Frequentemente presente na sociedade, a fibromialgia consiste em uma causadora de muitas dores no corpo e de outros sintomas desconfortáveis. Nesse contexto, o sentimento de angústia causado pela dor crônica é gigantesco, e para buscar o alívio dessa dor e a melhora do paciente com fibromialgia, é importante conhecer quais são os melhores exercícios para ele.
Sabe-se que a prática de exercícios físicos é benéfica para inúmeras situações da vida do ser humano, e para o avanço do tratamento de pessoas com fibromialgia não é diferente; por meio de uma prática responsável, constante e gradativa, os resultados ficam visíveis e satisfatórios.
Para se informar mais sobre a ligação entre exercício físico e fibromialgia, confira este post!
Entenda um pouco sobre a fibromialgia:
A fibromialgia apresenta alguns sintomas, como: sono não reparador, alterações de memória e atenção, ansiedade e depressão, alterações intestinais, grande sensibilidade ao toque e dor crônica. No entanto, é importante destacarmos a dor crônica, uma vez que ela é o sintoma principal para o diagnóstico da FM. Essa dor altamente desconfortável pode estar presente na região das articulações, na pele ou nos ossos.
Em decorrência disso, é notória a necessidade de se buscar um tratamento para a fibromialgia, tendo o exercício físico como um dos primeiros passos para alcançar a melhora.
Uma rotina de exercícios físicos deve fazer parte da vida do paciente diagnosticado com a de fibromialgia, e para saber qual o melhor exercício para quem tem fibromialgia e mais detalhes sobre essa prática, leia as informações a seguir.
A importância do exercício físico para o tratamento de fibromialgia
A fibromialgia e o exercício físico devem estar aliados para o alívio da dor crônica, o combate ao sono não reparador, entre outros benefícios que possibilitem uma melhor qualidade de vida para as pessoas que têm fibromialgia.
Quando as dores e os outros sintomas aparecem, é perceptível um desânimo para com a prática de exercícios. No entanto, é imprescindível que seja entendida a importância dessa prática diária como a forma mais efetiva de diminuir as dores e trazer um bem-estar para esses pacientes. Tendo essa consciência, é evidente que deve haver um incentivo à permanência da prática de exercícios físicos, pois é por meio deles que os resultados positivos serão alcançados.
A rotina de exercícios deve ser gradual, ou seja, a pessoa deve começar por exercícios mais simples e ir avançando aos poucos, até encontrar o exercício ao qual ela consiga se adaptar frente as suas limitações.
É importante ressaltarmos que todos os exercícios físicos, especialmente em casos de tratamento para a fibromialgia, exigem recomendações médicas e o acompanhamento de profissionais de excelência, a fim de que não seja cometido nenhum erro e não haja algum tipo de piora.
Saiba alguns exercícios para a fibromialgia:
Seguindo o raciocínio sobre a busca de melhorias na pessoa que possui fibromialgia, é imprescindível conhecer os melhores exercícios e os mais eficazes para isso, sendo alguns deles:
1- Fisioterapia
Nos exercícios para fibromialgia, a fisioterapia faz parte diretamente do tratamento para o combate da fibromialgia; nela, é possível ver alguns exercícios adequados para quem tem fibromialgia e busca aliviar as dores, combater o sono não reparador, superar o cansaço e os outros sintomas. Dentro da fisioterapia, existem algumas formas de tratar a fibromialgia, como exercícios de alongamento e hidroterapia/aquoterapia — atividades que são realizadas dentro de uma piscina e com a ajuda de um fisioterapeuta.
2- Caminhada
Fazer caminhada diariamente e, caso haja um preparo físico, correr também é importante.
3- Aeróbicos
Os exercícios aeróbicos são os mais recomendados em caso de fibromialgia; eles apresentam os melhores resultados quanto ao bem-estar das pessoas que sofrem com essa condição.
4- Fortalecimento muscular
Exercícios voltados para o fortalecimento muscular conseguem aliviar as dores causadas pela fibromialgia, principalmente se for praticada com atividades aeróbicas e alongamento.
5- Pilates
O pilates é uma opção muito interessante de exercício para fibromialgia, já que é uma forma de alongar os músculos, fortalecer a musculatura e melhorar a postura sem muitos impactos na articulação.
6- O alongamento muscular
Apesar de ter um efeito pequeno no alívio das dores no corpo, é muito importante essa prática, principalmente quando aliada a outras atividades, como o fortalecimento da musculatura e as atividades aeróbicas.
Pontos importantes
Apesar de ser muito difícil no início, devido às dores e ao desânimo, é preciso, em primeiro lugar, acreditar nos efeitos positivos que podem ser causados com a prática de exercícios físicos para o fim da fibromialgia. Após entender isso, será preciso persistência e não parar no meio do caminho. O pensamento do paciente deve estar centrado em acreditar na melhora diária a partir dos exercícios, seja com os mais simples possíveis, seja com os mais desafiadores.
Ademais, é de extrema necessidade respeitar o limite do seu corpo. O início desse hábito diário de exercícios para a fibromialgia é delicado e deve ser feito de maneira que não extrapole as limitações do corpo e não acabe piorando os sintomas. Portanto, é preciso uma atenção para que toda a movimentação do corpo seja realizada com cuidado. Caso venha a doer, é necessário diminuir o ritmo.
De fato, os melhores exercícios para fibromialgia devem ser adaptados conforme a resposta corporal do paciente, e isso requer paciência. É preciso lidar com essa situação tentando enxergar de forma mais calma e carinhosa com o corpo, esforçando-se para escutá-lo sempre e, assim, possibilitar avanços.
Nesse contexto, os sintomas de fibromialgia podem ser aliviados quando se busca entender quais os melhores exercícios para quem tem fibromialgia e colocá-los como uma prática constante e de forma gradativa. Dessa maneira, é possível notar que uma boa qualidade de vida para quem tem fibromialgia é possível e alcançável.
Para saber mais sobre fibromialgia e exercício físico de forma aprofundada, descobrindo mais os seus sintomas, os exercícios físicos mais adequados e as formas de tratamento que dispensam o uso de medicação, confira, também, nosso e-book: Tratamento da fibromialgia – um guia para controlar sem remédios.
Ainda tem dúvidas? Entre em contato com uma equipe preparada para oferecer os melhores atendimentos e tratamentos para o seu caso!