Dor Crônica

Lesões Ortopédicas e Dores Crônicas: como e onde tratar?

dores crônicas dores crônicas

Conforme a Sociedade Brasileira de Estudos da Dor, cerca de 37% da população brasileira sofrem de dor crônica. Além disso, as lesões ortopédicas também são muito vistas nos consultórios, em atletas, pessoas que praticam exercícios com certa frequência ou mesmo em idosos.

Neste post, explicaremos quais são as principais lesões ortopédicas e dores crônicas,  bem como as suas causas e, principalmente, como e onde você pode fazer um tratamento efetivo para essas situações.

Distensão muscular

A distensão muscular ocorre quando um músculo é muito esticado, seja durante um acidente, seja na prática de algum exercício físico. Como consequência, ele acaba se rompendo.

Também é possível identificar casos de distensão muscular em pessoas mais idosas, além de pessoas que costumam fazer movimentos repetitivos com frequência, principalmente durante o trabalho.

Esse é um problema muito frequente e pode se manifestar com diferentes sintomas, como inchaço, dificuldade em movimentar-se ou uma intensa dor. Para evitar esse problema, é recomendado sempre fazer aquecimentos antes de se exercitar.

Como tratar a distensão muscular?

O tratamento pode variar conforme o grau da distensão. Em casos mais leves, o repouso e a aplicação de compressas no local ajudam a aliviar os sintomas, enquanto que as situações mais graves necessitam de cirurgia.

Aqui no Instituto Regenius, temos o Wave-Regen, um programa em que propagamos ondas de choque mecânicas que podem ser utilizadas no tratamento de dores agudas e crônicas em tendões, músculos e outros tecidos.

O Wave-Regen não é invasivo e promove estímulos físicos que resultam em uma rápida variação de pressão na região em que é aplicado, estimulando a produção de novos vasos sanguíneos.

Entorse

A entorse costuma ocorrer quando “pisamos em falso” em algum piso ou chão irregular ou durante a realização de algum exercício físico, como corrida. Ela costuma causar muita dor e incômodo. 

As entorses mais comuns acontecem nos joelhos, tornozelos e nos dedos das mãos, sendo a prática de esportes uma das principais situações em que esse problema acontece, por isso, é importante tomar muito cuidado ao treinar.

Na entorse, ocorre um alongamento excessivo das articulações, fazendo com que os ligamentos articulares passem por um rompimento. Essa situação é comum na realização de movimentos muito bruscos.

Veja também:

Como tratar a entorse?

Além do Wave-Regen, o Magneto-Regen e o Ortolaser também pode ajudar pacientes com entorse sem a necessidade de procedimentos invasivos Por meio deles, é utilizado um feixe energético de alta intensidade que beneficia tecidos e músculos do corpo humano, favorecendo a regeneração.

A depender da frequência utilizada pelo médico, pode ocasionar a facilitação e reforço muscular, alívio da dor e renovação das células, tudo isso por meio de um tratamento não invasivo.

Luxação

Já a luxação é um problema que acontece quando dois ossos unidos por uma mesma articulação se separam. As causas para essa situação são várias, como um trauma na região, fratura, queda ou, até mesmo, a consequência de alguma doença crônica.

Esse problema pode ocorrer em qualquer uma das articulações do corpo, como cotovelo, ombro, tornozelo, joelho, dedos etc. A luxação é uma situação grave, podendo, muitas vezes, ser mais danosa do que uma fratura óssea.

Para evitar essa situação, é importante evitar a prática de atividade física sem o acompanhamento profissional e utilizar equipamentos de proteção ao realizar esportes de alto risco.

Como tratar a luxação?

A luxação é um problema um pouco mais complexo, pois seu tratamento consiste em colocar o osso no lugar, então, o paciente precisa ter a região imobilizada e passar por repouso.

Aqui, no Instituto Regenius, efetuamos cirurgias reconstrutivas e regenerativas, que podem ajudar o paciente a ter uma recuperação rápida. Além disso, ele também pode contar com outros tratamentos não invasivos para acelerar a sua recuperação.

Dor crônica

A dor crônica nas costas, síndrome da dor pélvica crônica, ou em outras regiões do corpo é um incômodo que perdura por longos períodos, causando, no paciente, sofrimentos físicos e psicológicos. As causas podem ser diversas, podendo, até mesmo, ser resultado de doenças adjacentes ou, até mesmo, de uma postura inadequada.

Mas o que significa dor crônica, realmente? Para ser considerada dor crônica, ela deve perdurar por mais de três meses ou, então, por mais de um mês após a finalização do tratamento da lesão que pode ter originado o desconforto.

As mulheres são as que mais sofrem com a dor crônica, podendo ter origem genética ou hormonal. Além disso, andar sempre de salto, queda hormonal e menopausa também podem ocasionar essa situação.

Como tratar as dores crônicas?

No Instituto Regenius, contamos com diversas técnicas e procedimentos que podem auxiliar no tratamento e alívio da dor crônica considerando a sua causa. Nossa atuação é estimular uma cura natural, ou seja, acelerar o processo de recuperação do seu corpo.

O número de sessões pode variar para cada paciente, além da possibilidade de aliar o tratamento com outras atividades, como medicação e realização de fisioterapia. O ideal é conversar com nossos médicos para que avaliem cada situação individualmente.

Assim, uma vez que você já entende melhor algumas das lesões musculares, ortopédicas e a dor crônica, além de como o Instituto Regenius pode te ajudar a ter uma recuperação mais rápida e qualidade de vida, está na hora de dar o próximo passo no seu tratamento.

Entre em contato conosco agora mesmo e marque sua consulta! Teremos todo o prazer em te ajudar!

Quero entrar em contato!

Compartilhar nas redes sociais:
Última modificação em Quarta, 17 Janeiro 2024 14:45
Dr. Otávio Melo
Siga o Instituto Regenius nas redes sociais:

SÃO PAULO

BELO HORIZONTE

Aviso Legal

- Respostas terapêuticas dependem de múltiplas variáveis e características biológicas individuais de cada organismo. Os dados apresentados não configuram promessas de resultado, e nem garantias de que se o mesmo método for aplicado em pessoas diferentes alcançarão os mesmos benefícios.
- As informações contidas nesse site são de caráter meramente informativo e não tem como objetivo substituir consultas médicas, avaliação por profissionais de saúde, nem sugerir diagnósticos ou recomendação para tratamentos específicos.
- Os métodos apresentados possuem referências em artigos publicaods na literatura científica internacional, e  podem corresponder tanto a procedimentos regulamentados quando experimentais, de acordo com a regulamentação dos respectivos Conselhos Federais, à época do acesso, no Brasil.
-  As imagens ilustrativas foram obtidas em estúdio, banco de imagens, fontes da internet, fornecedores, parceiros ou simulações. Conforme a regulamentação vigente não publicamos fotos de pacientes reais. 

Image