Fibromialgia

A relação entre a fibromialgia e depressão. Entenda esse assunto!

A fibromialgia é uma doença que provoca um nível muito alto de incômodo, devido às dores crônicas. Manifesta-se sob a forma de estresse emocional que agrava os sintomas, que podem contribuir para a  depressão.

Para compreender melhor essa temática e tirar suas dúvidas, confira este post!

Saiba mais sobre a fibromialgia

Sabe-se que a fibromialgia se caracteriza pela presença de dores crônicas espalhadas por diversas regiões do corpo ao mesmo tempo. No entanto, existem outros sintomas que fazem parte desta doença, inclusive a depressão.

Causas da fibromialgia

A fibromialgia não possui uma causa específica, mas pode ser relacionada a alguns pontos, como:

  • Situações traumáticas, físicas ou psicológicas;
  • Distúrbios do sono;
  • Sedentarismo;
  • Ansiedade;
  • Depressão;
  • Infecções por vírus ou doenças autoimunes;
  • Questões genéticas. (É perceptível que a frequência desta doença nos membros de uma mesma família é muito alta.)
  • Alterações do sistema digestivo.
  • Intolerâncias alimentares
  • Inflamações crônicas

As possíveis causas da fibromialgia devem ser observadas com atenção, uma vez que, se aliada à depressão, todos os sintomas podem se agravar. Estar atento ao que o corpo fala é de grande importância para se ter uma vida equilibrada e saudável. 

Entenda mais sobre a depressão

Conhecida, também, como o “mal do século”, a depressão é uma doença que consiste em tristeza profunda, perda de interesse, ausência de ânimo e oscilações de humor. Nesse contexto é possível observar que uma pessoa que tem depressão tende a ficar estagnada se não for acompanhada por um profissional especializado. Além disso, a depressão apresenta 3 possíveis estágios: leve, moderado e grave.

Sabendo disso, é notório que qualquer doença que seja aliada à depressão, muito provavelmente, vai ter uma piora nos sintomas e dificultar a busca por tratamentos, ou seja, a depressão e a fibromialgia juntas são uma dupla extremamente preocupante. 

Conheça a relação: fibromialgia e depressão 

A partir da dor crônica causada pela fibromialgia, existe um estresse mental maior, uma vez que a pessoa que tem fibromialgia sente essa dor constantemente. Em decorrência disso, é evidente que as chances de desenvolver depressão são muito altas.

Como já dito, a fibromialgia, assim como a depressão, geram uma falta de vontade de exercer algumas atividades e isso pode se tornar um ciclo vicioso. Depressão e fibromialgia estão diretamente correlacionadas entre si, já que a fibromialgia pode ser uma causa para a depressão e que a depressão, por sua vez, dificulta bastante o tratamento, o alívio das dores e os outros sintomas da fibromialgia.

Dessa maneira, é imprescindível que haja um tratamento, tanto para a depressão quanto para a fibromialgia, para que seja possível o controle de ambas. 

Sobre o tratamento

Sem dúvida, a fibromialgia e a depressão precisam ser tratadas, de preferência, o mais cedo possível. Para isso, é fundamental entender o tratamento das duas que precisam ser realizados juntos, a fim de se alcançar uma melhora e evitar piores dores, tanto no corpo quanto na alma. Veja algumas dicas que devem ser consideradas:

A prática de atividades físicas

Muito se tem falado sobre os efeitos satisfatórios da prática de exercícios físicos constantes e sem muito impacto para a melhora da fibromialgia e da depressão. Os exercícios proporcionam uma rotina mais saudável, a liberação de hormônios que ajudam no humor, a autoestima, o alívio da dor crônica, entre outros benefícios. 

Apoio emocional profissional

O suporte psicológico de profissionais qualificados é de extrema importância, pois eles sabem os processos mais adequados a serem tomados, desde o início, na hora do diagnóstico, até o desenvolvimento do tratamento. Além de abrir espaço para o paciente expor suas angústias e incômodos, visando amenizar a sua dor e guiá-lo para um conforto mental e, consequentemente, físico.

Apoio emocional da família e de amigos 

O apoio dos entes queridos também é fundamental, uma vez que uma pessoa com depressão e fibromialgia precisa de ajuda, tanto pelas limitações físicas como para melhorar o seu humor. Além disso, é importante ficar de olho, sempre que possível, nesses pacientes, para impedir qualquer tipo de situação negativa. 

Acompanhamento médico

O acompanhamento dos profissionais de saúde é imprescindível; é por meio deles que o paciente aprende como proceder com a doença. Além disso, médicos, fisioterapeutas  e demais profissionais da saúde têm como principal tarefa deixar a pessoa livre das dores que tanto a incomoda e, assim, afastar o estresse de sua mente. 

Alimentação saudável

Uma dieta baseada em alimentos que são benéficos à saúde ajuda qualquer ser humano a ter um cotidiano mais agradável e para os pacientes com fibromialgia e depressão, não é diferente.

Hábitos que proporcionam prazer

Buscar atividades que promovam uma sensação de felicidade é primordial nesse processo de tratamento. É recomendado adicionar, na rotina, essas atividades, na tentativa de se recuperar o bom humor. 

Como conviver com essas enfermidades

A fibromialgia é responsável por muitas sensações de incômodo, e para se ter, mesmo com a presença dela, uma boa qualidade de vida, algumas atitudes devem ser feitas. Tendo em vista as dicas de tratamento para fibromialgia e depressão, é possível afirmar que, ao segui-las, estará fazendo a melhor opção para a busca do equilíbrio e de uma “boa” convivência com as doenças.  

Sabendo disso, é importante insistir no tratamento e acreditar que, por meio dele, será possível a convivência e o bem-estar.

Seguindo essa linha de raciocínio, percebemos que a fibromialgia e a depressão andam juntas e isso deve ser combatido. A busca por bons hábitos e por uma qualidade de vida precisa ser prioridade na vida de todos, inclusive na de quem sofre com depressão e fibromialgia.

 

Compartilhar nas redes sociais:
Última modificação em Quarta, 17 Janeiro 2024 15:03
Dr. Otávio Melo
Siga o Instituto Regenius nas redes sociais:

SÃO PAULO

BELO HORIZONTE

Aviso Legal

- Respostas terapêuticas dependem de múltiplas variáveis e características biológicas individuais de cada organismo. Os dados apresentados não configuram promessas de resultado, e nem garantias de que se o mesmo método for aplicado em pessoas diferentes alcançarão os mesmos benefícios.
- As informações contidas nesse site são de caráter meramente informativo e não tem como objetivo substituir consultas médicas, avaliação por profissionais de saúde, nem sugerir diagnósticos ou recomendação para tratamentos específicos.
- Os métodos apresentados possuem referências em artigos publicaods na literatura científica internacional, e  podem corresponder tanto a procedimentos regulamentados quando experimentais, de acordo com a regulamentação dos respectivos Conselhos Federais, à época do acesso, no Brasil.
-  As imagens ilustrativas foram obtidas em estúdio, banco de imagens, fontes da internet, fornecedores, parceiros ou simulações. Conforme a regulamentação vigente não publicamos fotos de pacientes reais. 

Image