Dr. Otávio Melo - As 6 principais causas de dor no quadril

Quadril

As 6 principais causas de dor no quadril

O quadril é uma articulação que conecta o tronco aos membros inferiores, responsável por funções como suportar o peso, manter o equilíbrio do corpo em posições estáticas e durante o movimento. Em consequência dessas funções, o quadril tende a apresentar algumas lesões e desgastes naturais com o passar do tempo. Mas afinal, o que causa a dor no quadril?

As dores no quadril são sintomas comuns e,na maioria das vezes, sem gravidade, podem ser solucionadas com um pouco de repouso e medicamentos. No entanto, quando a dor persistir por 15 dias ou mais e não melhorar com os cuidados, será preciso dar uma atenção maior para essa situação.

Com o envelhecimento da população, ocorre um maior número de problemas no quadril, e é notória a possibilidade de surgirem algumas doenças, que tornam imprescindível o cuidado prévio com essa região, especialmente das pessoas acima de 60 anos, que já possuem um histórico familiar e que se submetem a movimentos repetitivos no ambiente de trabalho, por exemplo.

O que causa a dor no quadril?

É possível afirmar que a causa da dor no quadril pode estar relacionada a algumas situações que devem ser tratadas com o acompanhamento de um médico especialista e de confiança, sendo elas:

1-    Artrite ou artrose

Com o desgaste nas articulações do quadril, a artrose entra em ação. Tal doença é muito mais comum em idosos, dificultando e limitando a movimentação ao caminhar, sentar ou praticar qualquer atividade que se relacione com o quadril.

Tratamento: consultar um especialista e seguir as suas recomendações, bem como realizar sessões de fisioterapia para amenizar a inflamação da articulação.

2-    Tendinite

A tendinite causa dor nas articulações do quadril, e com a prática de atividades físicas, ela piora, podendo expandir para a perna. Ela é muito presente em atletas, o que deixa nítido que a sua tendência é aparecer após a prática de exercícios.

Tratamento: compressa morna sobre o quadril durante 15 minutos, 2 a 3 vezes ao dia durante 3 dias seguidos, aplicação de alguma pomada anti-inflamatória e auxílio de médico especializado.

3-    Bursite

Com a inflamação da bursa parte superior lateral do fêmur, que pode ser inflamada a partir do atrito entre o fêmur e o quadril dá-se a bursite, gerando muita dor no quadril. Ela pode afetar o meio da articulação, irradiar para a lateral da coxa e até causar um inchaço no local.

Tratamento: fazer compressas quentes na região lateral do quadril, realizar exercícios de alongamento para aliviar a dor e buscar uma consulta médica.

4-    Inflamação do nervo ciático

A dor causada pela inflamação do nervo ciático tende a ser intensa na parte detrás do quadril, na parte do glúteo e passa para a perna, podendo causar uma sensação de queimação e limitação no movimento. Essa inflamação pode ser causada por impactos em exercícios e é muito frequente em pessoas mais velhas.

Tratamento: massagens e alongamentos na região para aliviar a dor, sessões de fisioterapia e auxílio de um médico de confiança.

5-    Luxação ou fratura no quadril

Dor desconfortável para caminhar, dificuldade para sentar e para se levantar podem ser sinais de luxação, ou seja, a articulação saiu do lugar. Porém, existe a possibilidade de ser uma fratura, principalmente em casos de quedas de idosos.

Tratamento: nesse caso, é importante ir ao hospital o mais rápido possível e seguir as recomendações. 

6-    Dor no quadril na gravidez

Com efeito da relaxina hormônio que causa amolecimento nas articulações pélvicas e nos ossos , o quadril fica mais maleável e gera um maior desconforto.

Tratamento: a mulher pode utilizar uma cinta para o seu bem-estar. Realizar exercícios sob supervisão como pilates e massagens pode auxiliar no controle da dor.

Quero assinar a newsletter! Clique aqui!

Conheça o tratamento 

Tendo em vista as possíveis causas da dor nos quadris, é perceptível a importância de uma consulta, de um acompanhamento médico e fisioterapêutico para que o diagnóstico seja realizado de forma correta, possibilitando que o progresso seja efetivo e mais rápido.

O tratamento será direcionado a partir do diagnóstico. Sendo assim, é importante salientar que a fisioterapia está presente em quase todos os métodos de tratamento, seja dor no quadril direito, seja dor no quadril esquerdo. De fato, as formas de tratamento são, geralmente, a base de fisioterapia, de acompanhamento médico e de medicamentos, sem precisar de cirurgia. Entretanto, ainda existem casos que o processo cirúrgico é necessário, juntamente com a fisioterapia no pós-operatório.

Saiba como se prevenir 

Conhecer as formas de prevenção da dor no quadril é a forma mais importante e eficaz para lidar com a possibilidade de contrair alguma patologia relacionada à dor no osso do quadril e nas articulações. Portanto, veja 7 formas de prevenir a dor:

  1. Busque manter um peso adequado para a estrutura do seu corpo;
  2. Pratique atividades físicas com frequência e com a ajuda de um profissional especializado;
  3. O alongamento deve fazer parte da sua rotina;
  4. Procure fortalecer a região do quadril;
  5. Combata o sedentarismo;
  6. Sempre que sentir alguma dor, evite forçar e procure um médico especializado e de confiança.
  7. Caso tenha um tratamento recomendado pelo médico, não deixe de seguir.

É evidente que a dor no quadril e o agravamento dela podem ser evitados. Contudo, se mesmo com os métodos de prevenção, a dor nos ossos do quadril aparecer, é interessante saber a importância de como agir imediatamente:

  • Busque uma posição segura que não force o quadril;
  • Aplique compressas quentes na lateral do quadril;
  • Procure um médico que seja especializado no assunto. Esse método é o mais importante. A partir disso, você pode se tranquilizar e seguir as instruções do profissional, uma vez que ele vai ajudar você a ter uma qualidade de vida mais saudável e livre da dor nos quadris.

O uso de aparelhos como nos protocolos Ortolaser, Magneto-Regen ou infiltrações como Visco-Regen auxiliam na redução da dor.

Quer saber mais sobre a dor no quadril, as suas causas e como se prevenir? Acompanhe o trabalho do Instituto Regenius e veja mais informações sobre as dores nos quadris, outras formas de prevenção, conheça profissionais qualificados para acompanhar você e tirar todas as suas dúvidas sobre essas dores que incomodam tanto ou que podem vir a incomodar.

Acesse o site e agende um atendimento com um especialista. Previna-se e tenha uma vida saudável e mais confortável. 

Quero agendar uma consulta!

Compartilhar nas redes sociais:
Mais nesta categoria: « Dor no Quadril
Dr. Otávio Melo
Siga o Instituto Regenius nas redes sociais:

SÃO PAULO

BELO HORIZONTE

Aviso Legal

- Respostas terapêuticas dependem de múltiplas variáveis e características biológicas individuais de cada organismo. Os dados apresentados não configuram promessas de resultado, e nem garantias de que se o mesmo método for aplicado em pessoas diferentes alcançarão os mesmos benefícios.
- As informações contidas nesse site são de caráter meramente informativo e não tem como objetivo substituir consultas médicas, avaliação por profissionais de saúde, nem sugerir diagnósticos ou recomendação para tratamentos específicos.
- Os métodos apresentados possuem referências em artigos publicaods na literatura científica internacional, e  podem corresponder tanto a procedimentos regulamentados quando experimentais, de acordo com a regulamentação dos respectivos Conselhos Federais, à época do acesso, no Brasil.
-  As imagens ilustrativas foram obtidas em estúdio, banco de imagens, fontes da internet, fornecedores, parceiros ou simulações. Conforme a regulamentação vigente não publicamos fotos de pacientes reais. 

Image