Você já deve ter ouvido falar sobre a milenar técnica de aplicações de agulhas no corpo para fins de tratamento. Mas você sabe os benefícios e os modos de realização da técnica? Mais complexa do que se imagina, a acupuntura envolve um estudo completo do estado físico e psíquico do paciente para que os pontos sejam mapeados de acordo com as suas necessidades.
Tem interesse em realizar uma sessão de acupuntura, mas ainda tem receio sobre a efetividade e a segurança da técnica? Então, continue neste post para compreender os benefícios, o modo de realização e os pontos explorados durante a prática. Confira!
O que é acupuntura?
Técnica milenar criada na China e que, ao longo do tempo, foi difundida por todo o mundo. Sua realização consiste na aplicação de agulhas finas em pontos estratégicos do corpo com o intuito de se buscar o equilíbrio do Chi: energia vital existente em cada pessoa.
Partindo do princípio de que o corpo é dividido em 12 meridianos que possuem subdivisões conectadas e que impactam diferentes áreas e órgãos, a técnica consiste em entender quais pontos estão ligados com a dor/o problema do paciente para, então, aplicar o seu efeito terapêutico.
Benefícios da técnica
A eficácia da técnica é cientificamente comprovada e sua realização é completamente respaldada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e regulamentada pelo Ministério da Saúde. No Brasil, ela é considerada e endossada como uma prática complementar aos tratamentos. Os benefícios trazidos podem ser notados a curto, médio e longo prazo e consistem principalmente em:
- Alívio de dores crônicas e/ou agudas;
- Efeito anestésico;
- Efeito anti-inflamatório;
- Alívio da insônia;
- Diminuição da ansiedade;
- Regulação do metabolismo.
Relacionada à ortopedia, pacientes que lidam com doenças como fibromialgia, artrose, hérnia de disco, entre outros problemas que geram incômodos e desconfortos para além da dor, encontram na acupuntura uma terapia complementar ao tratamento realizado no consultório.
Como a acupuntura é realizada?
Ao longo dos anos, a técnica adquiriu diferentes formas de ser realizada, mas todas consistem na inserção de agulhas finas e descartáveis nos pontos estudados pelo profissional responsável por, em média, 30 minutos.
Os pontos são escolhidos após uma análise do diagnóstico entregue pelo paciente somada a fatores emocionais e às condições físicas desse paciente. Após esse estudo, são definidos, entre os mais de 1000 pontos, quais são ideais para a melhora do fluxo energético do corpo e, consequentemente, da energia vital, promovendo os benefícios citados anteriormente.
Esse é um processo individual e personalizado realizado de forma minuciosa pelo profissional e aplicado ao longo de sessões correspondentes às necessidades do paciente.
Acupuntura: pontos da técnica
Cada ponto correspondente aos meridianos estão ligados por terminações nervosas, tendões, articulações, ligamentos, entre outros. Cada parte está conectada a um órgão, por isso, seus resultados trazem benefícios aos mais diversos tipos de problema.
Para a ortopedia, esse resultado é valioso e pode ser utilizado como forma de desenvolver um tratamento multidisciplinar mais efetivo. Sabendo disso, conheça, abaixo, 5 pontos fundamentais explorados para manutenção do fluxo de energia e diminuição dos sintomas apresentados por pacientes dessa especialidade.
Leia também:
- A meditação diminui as dores musculares? Confira agora!
- 6 dicas para aliviar dores nos ombros e no pescoço! Confira!
1. Mãos
Os pontos de acupuntura na mão são responsáveis por atingir, pelo menos, 22 órgãos e cavidades. Apesar de próximos, um milímetro entre cada ponto já é suficiente para se obter um resultado diferente. Por exemplo: a área explorada é responsável por:
- Esôfago;
- Estômago;
- Pâncreas;
- Fígado;
- Pulmão;
- Útero;
- Bexiga.
2. Pernas
Entre a região abaixo do joelho e o calcanhar, diversos pontos podem receber a aplicação das agulhas para os mais diversos resultados, sejam eles relacionados ao emocional, sejam relacionados às reações do corpo para o controle da dor. Assim, a acupuntura na perna é utilizada para:
- Dores nas pernas;
- Lesões nos tendões;
- Alívio de dor na musculatura;
- Depressão;
- Baixa imunidade;
- Alívio do estresse.
3. Pés
Sendo uma área rica a ser explorada por quem sofre com problemas nas articulações ou estruturas ósseas, os pontos de acupuntura do pé podem ser explorados para alívio de dores e criação de um efeito analgésico em áreas como:
- Joelho;
- Nervo ciático;
- Região inferior das costas;
- Lombar;
- Articulação dos quadris;
- Vértebra lombar;
- Espinha cervical;
- Cotovelos.
Esse é, sem dúvida, um grande aliado para pacientes com problemas ortopédicos e reumáticos que sofrem com o desgaste ou a degeneração nas áreas citadas.
4. Coluna
Quem sofre de dores na coluna relata diversos sintomas incômodos que diminuem potencialmente a qualidade de vida e, muitas vezes, de locomoção do paciente. Voltados para essa área, os pontos de acupuntura nas costas são fundamentais para trazer benefícios como:
- Efeito anti-inflamatório na região;
- Diminuição das dores na lombar;
- Alívio da pressão na região;
- Melhora a qualidade do sono reparador.
5. Braços
Na região dos braços, antebraços e punhos existem diversos pontos interligados a órgãos importantes e relacionados à ortopedia. O tratamento a partir deles, pode produzir a diminuição e o alívio dos seguintes problemas:
- Inflamações;
- Dores musculares;
- Asma;
- Problemas de estômago;
- Enjôos;
- Insônia;
- Dor no braço;
- Dor na região do ombro.
Conheça mais sobre esse tratamento
Como vimos ao longo deste post, a acupuntura pode ser peça fundamental no tratamento de dores crônicas e grande aliada no combate aos sintomas de diversas doenças, principalmente relacionadas a problemas e lesões ortopédicas e reumáticas.