A dor crônica gera forte incômodo e prejudica a realização de atividades diárias, além de ser capaz de provocar problemas psicológicos, como ansiedade e depressão.
Porém, o que boa parte das pessoas não sabe é que a prática da meditação oferece diversos benefícios, e ela não só é capaz de aliviar a dor física como também contribui para o alívio desses problemas psicológicos.
Afinal, os benefícios da meditação abrangem tanto o corpo quanto a mente, contribuindo até mesmo para a prevenção de doenças relacionadas ao envelhecimento e proporcionando maior qualidade de vida, além de funcionar como estímulo para outros hábitos saudáveis.
Sendo assim, continue com a leitura e entenda, agora mesmo, quais são os benefícios da meditação diária e por que vale a pena adotar esse hábito para aliviar as dores e garantir qualidade de vida e bem-estar, assim como um processo de envelhecimento ativo. Leia até o final!
Os benefícios da meditação diária
Quem já é familiarizado com a prática da meditação e adotou esse hábito em sua rotina sabe muito bem quais são os seus benefícios. Afinal, com a prática da meditação, é possível sentir mudanças positivas na mente e no corpo, alcançando calma, paz, alegria, energia, satisfação e bastante saúde.
Por isso, conheça, a seguir, alguns dos benefícios da meditação e entenda por que você deve adotar esse hábito saudável para conquistar maior qualidade de vida, bem-estar e saúde.
Proporciona alívio de dores crônicas
Quem enfrenta a condição de dor crônica sofre com dores diárias ao longo de seis meses ou mais. Logo, essa condição dificulta a realização de atividades do dia a dia e afeta o bem-estar do paciente. Contudo, a dor crônica causa impacto psicológico forte, sendo capaz de provocar até mesmo depressão. Por isso, é muito importante encontrar formas de aliviar as dores, e a meditação se apresenta como uma solução.
De acordo com um estudo realizado por pesquisadores do Hospital Ottawa, no Canadá, a prática da meditação serve como um analgésico natural contra dores crônicas. Isso porque, ao longo da pesquisa, a prática de atenção plena — ou mindfulness — mostrou-se promissora na melhoria da intensidade e na redução da dor.
Esse benefício da meditação foi comprovado depois que a equipe canadense revisou 21 estudos envolvendo quase 2 mil participantes com idade entre 35 e 65 anos. Ainda mais, a maioria dos estudos revisados avaliou participantes que sofriam com dor musculoesquelética, como fibromialgia, dor lombar crônica, artrite, reumatóide e osteoartrite.
Dessa forma, os resultados mostraram que a prática da meditação é eficiente na melhora do funcionamento físico, na promoção do alívio de dores e na redução de condições associadas, como a depressão.
Sendo assim, o alívio de dores crônicas é comprovadamente um dos benefícios da meditação diária.
Leia também:
- A meditação diminui as dores musculares? Confira agora!
- Como fazer meditação? As melhores técnicas para ajudar você!
- Plantas medicinais são eficazes? Descubra aqui agora!
Diminui a ansiedade e a depressão
A meditação pode auxiliar no alívio dos sintomas e também como tratamento complementar de diversos transtornos. No caso da ansiedade e da depressão, essa prática apresenta diversos benefícios, uma vez que reduz o estresse, proporciona controle emocional e melhora a relação social.
Além disso, segundo estudo publicado pela American Journal of Psychiatry, a prática regular de meditação é capaz de contribuir para o alívio dos sintomas de ataque de pânico e ansiedade. Ainda em outro estudo, ficou comprovado que a meditação, além de ajudar a diminuir os sintomas da depressão, também pode prevenir o desenvolvimento dessa doença em adolescentes.
Uma vez que a ansiedade e a depressão são consideradas o mal do século XXI, a diminuição dos sintomas e do desenvolvimento desses quadros é mais um dos excelentes benefícios da meditação.
Funciona como estímulo de hábitos saudáveis
Por meio da meditação, é possível desenvolver calma, concentração e tranquilidade. Dessa forma, floresce o autocontrole e também o autoconhecimento. Diante disso, o praticante da meditação passa a ter maior controle de suas ações, de seus atos impulsivos e de suas emoções.
Portanto, a meditação serve como um guia para um processo de análise dos seus costumes, desenvolvendo a capacidade de transmutá-los quando necessário, a fim de se cultivar bons hábitos. Ou seja, a meditação funciona como estímulo de hábitos saudáveis.
A prática da meditação afasta doenças do envelhecimento
Sem dúvidas, para um processo de envelhecimento com saúde, é fundamental cuidar bem do corpo e da mente. Por isso, a meditação é uma atividade que pode fazer com que o processo de envelhecimento seja ativo e saudável.
Afinal, um dos motivos pelos quais a prática da meditação afasta doenças relacionadas ao envelhecimento é a correção da postura corporal. Isso porque, ao meditar, a pessoa deve posicionar-se com a coluna ereta e mais alinhada possível, logo, com a prática, quem medita passa a ficar mais atento a sua postura em outros momentos do dia. Sendo assim, doenças do envelhecimento provocadas por uma má postura podem ser evitadas.
Além do mais, alguns pesquisadores também acreditam que a meditação pode ajudar até mesmo no combate ao Alzheimer. Logo, são diversos os benefícios da meditação para quem deseja evitar doenças relacionadas ao envelhecimento e conquistar longevidade e qualidade de vida.
Mas não é só isso! Existem, ainda, outros benefícios da meditação diária, como:
- diminuição da pressão sanguínea;
- diminuição dos níveis de lactato sanguíneo (ação que reduz a ansiedade);
- diminuição de qualquer tensão relacionada com a dor, como dores de cabeça, úlcera, insônia, dores musculares e problemas nas articulações;
- aumento da produção de serotonina (ação que melhora o humor e o comportamento);
- melhora do sistema imunológico;
- aumento da criatividade;
- aumento da alegria;
- aumento da capacidade de foco e concentração, entre outros.
Por fim, é possível compreender quais são os benefícios da meditação e como essa prática pode ajudar a aliviar as dores, bem como oferecer diversas outras vantagens para o corpo e para a mente durante o processo de envelhecimento, garantindo bem-estar e qualidade de vida.
Quer aproveitar os diversos benefícios da meditação? Então, leia, agora mesmo, sobre como fazer meditação? As melhores técnicas para lhe ajudar!