6 motivos que causam dor no cotovelo, e o que fazer para eliminá-los

Ao contrário do que parece, o cotovelo é uma articulação complexa e atua diretamente com vários movimentos feitos diariamente pelo braço e pela mão do ser humano. À vista disso, entende-se o motivo do intenso desconforto causado por alguma lesão no cotovelo.

Mas então, o que é dor no cotovelo? Continue neste post para entender as possíveis causas e quais as formas mais eficazes de realizar o tratamento!

Dor no cotovelo

A dor no cotovelo é muito comum no grupo de pessoas que praticam atividades físicas como musculação, crossfit, tênis e golf. Nesse contexto, é perceptível que o esforço repetitivo pode gerar dores no cotovelo, que, inicialmente, podem não significar uma gravidade, mas cujo cuidado é necessário para que não haja uma piora.

Sabendo disso, é importante realizar uma autoanálise, a fim de criar o hábito de observar e prestar atenção nos sintomas do seu corpo, saber quando a dor começou e entender se as dores estão presentes tanto no cotovelo direito quanto no esquerdo. 

Procure sempre ficar atento para perceber se é uma dor frequente e buscar ajuda de profissionais de excelência. Além de conseguir identificar o problema da dor no cotovelo com mais rapidez, é possível, também, ajudar o profissional a descobrir a causa da lesão e saber como proceder com mais facilidade. Em relação ao cotovelo, são relatadas diferentes formas e locais do incômodo, sendo eles:

  • dor no osso do cotovelo;
  • dor no cotovelo esquerdo;
  • dor no cotovelo direito;
  • dor na parte posterior do cotovelo.

Conheça as causas

Sabe-se que a dor no cotovelo pode ser causada por diversas situações, veja 6 possíveis causas dessas dores:

1. Bursite no cotovelo

A dor aparece na parte detrás do cotovelo, quando se apoia em superfícies mais duras, sendo muito comum em estudantes, por exemplo. Ela se deve a uma inflamação no tecido que serve para amortecer o cotovelo.

Para aliviar a dor no cotovelo: é interessante aplicar compressas quentes, ficar de repouso e buscar ajuda de profissionais especializados.

2. Fratura no braço

Pode estar relacionada a grandes impactos ou a acidentes que atinjam algum osso próximo à região do cotovelo.

Para aliviar a dor no cotovelo: nessa situação, é importante ir ao hospital e seguir as recomendações dos profissionais de saúde.

3. Compressão do nervo ulnar

A compressão do nervo ulnar se dá, geralmente, após uma cirurgia ortopédica que ocasiona muita dor e falta de força.

Para aliviar a dor no cotovelo: procurar ajuda médica e tratamentos fisioterapêuticos é a forma mais correta de proceder.

4. Epicondilite

A epicondilite consiste na inflamação dos tendões do cotovelo, causando muita dor ao se fazer movimentos com o braço, ainda que simples. Além disso, existe, também, uma grande sensibilidade ao toque. A epicondilite é, geralmente, causada pela prática de algumas atividades físicas, apresentando dois tipos:

  1. Cotovelo de golfista (quando afeta a parte interna do cotovelo);
  2. Cotovelo de tenista (quando afeta a parte lateral do cotovelo).

A dor piora com os movimentos de flexão e de extensão do braço.

Para aliviar a dor no cotovelo: deve-se ficar de repouso, colocar compressas de gelo quente, procurar tratamento médico e fisioterapêuticos.

5. Artrite no cotovelo

A artrite é muito comum em pacientes mais velhos, quando se trata do cotovelo, não é diferente. Ela aparece devido a uma inflamação na articulação do cotovelo e gera inchaço.

Para aliviar a dor no cotovelo: é imprescindível procurar um médico especializado e um fisioterapeuta para que acompanhem o paciente.

6. Plica sinovial

É uma dobra que existe dentro da articulação do cotovelo, quando ela muda de forma, pode ocasionar dores na parte detrás do cotovelo e é possível escutar estalos quando o braço é esticado ou dobrado.

Para aliviar a dor no cotovelo: pomadas anti-inflamatórias, procurar profissionais competentes e fazer o exame de ressonância magnética.

Conheça o tratamento

Tendo conhecimento das prováveis causas da dor no cotovelo, são importantes uma consulta e um acompanhamento médico e fisioterapêutico, a fim de que seja diagnosticada da melhor forma, possibilitando que o processo seja efetivo e otimizado. 

Sabendo do diagnóstico, o tratamento será direcionado de maneira mais específica. Com isso, é preciso enfatizar que a fisioterapia faz parte de grande parte dos métodos para o combate à dor de cotovelo.

As formas de tratamento são, majoritariamente, a partir de processos e atividades fisioterapêuticas, de acompanhamento médico, de medicamentos e, em alguns casos, se for preciso cirurgia, de fisioterapia no pós-operatório.

O tratamento pode utilizar também métodos como Ortolaser, Magneto-Regen e Piezo-Regen, ou infiltrações como Visco-Regen; conheça mais sobre eles.

Saiba como se prevenir

É inegável que a prevenção é a melhor forma de lidar com diversas enfermidades, assim como com as dores no cotovelo. Diante disso, é possível observar a importância de se buscar hábitos saudáveis que contribuam para a prevenção da dor no cotovelo. De fato, essa busca é positiva para todas as pessoas, mas, no caso das dores no cotovelo, é importante o destaque para os atletas, já que é uma lesão frequente nesse grupo. Portanto, vale pontuar algumas dicas para evitar essas dores:

  • A alimentação saudável e a atividade física moderada são as bases de uma vida saudável e devem ser vistas como primordiais para o tratamento de qualquer doença.
  • Buscar entender quais atividades estão trazendo danos ao seu corpo e adaptá-las.
  • Praticar atividades físicas com supervisão de um profissional qualificado, com o intuito de que os movimentos sejam realizados de forma correta, sem causar danos ao corpo.
  • Prestar atenção em manter a postura de forma correta.
  • Aumentar os intervalos entre algumas atividades.
  • Adaptar alguns equipamentos conforme as necessidades do seu corpo.

A partir dessa busca por práticas saudáveis na rotina, é possível evitar qualquer tipo de dor no cotovelo e ter uma vida ativa e saudável.

Para saber mais informações, dicas e instruções sobre aquela dor de cotovelo que tanto incomoda, basta acessar o site para encontrar tanto o esclarecimento das suas dúvidas como profissionais altamente qualificados e especializados no assunto, dispostos a ajudar no combate às dores no cotovelo, trazendo os conhecimentos necessários para aliviar a dor. 

Cuidar da saúde deve ser prioridade na vida de todo ser humano, não deixe de agendar o seu atendimento com um especialista!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *