os seus ingredientes e modo de preparo.

Quer saber mais sobre o tratamento da fibromialgia e a alimentação correta para evitar os sintomas dessa doença? Então, leia, agora mesmo, sobre os 6 alimentos que pioram a fibromialgia. Conheça agora!

 

Os 6 alimentos que pioram a fibromialgia. Conheça agora!

Compartilhar nas redes sociais:
Última modificação em Quarta, 17 Janeiro 2024 14:56
Dr. Otávio Melo
Siga o Instituto Regenius nas redes sociais:

SÃO PAULO

BELO HORIZONTE

Aviso Legal

- Respostas terapêuticas dependem de múltiplas variáveis e características biológicas individuais de cada organismo. Os dados apresentados não configuram promessas de resultado, e nem garantias de que se o mesmo método for aplicado em pessoas diferentes alcançarão os mesmos benefícios.
- As informações contidas nesse site são de caráter meramente informativo e não tem como objetivo substituir consultas médicas, avaliação por profissionais de saúde, nem sugerir diagnósticos ou recomendação para tratamentos específicos.
- Os métodos apresentados possuem referências em artigos publicaods na literatura científica internacional, e  podem corresponder tanto a procedimentos regulamentados quando experimentais, de acordo com a regulamentação dos respectivos Conselhos Federais, à época do acesso, no Brasil.
-  As imagens ilustrativas foram obtidas em estúdio, banco de imagens, fontes da internet, fornecedores, parceiros ou simulações. Conforme a regulamentação vigente não publicamos fotos de pacientes reais. 

Image