Dentre os sintomas de lesão no menisco estão a dor no joelho ao caminhar, subir e descer escadas. A dor é localizada na parte da frente do joelho, podendo atingir a parte mais lateral se a lesão for de menisco lateral ou na parte mais interior do joelho se for uma lesão do menisco medial.
O menisco é uma estrutura de cartilagem presente no joelho que serve para proteger os joelhos quando há impacto ou numa pancada diretamente no joelho ou na perna, por exemplo. Essa cartilagem é muito propensa a lesões em atletas, pessoas com excesso de peso, com artrite, artrose ou outro problema que afete a articulação dos joelhos.
O que pode causar a lesão
As lesões do menisco normalmente surgem devido a uma pancada forte no joelho, como acontece em vários tipos de esporte, como futebol, basquetebol ou tênis. No entanto, existem algumas situações do dia-a-dia que também podem lesionar o menisco como:
- Virar muito rápido o corpo sobre uma perna;
- Fazer agachamentos muito fundos;
- Levantar muito peso utilizando as pernas;
Com a idade, a cartilagem do menisco vai se tornando mais enfraquecida devido ao uso constante e à diminuição da circulação de sangue para o local, o que pode causar lesões mais fáceis após os 65 anos, mesmo ao subir ou descer escadas, por exemplo.
Geralmente a ruptura do menisco lateral está associada ao rompimento do ligamento cruzado anterior enquanto que a ruptura do menisco medial está associada a formação do cisto de Baker. A lesão no menisco lateral é mais comum em movimentos bruscos como acontece num jogo de futebol, enquanto que no menisco medial a lesão se forma por movimentos repetitivos, e a lesão começa na parte posterior do menisco e pode curar de forma espontânea, sem tratamento específico.
Sintomas de lesão no menisco
O principal sintoma de uma lesão no menisco é a dor na região anterior e/ou lateral do joelho, que piora ou dificulta subir e desces escadas. A dor é localizada e pode piorar com o passar dos dias e pode dificultar até mesmo o caminhar. Além disso há inchaço da região dolorida.O ortopedista poderá solicitar um raio-x para avaliar o joelho mas o melhor exame para diagnosticar uma lesão no menisco é a ressonância magnética.
O fisioterapeuta poderá identificar uma lesão no menisco através de testes de provocação de dor específicos realizados no consultório.Saiba mais sobre lesões de menisco no LINK