Blog

Quais as causas e como prevenir a dor lombar no ciclismo?

Uma parcela expressiva de ciclistas profissionais e amadores compartilha, além da paixão pelo esporte, um problema tanto comum quanto incômodo: a lombalgia. Essa dor na região lombar acomete os adeptos dos pedais com mais frequência do que as lesões no joelho.

De acordo com um estudo realizado por pesquisadores holandeses e publicado no The American Journal of Sports Medicine, enquanto as dores e as lesões no joelho foram identificadas em 23% dos atletas, as lombalgias representaram 45% das queixas no período de 12 meses.

Essa constatação não tem o objetivo de desestimular a prática de uma atividade que traz tantos benefícios para o condicionamento físico. O estudo identifica uma realidade, mas é possível pedalar habitualmente e não sofrer com tais dores. 

Lombalgia em ciclistas: principais motivos

O primeiro passo para se evitar a indesejável consequência desse mal é saber o que tem causado a dor na lombar. Alguns fatores estão diretamente relacionados com o corpo do ciclista e outros com questões mecânicas, ou seja, ligados à bicicleta.

Você pedala com frequência e tem sentido um desconforto persistente na parte inferior das costas? Confira abaixo alguns dos principais motivos da lombalgia em ciclistas!

Músculos do core enfraquecidos

Durante o ato de pedalar, não são as pernas que estão em esforço; há uma grande exigência do core conjunto de músculos formado por oblíquo interno, oblíquo externo, quadrado lombar, glúteo maior, médio e menor, pelvitrocantérico e reto abdominal responsável por garantir a estabilidade da coluna e da pélvis.

Quando o core está enfraquecido, o que acontece por falta de exercícios que trabalham essa musculatura, a coluna não tem um suporte adequado. A sobrecarga na região lombar pode ocasionar um processo inflamatório, conduzindo à dor.

Treinos de alta intensidade

Qualquer prática esportiva deve ser iniciada e conduzida com moderação para que o corpo possa acompanhar o ritmo e não ser submetido a um estresse desnecessário. Essa recomendação vale também para o ciclismo.

Quando o ritmo e o volume dos treinos são aumentados repentinamente, há uma maior sobrecarga e possibilidade de lesões.

Postura inadequada

A postura é importante em qualquer atividade realizada, seja para manter-se sentado na hora de trabalhar, seja durante a prática de exercícios físicos. O flexionamento excessivo do tronco, as costas curvadas e os joelhos que não atingem um ângulo de 90º durante a flexão são algumas das características de uma postura incorreta.

Os músculos enfraquecidos do core contribuem para que seja difícil manter o porte adequado. Além disso, alterações anatômicas, como uma perna mais curta do que a outra, também podem contribuir para que a postura adotada não seja adequada. A lombalgia é, possivelmente, uma das consequências dessa dinâmica.

Falta de ajuste na bicicleta

Na lista dos motivos mecânicos está a incompatibilidade entre a bicicleta utilizada e o corpo do ciclista. Se o selim for muito alto ou muito baixo, por exemplo, o praticante terá dificuldade em manter as costas em uma posição que não sobrecarregue a lombar. O mesmo acontece se o guidão for muito distante em relação ao comprimento dos braços.

Pedalar em uma bicicleta que não possui as características adequadas significa colocar o corpo sob um forte estresse que pode provocar lesões. 

Como prevenir a dor lombar no ciclismo

É verdade que existem diferentes causas para a dor na lombar, o que pode ser um pouco desanimador. No entanto, é possível prevenir esse problema com algumas práticas simples, sem precisar abrir mão do ciclismo. Veja o que fazer para evitar lesões e desfrutar apenas das vantagens do esporte.

Ajuste a bicicleta ao seu biotipo

A bicicleta utilizada precisa respeitar a antropometria do ciclista, favorecendo a manutenção de uma postura adequada. É possível reajustá-la de acordo com as medidas do praticante, recorrendo a um profissional de bike fit, que vai adicionar ou retirar complementos conforme necessário para se evitar vícios posturais.

Não aumente a intensidade ou frequência dos treinos repentinamente

Tal como foi falado anteriormente, a frequência e a intensidade em que se treina devem aumentar a um ritmo cadenciado. Esforços exagerados, principalmente se constantes, podem ocasionar lesões.

Segundo o Colégio Americano de Medicina do Esporte, por semana, o aumento na quantidade de treinos não deve ultrapassar 20%. Essa porcentagem é segura o suficiente para evitar a lombalgia.

Invista em exercícios de fortalecimento do core

Praticar esportes é sempre favorável para a saúde, e com o ciclismo não é diferente. No entanto, além de pedalar, vale exercitar os músculos do core, pois eles darão sustentação à coluna, protegendo-a de lesões. Músculos fortalecidos fazem com que seja mais natural manter a postura correta.

Alongamentos também ajudam a aumentar a flexibilidade das costas e a absorção de impactos torna-se mais eficiente.

Alterne posições enquanto pedala

Ao contrário do que se pensa, a forma mais correta de se pedalar é levantar do selim com alguma frequência. Manter-se sentado durante muito tempo aumenta não apenas o risco de lombalgia como também de compressão dos discos invertebrais, principalmente durante a prática de ciclismo em terrenos acidentados. 

Se tiver dor, procure um médico especialista

O melhor a se fazer para saber como aliviar a dor na lombar é buscar atendimento médico. O profissional fará o diagnóstico adequado ao levar em consideração todo o contexto. Usar paliativos para mascarar o incômodo pode transformar uma situação mais simples em um problema crônico.

Os esportistas profissionais e atletas de fim de semana estão propensos a algumas lesões, sejam elas causadas por impactos, sejam por movimentos repetitivos. Leia o nosso post sobre o assunto e descubra quais são os traumas mais comuns no esporte!

 

Aviso Legal:

Instituto Regenius CNPJ 18.665.900/001-13

Rua Gonçalves Dias, 82, Funcionários - Belo Horizonte

 

  1. As informações contidas nesse material (áudio, vídeo, imagem ou texto) não tem como objetivo substituir consultas médicas, avaliações por profissionais de saúde, nem sugerir diagnósticos ou recomendação para tratamentos específicos.
  2. Não é possível definir diagnósticos nem indicar tratamentos individuais, sem que ocorra previamente uma avaliação profissional individualizada.
  3. Os métodos demonstrados podem corresponder tanto a procedimentos regulamentados quanto experimentais, de acordo com a normatização dos respectivos Conselhos Federais à época da veiculação ou do acesso, mas todos os dados apresentados são embasados em artigos científicos publicados na literatura médica internacional.
  4. Todo o conteúdo possui caráter exclusivamente educativo, com imagens ilustrativas, e é destinado ao público médico e/ou de profissionais da saúde, que possam se interessar, sem configurar qualquer finalidade lucrativa.
  5. Em caso de dúvidas, ou interesse em mais informações, sugerimos que entre em contato conosco.

 

Referências Legais

Resolução CFM 1974/11 - Artigo 8º

Despacho CFM 143/19 - Artigo 75

Lei de Liberdade Econômica 13874/19 - Artigo 4º, Inciso VIII c/c Artigo 5º

 

Responsáveis Técnicos

Dr. Otávio de Melo Silva Júnior - Médico Ortopedista - CRMMG 41116 - RQE 25306

Dra. Lorena Nunes - Enfermeira - COREN 375466 - ENF

Dra. Glauciane Rezende - Fisioterapeuta - CREFITO-4 224282-F

Compartilhar nas redes sociais:
Última modificação em Segunda, 22 Janeiro 2024 14:42
Dr. Otávio Melo
Siga o Instituto Regenius nas redes sociais:

SÃO PAULO

BELO HORIZONTE

Aviso Legal

- Respostas terapêuticas dependem de múltiplas variáveis e características biológicas individuais de cada organismo. Os dados apresentados não configuram promessas de resultado, e nem garantias de que se o mesmo método for aplicado em pessoas diferentes alcançarão os mesmos benefícios.
- As informações contidas nesse site são de caráter meramente informativo e não tem como objetivo substituir consultas médicas, avaliação por profissionais de saúde, nem sugerir diagnósticos ou recomendação para tratamentos específicos.
- Os métodos apresentados possuem referências em artigos publicaods na literatura científica internacional, e  podem corresponder tanto a procedimentos regulamentados quando experimentais, de acordo com a regulamentação dos respectivos Conselhos Federais, à época do acesso, no Brasil.
-  As imagens ilustrativas foram obtidas em estúdio, banco de imagens, fontes da internet, fornecedores, parceiros ou simulações. Conforme a regulamentação vigente não publicamos fotos de pacientes reais. 

Image