Dor Crônica

A falta de vitamina D têm influência nas dores? Confira!

A vitamina D é uma substância muito importante para o nosso organismo, tanto para manter a saúde dos ossos como para fortalecer o sistema imunológico. A falta dessa vitamina causa dores no corpo e pode ser a deficiência dela que está causando um possível desconforto nas articulações, músculos, entre outras partes do seu corpo.

Para sanar todas as suas dúvidas, leia este post e saiba mais sobre a influência da falta de vitamina D e as dores no corpo.

O que é a vitamina D

A vitamina D é um pró-hormônio que, quando associada ao paratormônio (PTH), apresenta a função de regulamentar o metabolismo ósseo. Em decorrência disso, a vitamina D também é fundamental para a absorção de cálcio do organismo, ou seja, é evidente que essa vitamina é responsável pela saúde dos ossos; além de ajudar no sistema imunológico.

Diante dos benefícios da vitamina D, é importante prestarmos atenção nos níveis dessa vitamina necessários para o nosso organismo. Apesar de não haver um número fixo a respeito disso, existe uma estimativa para cada idade. No geral, uma concentração de menos de 20 nanogramas por mililitro é considerada inadequada, exigindo tratamento. 

Principais causas da ausência da vitamina D no organismo

Em caso de deficiência de vitamina D, algumas enfermidades podem vir à tona, como: 

  • Fragilidade óssea;
  • Artrite;
  • Osteoporose;
  • Asma;
  • Fraqueza muscular.

Em vista disso, precisamos estar atentos às doenças que envolvem dores musculares, dores nos ossos, nas pernas e nas articulações, uma vez que essa vitamina age diretamente no fortalecimento ósseo e, consequentemente, na sustentação do nosso corpo.

A deficiência da vitamina D pode ser causada por alguns fatores:

  • Falta de proteínas presentes em alimentos de origem animal e a não suplementação dessa substância.

  • Exposição limitada ao sol. Apesar de algumas pessoas se exporem ao sol diariamente, alguns fatores podem restringir essa exposição, como as roupas longas.

  • Pessoas negras podem ser comprometidas com a absorção da vitamina D. O pigmento melanina diminui a capacidade da pele de produzir essa vitamina. Alguns estudos mostram que adultos mais velhos, com pele mais escura, apresentam alto risco de deficiência de vitamina D.

  • Com o processo de envelhecimento, os rins podem não ter a capacidade de converter a vitamina D em sua forma ativa.

  • Em casos de problemas no trato digestivo, que impedem a absorção da vitamina D de forma adequada. Alguns problemas, incluindo a doença de Crohn, fibrose cística e doença celíaca podem afetar a absorção dessa vitamina no intestino a partir dos alimentos ingeridos.

  • A obesidade também é um fator que deve ser levado em consideração. Como o nutriente é extraído do sangue pelas células adiposas, alterando sua liberação na circulação, as pessoas com um índice de massa corporal igual ou superior a 30 podem apresentar baixo nível desse elemento no sangue. 

 

Onde encontrar vitamina D?

É importante a consciência da possível deficiência da vitamina D caso existam dores em todo corpo dor no peito, nos ossos, nos músculos, na perna, nas articulações etc. e começar a ter novos hábitos para que se tenha uma melhor absorção dessa vitamina.

A principal fonte de vitamina D para o nosso organismo é a exposição à luz solar. Por meio dela, os raios ultravioletas são capazes de ativar a síntese dessa substância. 

Apesar de o banho de sol, por cerca de 10 a 15 minutos, já ser um ótimo meio para se absorver a vitamina D, existem alguns alimentos que podem ajudar nesse processo, como exemplo, podemos citar os: peixes gordos (salmão, atum, cavala, arenque, sardinha).

Vitamina D e dores musculares

Como vimos ao longo deste post, a falta de vitamina D provoca dores no corpo, mas com a persistência dessas dores, o acompanhamento médico torna-se imprescindível, uma vez que o profissional apresenta condições de indicar as melhores formas de desvendar os seus problemas e solucionar as suas dores. 

A falta dessa substância no organismo pode gerar algumas relações, como:

  • Vitamina D e dor nas pernas;
  • Dor nos ossos e vitamina D;
  • Falta de vitamina D e dor nas articulações.

Por meio de uma consulta médica, serão solicitados alguns exames necessários para se checar os níveis de vitamina D no organismo e, assim, descobrir se a possível ausência dessa vitamina está influenciando as suas dores.

O exame de vitamina D é conhecido como hidroxivitamina D ou 25(OH)D. Ele é feito para detectar se os níveis da vitamina no sangue estão adequados, já que ela é fundamental para a regulação dos níveis de fósforo e cálcio no sangue, sendo responsável pelo metabolismo ósseo e outras situações importantes para o funcionamento adequado do corpo.

Feito o exame, é imprescindível que continue o acompanhamento médico para que as dores sejam cessadas, seguindo um tratamento adequado para a condição de cada paciente. 

Tratamentos

Tendo em vista o acompanhamento adequado de um profissional de saúde, após consultas médicas e a realização de exames solicitados, o resultado do exame guiará a decisão. Caso as dores do paciente estejam sendo influenciadas, comprovadamente, pela falta de vitamina D, algumas atitudes serão tomadas.

O tratamento para aumentar os níveis da vitamina D consiste na reposição dessa vitamina por meio de dieta ou suplementação. O aumento dessa ingestão pode se dar:

- Por meio da inclusão de suplementos;

- Com o aumento da exposição da luz solar;

- Por meio da ingestão de alimentos que contenham vitamina D ou que sejam fortificados com essa vitamina.

É importante atentar-se quanto aos níveis dela no organismo. Como dito, a falta de vitamina D pode acarretar dores em várias partes do corpo, fraqueza muscular, entre outros sintomas desconfortáveis e perigosos à saúde. Dessa forma, torna-se necessário o acompanhamento médico com uma equipe altamente capacitada, como a do Regenius Instituto.

Quer saber mais sobre o tema? É bem fácil. Entre em contato com o Regenius Instituto e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto!

 

Quero entrar em contato!

Compartilhar nas redes sociais:
Última modificação em Quarta, 17 Janeiro 2024 15:21
Dr. Otávio Melo
Siga o Instituto Regenius nas redes sociais:

SÃO PAULO

BELO HORIZONTE

Aviso Legal

- Respostas terapêuticas dependem de múltiplas variáveis e características biológicas individuais de cada organismo. Os dados apresentados não configuram promessas de resultado, e nem garantias de que se o mesmo método for aplicado em pessoas diferentes alcançarão os mesmos benefícios.
- As informações contidas nesse site são de caráter meramente informativo e não tem como objetivo substituir consultas médicas, avaliação por profissionais de saúde, nem sugerir diagnósticos ou recomendação para tratamentos específicos.
- Os métodos apresentados possuem referências em artigos publicaods na literatura científica internacional, e  podem corresponder tanto a procedimentos regulamentados quando experimentais, de acordo com a regulamentação dos respectivos Conselhos Federais, à época do acesso, no Brasil.
-  As imagens ilustrativas foram obtidas em estúdio, banco de imagens, fontes da internet, fornecedores, parceiros ou simulações. Conforme a regulamentação vigente não publicamos fotos de pacientes reais. 

Image