A dor no ombro pode ser um dos maiores incômodos, principalmente por limitar as ações e restringir a movimentação dos braços, do pescoço e até mesmo da coluna. Continue esta leitura e confira como a acupuntura pode auxiliar no tratamento de problemas nessa região!
Sintomas de problemas ortopédicos no ombro
Com o passar do tempo ou ao se realizar atividades repetitivas que exigem muito do nosso corpo, principalmente dos membros superiores, podem surgir doenças e incômodos capazes de diminuir a qualidade de vida e gerar o agravamento de problemas.
No consultório ortopédico, é comum o atendimento a pessoas com dores agudas e lancinantes nessa região, com sintomas como:
- Limitação de movimentos;
- Estalos ao movimentar os ombros e os braços;
- Dificuldade para levantar os braços;
- Dor na região do pescoço;
- Fraqueza e perda de força nos braços e nos ombros.
Sabendo disso, as principais doenças nos ombros são:
1. Bursite
A Bursite corresponde à inflamação do tecido (bursas) responsável por evitar o atrito entre os ossos presentes no ombro e o tendão. Quando isso ocorre, além dos quadros de dor, os pacientes relatam dificuldade na movimentação, porque, com a região inflamada, todo o local sofre com a compressão e a falta de espaço, causando a limitação e a diminuição da flexibilidade.
O tratamento de bursite no ombro com acupuntura é uma possibilidade, além da fisioterapia e da ingestão de anti-inflamatórios.
2. Tendinite
Conhecida (e sentida) por muita gente, a tendinite nada mais é que a inflamação do tendão que liga os músculos do ombro e do braço ao osso. Esse problema é, geralmente, causado pelo esforço repetitivo e pela realização de atividades que exigem grande esforço físico.
A tendinite gera dores tão fortes que toda a região fica sensível ao toque. Em casos mais graves, sem o acompanhamento adequado, o paciente pode necessitar até da imobilização da área para que a região não sofra esforços até que o tendão se desinflame.
3. Síndrome do ombro congelado
Sendo uma consequência dos dois problemas citados anteriormente e outros tipos de lesões e rompimentos sofridos no local, essa síndrome consiste na perda ou drástica diminuição da amplitude e da movimentação do ombro.
Apesar de ser preocupante, o enrijecimento dessa musculatura é algo reversível quando realizados os tratamentos adequados.
Tratamentos multidisciplinares para esse problema
Como forma de amenizar as dores e os efeitos dos problemas existentes no ombro, algumas intervenções e tratamentos não invasivos podem ser realizados. Abaixo, veja algumas possibilidades indicadas.
Fisioterapia
A prática de fisioterapia é altamente recomendada para que o movimento dos ombros e de toda a musculatura dos membros superiores não sejam prejudicados. São feitos exercícios de alongamento para o relaxamento da musculatura, adução e abdução com elásticos, movimentos para estimular a extensão da região e outras atividades que visam fortalecer o ombro e diminuir a ocorrência de dores no local.
Na fisioterapia, o profissional também é responsável por passar exercícios que podem ser feitos no dia a dia para o alívio das dores.
Prática de esportes e exercícios
Quando indicada pelo médico, a realização de exercícios e a prática de esportes podem favorecer o fortalecimento da musculatura, o aumento da flexibilidade e a mobilidade da musculatura local.
O ideal é que as atividades realizadas não exijam demais do paciente, mas que, gradualmente, possam trazer benefícios para a estrutura corporal. Algumas atividades indicadas são: natação, hidroterapia e prática de exercícios na academia, desde que não haja o levantamento de peso e que não forcem ou sejam ainda mais nocivos aos ombros e membros superiores.
Leia também
- Tudo sobre os pontos de acupuntura no corpo, pés, mãos
- 4 melhores dicas de como diminuir inchaço nas pernas e pés
Aplicação da acupuntura na ortopedia
Complementar dos métodos anteriores, existe uma terapia que é indicada e realizada por diversas pessoas que buscam o alívio de dores agudas e crônicas: a acupuntura. A técnica milenar criada na China é um dos métodos multidisciplinares mais procurados por quem sente incômodos. Entenda como a sua aplicação é feita para os ombros.
Pontos de acupuntura para dor no ombro
Essa região do corpo costuma sofrer bastante com impactos, principalmente por conectar coluna e tronco. Assim, no tratamento com acupuntura, os pontos mapeados para a aplicação das agulhas finas baseiam-se em alguns critérios, como estado emocional do paciente, diagnóstico médico e condição do membro (se existe inflamação, inchaço ou alguma alteração do tipo na região).
A partir dessa análise minuciosa realizada pelo profissional, os pontos começam a ser explorados, primeiro no próprio ombro, focando os pontos-chave da musculatura e dos tendões.
Em seguida, são explorados pontos-chave como a coluna, os braços e os pés. Cada um desses locais está interligado por meio dos meridianos existentes ao longo de todo o corpo, conectando órgãos, músculos e tendões.
Esses três citados anteriormente recebem um destaque na hora de se realizar a aplicação visando ao benefício e ao alívio das dores nos ombros. Com isso, o Chi — energia vital segundo a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) — é equilibrado e o fluxo de energia é estabelecido.
Vale ressaltarmos que os pontos de acupuntura para bursite no ombro, por exemplo, diferem dos pontos utilizados para tendinite ou outros problemas. Cada caso é individual e necessita de uma abordagem personalizada.
Quando iniciar o tratamento com acupuntura?
Como vimos anteriormente, a acupuntura é utilizada como método complementar ao tratamento ambulatorial, seja com intervenção invasiva ou não. Seu papel é aliviar as dores, mas também é preciso que o paciente realize um acompanhamento médico adequado.
Após análise e liberação do profissional responsável, o paciente pode se encaminhar para a realização desse tratamento e, a partir daí, notar a evolução e a diminuição do quadro de dor.
O mais indicado é procurar um consultório ortopédico com uma equipe altamente capacitada e ciente da importância de uma abordagem ampla, que explore as diversas possibilidades para o alcance da melhora do quadro e da qualidade de vida do paciente. Consulte seu especialista sobre a da possibilidade da realização da acupuntura.