Coluna

Dor na Coluna

Coluna incomoda Coluna incomoda

Como tratar as dores nas costas sem cirurgia
A dor nas costas é o principal motivo para consultas ao médico ortopedista, ela também é responsável pela maioria dos atendimentos nas clínicas de fisioterapia. Segundo a organização mundial de saúde (OMS), 80% dos adultos terão pelo menos uma crise de dor na coluna durante a vida, e algumas pessoas iram evoluir com dor crônica (aquela que dura por mais de 3 meses).

Qual a causa de dor nas costas?
A coluna é formada por 33 ossos chamados de vértebras, e também ligamentos, músculos, nervos e outras estruturas como por exemplo um tipo de amortecedor entre os ossos, chamado de "disco". Alterações como lesões acidentais, sobrecarga, desgaste e inflamação nessas estruturas podem levar ao surgimento da dor. Hábitos inadequados como fumo, sedentarismo, má postura, excesso de peso, movimentos repetitivos; e doenças como hérnias de disco, artrose, desvios posturais, artrites e ansiedade são apenas algumas das possíveis causas para dores na coluna.

Quais são os tipos de dor ?

A dor nas costas se subdivide conforme a localização em:

  • Cervicalgia : na região do pescoço
  • Cervicobraquialgia : vai do pescoço até o braço ou dedos
  • Dorsalgia : localizada na altura das costelas
  • Lombalgia : parte mais baixa da coluna
  • Lombociatalgia : atinge os membros inferiores

Podemos classificar a dor também de acordo com o seu mecanismo de origem, entre as quais destacamos:

  • Muscular : mais comum causada por distensão e contraturas
  • Neurológica : alteração de temperatura, força e/ou sensibilidade
  • Osteoarticular : causada por desgastes, fraturas e tumores
  • Discogênica : relacionadas às alterações dos discos (ex. hérnia de disco)

Como tratar a dor nas costas ?

Consultar um médico especialista é um passo fundamental para o diagnóstico correto, por meio de uma história detalhada, avaliação dos fatores associados e realização do exame físico completo. 

Em alguns casos podem ser necessários exames de imagem como ultrassonografia, radiografia (raio-x), tomografia ou ressonância magnética; que podem complementar o exame físico e ajudar no diagnóstico específico.

Os tratamentos devem ser personalizados de acordo com cada situação, dependendo do tipo de dor, localização, tempo de evolução, idade, doenças associadas, e outros fatores individuais. Não existe um tratamento padrão que sirva para todas as pessoas, por isso é necessário o acompanhamento por um profissional especializado.

Antigamente o tratamento para dor era feito apenas com uso de medicamentos, como por exemplo: anti-inflamatórios, corticóides e relaxantes musculares. Essas drogas permitem um alívio parcial, temporário e de curto prazo dos sintomas. Como não agem sobre a causa da dor, são utilizadas por tempo prolongado, levando a efeitos colaterais graves, e em alguns casos causam problemas de saúde até mesmo piores que a dor responsável pelo seu uso.

Outra opção de tratamento que já foi muito indicada no passado era a realização de procedimentos cirúrgicos. Para realizá-los, é necessária uma estrutura hospitalar, anestesia geral, cortes, e em alguns casos até a internação em CTI. Os principais riscos relacionados nesses casos são de infecção, sangramento, e como não há garantia de resultado, pode ocorrer até mesmo a piora da dor. Por esse motivo, o tratamento cirúrgico deve ser reservado apenas para as pessoas que não respondem aos tratamentos conservadores.

Existem tratamentos mais modernos, e menos agressivos, como a aplicação de ondas emitidas por aparelhos de última geração, capazes de melhorar o fluxo sanguíneo e liberar fatores de crescimento no local da lesão. Os principais tipos de ondas utilizados no tratamento da dor na coluna são as de origem magnéticas, radiofrequência ou piezoelétricas. Esses métodos - em conjunto com atividades orientadas - estimulam a renovação das células e fortalecem os grupos musculares específicos, necessários para a sustentação da coluna. Dessa forma, é possível obter o alívio rápido e progressivo da dor, com resultados que se mantém a longo prazo.

Após o tratamento adequado da dor, é importante que se mantenha a prática de hábitos de vida saudáveis, como atividade física regular, alimentação equilibrada e sono restaurador que contribuem para a manutenção da redução no nível da dor, com melhora da qualidade de vida.

Fonte : ALMEIDA, Darlan Castro; KRAYCHETE, Durval Campos. Low back pain - a diagnostic approach. Rev. dor,  São Paulo ,  v. 18, n. 2, p. 173-177,  Apr.  2017 . 

BRAZIL, AV et al . Diagnóstico e tratamento das lombalgias e lombociatalgias. Rev. Bras. Reumatol.,  São Paulo ,  v. 44, n. 6, p. 419-425,  Dec.  2004 . 

Compartilhar nas redes sociais:
Última modificação em Segunda, 22 Janeiro 2024 15:03

Mídia

Compartilhar nas redes sociais:
Mais nesta categoria: Lesão na Coluna »
Dr. Otávio Melo
Siga o Instituto Regenius nas redes sociais:

SÃO PAULO

BELO HORIZONTE

Aviso Legal

- Respostas terapêuticas dependem de múltiplas variáveis e características biológicas individuais de cada organismo. Os dados apresentados não configuram promessas de resultado, e nem garantias de que se o mesmo método for aplicado em pessoas diferentes alcançarão os mesmos benefícios.
- As informações contidas nesse site são de caráter meramente informativo e não tem como objetivo substituir consultas médicas, avaliação por profissionais de saúde, nem sugerir diagnósticos ou recomendação para tratamentos específicos.
- Os métodos apresentados possuem referências em artigos publicaods na literatura científica internacional, e  podem corresponder tanto a procedimentos regulamentados quando experimentais, de acordo com a regulamentação dos respectivos Conselhos Federais, à época do acesso, no Brasil.
-  As imagens ilustrativas foram obtidas em estúdio, banco de imagens, fontes da internet, fornecedores, parceiros ou simulações. Conforme a regulamentação vigente não publicamos fotos de pacientes reais. 

Image