Blog

Conheça todos os benefícios do Visco-Regen

Presente em áreas como joelhos, cotovelos, tornozelos, pulsos e diversos outros locais, o tecido cartilaginoso é fundamental para possibilitar a realização de movimentos e a preservação da estrutura óssea do corpo humano. Mas o que fazer quando a cartilagem sofre desgaste?

Continue essa leitura e conheça um dos métodos mais atuais, seguros e eficazes para repor o colágeno e regenerar a cartilagem que sofreu alterações em sua forma e desempenho ao longo do tempo: a aplicação do Visco-Regen! Confira.

Perigos do desgaste na cartilagem

O principal papel desempenhado pela cartilagem é evitar o encontro de um osso com outro osso. Quando ocorre o desgaste da cartilagem, toda a estrutura óssea começa a ser comprometida naquela região, gerando dores e desencadeando agravamentos, como a deformação do local.

Com esse desgaste, a realização de movimentos é prejudicada ou mesmo impossibilitada, e em casos mais severos pode se colocar em risco a integridade da estrutura óssea que está sofrendo com os impactos diretos da movimentação.

Principais sinais do desgaste da cartilagem

Doenças como artrose e hérnia são exemplos de problemas causados pelo desgaste na cartilagem. Geralmente, quem sofre com esses problemas, reclama de sintomas como:

  • Dores intensas na região;
  • Perda de força;
  • Limitação de movimentos;
  • Diminuição da flexibilidade;
  • Travamento de movimentos;
  • Dormência no local;
  • Rangidos e estalos ao fazer algum movimento;
  • Alterações no sono em decorrência dos quadros de dor.

Quando esses sintomas se manifestam, é hora de realizar um acompanhamento adequado com o profissional certo: um médico reumatologista. A partir da análise feita por ele, é feito um plano de tratamento que envolve procedimentos que melhor vão corresponder às necessidades do paciente e oferecerão um melhor resultado. Entre as opções, uma delas se destaca pela eficácia e facilidade: a aplicação de Visco-Regen. 

O que é Visco-Regen?

Trata-se de um procedimento não cirúrgico realizado por meio da injeção de uma solução com componentes essenciais para o alívio de dores e controle de desgastes. O principal papel desempenhado é a nutrição e lubrificação de dois elementos essenciais para a qualidade das articulações: as cartilagens e os tendões. 

Em sua composição, o Visco-Regen possui elementos essenciais para proporcionar a regeneração dos tecidos:

  • Vitaminas;
  • Minerais;
  • Ácido hialurônico;
  • Plantas medicinais;
  • Antioxidantes.

Sua textura é viscosa, semelhante ao líquido existente na cartilagem para recompor os elementos essenciais que estão em falta naquela estrutura danificada. Como são nutridas as células da cartilagem articular, os movimentos e a estrutura passam a sofrer menos impactos e a ter o seu funcionamento normalizado.

 

Benefícios do Visco-Regen

Para os pacientes que optam por essa abordagem, os principais benefícios notados a curto, médio e longo prazo são:

  • Proporciona o aumento da viscosidade, gerando a produção de colágeno para a articulação e colágeno para a cartilagem presente naquela estrutura;
  • Lubrifica, reduz o atrito e, consequentemente, diminui o desgaste no local;
  • Interrompe as terminações nervosas responsáveis por enviar as mensagens de dor para o sistema neurológico, desempenhando, assim, um efeito analgésico muito útil para proporcionar uma melhora já na primeira aplicação;
  • Potencializa a capacidade de absorver nutrientes, criando um efeito hidratante;
  • Redistribui a pressão gerada na região e absorve melhor os impactos sofridos, diminuindo o desgaste e a sobrecarga que lesiona o local;
  • Cria um efeito oxirredutor para proteger as células e prevenir o envelhecimento dos tecidos;
  • Diminui a atividade de prostaglandinas e citocinas que causam inflamações no local;
  • Otimiza o desempenho dos tendões e da cartilagem;
  • Proporciona um aumento considerável de vasos sanguíneos que irrigam a região lesionada, gerando, assim, melhor oxigenação e absorção de nutrientes importantes para a reconstrução do tecido cartilaginoso. 

Em resumo, a qualidade de vida do paciente é restabelecida e a saúde daquela região regenerada. A infiltração é altamente eficaz para estimular a produção do colágeno e reduzir os quadros de dor vividos pelo paciente que é a responsável por tantos transtornos na sua rotina.

Como é feito o acompanhamento com profissional

A avaliação é feita levando-se em consideração alguns critérios como:

  • Idade;
  • Existência de excesso de peso;
  • Grau de evolução do desgaste na cartilagem;
  • Identificar se há presença de desgastes e deformidades na estrutura óssea.

Partindo da análise feita, é possível definir a quantidade que será aplicada e a necessidade de estender o procedimento para mais de uma sessão. A aplicação pode ser feita no próprio consultório,sem a utilização de uma anestesia geral, apenas local. O produto é colocado em uma seringa e aplicado na região.

Depois de realizado o procedimento, o acompanhamento posterior é feito para observar a resposta do corpo ao produto e a eficácia no paciente. Além disso, ao longo do tempo, o estado das articulações e cartilagens é medido para se evitar e combater um novo desgaste no local.

Procure quem entende do assunto!

Uma equipe especializada e capacitada para a realização de procedimentos como o Visco-Regen é primordial para a obtenção de bons resultados. Sabendo disso, conheça o Regenius Instituto! Com 16 anos no mercado e um histórico baseado em investir em conhecimentos e tecnologias para aprimorar tratamentos, a clínica especializada em ortopedia regenerativa tem no seu DNA a inovação e busca pela melhora da qualidade de vida dos pacientes.

Esse é um dos motivos que faz os mais de 23 mil pacientes que já passaram por atendimentos no Instituto reconhecerem a sua seriedade e dedicação, aprovando a experiência em 99% dos casos.

Estar com quem entende do assunto com propriedade faz toda diferença em se tratando da sua saúde e da preservação das suas articulações e estrutura óssea. Para saber mais sobre os diversos procedimentos realizados na clínica, entre em contato! A solução para suas dores e incômodos pode estar a um clique de você.

Quero entrar em contato!

Compartilhar nas redes sociais:
Última modificação em Quarta, 17 Janeiro 2024 15:30
Dr. Otávio Melo
Siga o Instituto Regenius nas redes sociais:

SÃO PAULO

BELO HORIZONTE

Aviso Legal

- Respostas terapêuticas dependem de múltiplas variáveis e características biológicas individuais de cada organismo. Os dados apresentados não configuram promessas de resultado, e nem garantias de que se o mesmo método for aplicado em pessoas diferentes alcançarão os mesmos benefícios.
- As informações contidas nesse site são de caráter meramente informativo e não tem como objetivo substituir consultas médicas, avaliação por profissionais de saúde, nem sugerir diagnósticos ou recomendação para tratamentos específicos.
- Os métodos apresentados possuem referências em artigos publicaods na literatura científica internacional, e  podem corresponder tanto a procedimentos regulamentados quando experimentais, de acordo com a regulamentação dos respectivos Conselhos Federais, à época do acesso, no Brasil.
-  As imagens ilustrativas foram obtidas em estúdio, banco de imagens, fontes da internet, fornecedores, parceiros ou simulações. Conforme a regulamentação vigente não publicamos fotos de pacientes reais. 

Image