Já aconteceu de você estar praticando algum esporte e acabar se lesionando? Essa é uma situação relativamente comum, tanto para atletas amadores quanto profissionais, porém é muito importante buscar um tratamento adequado quando acontecer.
Neste post, você entenderá quais são as principais lesões causadas pela prática de esportes e os tratamentos indicados para cada uma delas, garantindo que você volte a praticar suas atividades físicas rapidamente.
Luxação
A luxação acontece quando ocorre o deslocamento de uma articulação da sua posição normal. Essa situação, normalmente, dá-se devido a alguma queda ou prática de esportes de alto impacto.
Ao ter uma luxação, é interessante que a pessoa busque atendimento médico rapidamente, pois se trata de uma condição grave, podendo ser mais danosa do que uma fratura óssea, por exemplo.
Como tratar?
O tratamento da luxação se dá, principalmente, pela administração de analgésicos, para diminuir a sensação de dor causada pelo paciente. Além disso, também é necessário fazer com que a articulação volte para a sua posição normal.
É importante que essa recolocação da articulação seja feita apenas por um médico especialista, pois uma execução mal feita pode ocasionar uma piora do quadro do paciente.
Cãibra
A câimbra é uma contração dolorosa e involuntária de um músculo. Ela pode não ter relação com doenças, porém também pode aparecer após um treino excessivo ou, até mesmo, devido à falta de uso do músculo.
Alguns fatores de risco para o aparecimento de cãibras são uma dieta pobre em sais minerais e vitaminas, falta de condicionamento físico, problemas neurológicos, diabetes, entre outros.
Como tratar a cãibra?
Dois dos tratamentos oferecidos para o controle das cãibras são: alongamento e massagens no músculo em que o paciente está sentindo a dor, pois não existe um procedimento específico para essa situação.
Para evitar o seu aparecimento, é interessante investir na preparação do corpo antes de fazer atividade física, além de manter um bom equilíbrio dos sais minerais em seu corpo, principalmente por meio da hidratação.
Lombalgia
Já a lombalgia é a dor sentida na região lombar. Ela é comumente causada por lesões no esporte na região da coluna, mais especificamente, em músculos na região da lombar, parte inferior das costas. O incômodo pode sumir sozinho após algumas semanas, porém podem existir casos mais graves.
Algumas situações que podem ocasionar a lombalgia são: má postura, levantamento de peso impróprio, fraturas, falta de exercício físico, disco rompido ou ser um sintoma de artrite.
Veja também:
- Lesões esportivas: as classificações, prevenção e tratamento;
- Quais as lesões no esporte mais comuns? Saiba como prevenir!;
- Aparelho locomotor: problemas que são ligados ao corpo.
Como tratar a lombalgia?
O tratamento da lombalgia dependerá do estado do paciente. Como explicamos, casos mais simples podem ser tratados naturalmente, após algumas semanas. Já em outros casos, poderá ser necessário um tratamento mais invasivo.
O uso de medicamentos analgésicos pode ser indicado para o alívio das dores locais. Além disso, também é possível que o médico prescreva sessões de fisioterapia ou, até mesmo, cirurgias para a resolução do problema.
Tendinite
A tendinite é uma doença caracterizada pela inflamação de um ou mais tendões. Existem diversas causas para o aparecimento desse problema, sendo o mais comum pela lesão por esforço repetitivo.
Quando uma pessoa utiliza em demasia uma determinada região do corpo, seja durante a prática de esportes, seja no dia a dia, existe uma grande chance dos tendões da região ficarem lesionados ou inflamarem.
Uma das lesões de tendões mais comuns na prática de esportes é a Tendinite de Aquiles ou o termo mais usado pelos médicos, a Tendinopatia de Aquiles, que é a inflamação do Tendão de Aquiles ou do seu revestimento. Geralmente, ela é causada pela prática der esportes em que são usados, principalmente, os membros inferiores, como futebol, futevôlei e futebol de salão.
Como tratar a Tendinite?
O tratamento da tendinite pode variar conforme o estado do paciente. Em casos mais leves, o médico especialista poderá apenas receitar algumas medicações para o alívio da dor, porém existem casos mais graves em que a cirurgia é indicada.
O procedimento cirúrgico é realizado para retirar as inflamações que estão ao redor do tendão ou, até mesmo, para descomprimi-lo, permitindo que o paciente volte às suas atividades normais.
Para evitar o aparecimento da tendinite, é interessante que você busque encontrar a causa para o seu aparecimento, algo que pode ser facilitado com uma consulta médica especializada.
Assim, você poderá entender o que levou ao aparecimento desse problema e evitar a sua realização, o que também diminuirá as chances de esse problema voltar, como evitar fazer movimentos repetitivos ou fazer esforços excessivos.
Bursite
Já a bursite é uma inflamação que acontece na região da bursa, uma espécie de bolsa que ajuda a absorver o impacto das articulações durante a sua utilização. Assim como a tendinite, o esforço repetitivo é a principal causa para o aparecimento desse problema.
Além da dor, pessoas com bursite também podem apresentar outros sintomas, como inchaço e rigidez na região lesionada. Não é considerada uma situação grave, podendo ser tratada com analgésicos e repouso.
Como tratar a bursite?
Um tratamento bastante eficiente para tratar a bursite, bem como outros problemas na região das cartilagens e articulações é o Visco-Regen. Ele é feito por meio da aplicação de um líquido viscoso que visa a tratar e hidratar a região.
O tratamento com o Visco-regen é bastante prático, sem a necessidade de internação ou repouso após a sua realização. Após o tratamento, o paciente pode dirigir, subir escadas e caminhar normalmente.
Esse tratamento também pode promover o efeito amortecedor, ou seja, fazer com que a pressão advinda de impactos e sobrecargas seja melhor distribuída, o que também ajudará na diminuição da causa de lesões.
Entorse
A entorse é considerada um dos tipos de lesões mais frequentes no meio esportivo. Ela é ocasionada por uma distensão excessiva do ligamento do tornozelo ou de outras regiões, bem como de outras estruturas responsáveis por garantir a estabilidade das articulações.
Esse problema pode ter diversas causas, como traumatismos, realização de movimentos bruscos, tropeços ou má colocação do pé ao caminhar, correr ou pular, por exemplo. Geralmente, os joelhos e lesão tornozelo são as regiões mais afetadas.
Como tratar a Entorse?
Assim como outras lesões, o tratamento da entorse ou do rompimento do ligamento do tornozelo pode variar conforme a gravidade da entorse. Em alguns casos, a aplicação de gelo no local e repouso podem ajudar no alívio dos sintomas, bem como o uso de remédios anti-inflamatórios.
É interessante que você busque auxílio médico para fazer tratamentos preventivos, ou seja, que evitem o aparecimento dessa e outras lesões durante os seus treinos ou competições.
E então? Conseguiu entender quais são as principais lesões causadas pela prática de esportes e quais são os tratamentos adequados? Dessa maneira, você saberá quando respeitar seus limites e a importância de se buscar um tratamento adequado caso alguma das situações descritas aconteça.
Quer saber mais sobre o joelho e como agir da melhor maneira para recuperação dessa articulação tão complexa? Então baixe nosso ebook “Guia completo para prevenção e reabilitação do joelho”!