Durante o tratamento de toda dor, seja ela crônica ou aguda, a ingestão de certos alimentos podem ajudar ou prejudicar os resultados esperados. Isso acontece porque todo tratamento envolve uma abordagem multidisciplinar, com métodos tradicionais, como o uso de remédios, tratamentos terapêuticos, a realização de atividades físicas adequadas e até mesmo o controle de ingestão de alimentos adequados que auxiliam o organismo no seu processo de cura natural.
Continue neste post e entenda por que a ingestão de certas frutas pode auxiliar no controle da dor e potencializar os demais métodos que estão sendo utilizados. Confira!
Importância de uma dieta balanceada
Ter uma dieta balanceada é parte fundamental para se conseguir qualidade de vida, seja para quem convive com patologias e lesões ou apenas para quem busca um estilo de vida com alimentos saudáveis que fazem bem para o bom funcionamento do corpo e da mente.
Fazer uma alimentação adequada é também uma forma de manter um peso ideal para que o corpo e o organismo não fiquem sobrecarregados por gorduras ruins e excesso de peso que podem desencadear problemas na coluna e nas articulações.
Sem absorver os nutrientes necessários, o corpo fica mais fragilizado e propenso a desenvolver problemas de saúde, que vão desde o enfraquecimento dos ossos até o desenvolvimento de ansiedade e uma má qualidade do sono. Sendo assim, todo o organismo é afetado por uma alimentação em nutrientes, que não é balanceada e pensada para oferecer os benefícios que precisamos.
Para isso, como comer frutas corretamente é fundamental na rotina!
Benefícios de comer frutas
Mas afinal, por que comer frutas? Bom, para se manter saudável, o organismo humano necessita de gorduras boas, proteínas, vitaminas diversas e minerais. Uma alimentação rica em frutas é também uma forma de oferecer as proteínas e os nutrientes essenciais para que o organismo funcione de forma adequada, absorvendo substâncias que são de extrema importância para o combate de doenças e inflamações.
Morando no Brasil, um lugar imenso e rico em diversidade na fruticultura, a maioria desses alimentos está disponível em qualquer feira ou supermercado Preferencialmente, as ideais são aquelas vendidas por pequenos produtores que realizam o plantio de frutas orgânicas e livres de agrotóxicos que podem fazer mal ao organismo.
Mas então, quantas frutas comer por dia? É simples: uma por dia é o suficiente para oferecer, pelo menos, um elemento essencial para o combate e controle da dor.
Melhores frutas para controlar a dor
Cada fruta possui uma função diferente para o nosso organismo. O consumo da fruta adequada pode auxiliar consideravelmente no tratamento, diminuindo e controlando as dores. Entenda quais funções e vitaminas são essenciais para desempenhar esse papel e em quais frutas podemos encontrá-las.
Efeito alcalinizante
Algumas frutas possuem o efeito alcalinizante, ou seja, possuem o ph acima de 7, ideal para evitar inflamações que desencadeiam episódios de dores no corpo, principalmente em se tratando da estrutura óssea. Além disso, são essenciais para combater o desenvolvimento de outras doenças e complicações.
Este efeito é encontrado em frutas como: abacate, uva, melancia, limão e maçã.
Frutas ricas em vitamina B
Além de fortalecer o sistema imunológico, a vitamina B e suas variantes são importantes para o bom funcionamento do sistema nervoso, sendo uma peça fundamental para a ligação entre corpo e cérebro. Ao desempenhar seu papel de maneira satisfatória, as dores podem diminuir consideravelmente.
Essa vitamina pode ser encontrada em frutas como: banana, ameixa, mamão e abacate.
Frutas anti-inflamatórias e antioxidantes
De suma importância para o tratamento de lesões e inflamações (internas e externas), as frutas com ação anti-inflamatória fortalecem o organismo. São esses alimentos que evitam e diminuem as irritações que causam dor e feridas no corpo.
Exemplos de frutas com função anti-inflamatória e antioxidante: morango silvestre, cajá, abacate, açaí e limão.
Ricas em vitamina C
Conhecidas como grandes aliadas do sistema imunológico, as frutas ricas em vitamina C fortalecem o organismo e auxiliam no processo de cura e formação de elementos importantes do organismo. A deficiência dessa vitamina pode gerar incômodos como a sensação de cansaço e dificultar a cicatrização de machucados e hematomas.
Encontrada em frutas como: laranja, abacaxi, morango, acerola e kiwi.
Frutas que possuem potássio
Importantes para fortalecer e acelerar a recuperação de músculos e ossos, os alimentos ricos em potássio são indispensáveis para quem sofreu lesões e têm a necessidade de favorecer a diminuição do tempo de regeneração do corpo. Essa substância é, ainda, fundamental para quem sente dores causadas por lesões musculares.
Frutas ricas em potássio: banana da terra, kiwi, melão e maracujá.
Faça do consumo de frutas uma rotina!
Sejam puras ou acompanhadas de outros alimentos que fortalecem o organismo, as frutas — principalmente as citadas neste post — devem fazer parte da sua rotina alimentar. Dessa forma, é possível obter resultados positivos na batalha para diminuir as tão incômodas dores que atrapalham o dia a dia.
Agora que você já sabe a importância de comer frutas, vale ressaltarmos que, em paralelo a isso, é indispensável o acompanhamento de um médico especialista no seu problema. A alimentação é uma parte auxiliar no tratamento e na busca por uma melhor qualidade de vida, mas o bom resultado é facilmente alcançado quando há uma multidisciplinaridade para complementar cada uma das intervenções necessárias.
Agora que você tem ciência das frutas que deve priorizar para melhorar o controle das dores agudas ou crônicas, aproveite para conhecer 7 alimentos essenciais para uma dieta anti-inflamatória e evite a potencialização da dor por meio da ingestão de alimentos inadequados para o seu organismo.