Pé e Tornozelo

Como ocorre a lesão de ligamento do tornozelo?

ligamento do tornozelo ligamento do tornozelo

A lesão de ligamento do tornozelo é bastante comum, especialmente em pessoas que praticam esportes, como futebol, vôlei, basquete, futsal, entre outros. Por isso, é muito importante saber como ocorre o rompimento do ligamento do tornozelo para evitar que essa lesão aconteça e desenvolva uma dor crônica.

Logo, leia este post e descubra o que é ligamento do tornozelo, como ocorre a entorse do tornozelo e como identificar quando um ligamento é rompido. Leia até o final e tire todas as suas dúvidas!

O que é ligamento do tornozelo?

Os ligamentos do tornozelo são estruturas elásticas que mantêm a articulação na posição correta. Sendo assim, os ligamentos são os estabilizadores laterais do tornozelo e, por isso, os principais responsáveis pela estabilidade da articulação.

Quando não há entorse de tornozelo — ou seja, quando não há uma lesão ligamentar — e os ligamentos estão funcionando em condições normais, por serem estruturas elásticas, distendem até o seu limite e depois regressam à sua posição inicial. Dessa forma, todos os ligamentos possuem uma amplitude específica de movimento e limites de movimentação para manter as articulações estabilizadas.

Os ligamentos no tornozelo são: deltóide (ligamento medial forte); talofibular anterior e posterior (ligamentos laterais); calcaneofibular (ligamento lateral).

Portanto, agora que você já sabe o que é ligamento do tornozelo e qual a sua função para uma movimentação saudável e sem dor dessa parte do corpo, prossiga com a leitura e entenda como ocorre o rompimento do ligamento do tornozelo.

Como ocorre o rompimento do ligamento do tornozelo?

O rompimento do ligamento do tornozelo costuma ocorrer quando alguém, acidentalmente, move o tornozelo de forma anormal e ultrapassa o limite de distensão do ligamento. Alguns exemplos de movimentos anormais são: torção, rotação e rolamento do pé. Dessa forma, o ligamento do tornozelo costuma ser rompido devido a um movimento de inversão do pé, quando a articulação é forçada para o lado de dentro. Porém, também existem casos de entorse, devido à eversão do pé, quando a articulação é forçada para o lado de fora.

Em outras palavras, o ligamento do tornozelo pode ser rompido quando o pé torce ou rola, bem como quando realiza qualquer movimentação que força a articulação do tornozelo a sair fora da sua posição normal. Por isso, o ligamento do tornozelo rompido é uma lesão frequente nos esportes que exigem movimentos repentinos e nos extremos da amplitude, como futebol, futsal, atletismo, vôlei, basquete etc.

Isso porque os movimentos inadequados dos pés, que são mais propensos a acontecer acidentalmente durante a prática de esportes, podem fazer com que os ligamentos do tornozelo sofram um estiramento ou, em casos mais críticos, se rompam.

Entretanto, a entorse de tornozelo não ocorre apenas durante a prática de esportes. Afinal, estamos sujeitos a torcer o pé até mesmo realizando simples atividades do dia a dia, seja devido ao uso de salto alto ou sapatos muito largos ou a irregularidades nas calçadas, por exemplo.

Independentemente de como tenha ocorrido a lesão, se o ligamento foi estirado ou rompido, quando não há o acompanhamento médico adequado, é possível que se desenvolva dor crônica.

Ainda mais, a lesão de ligamento do tornozelo pode variar entre ligeira a grave, a depender do nível de danificação do ligamento e de quantos ligamentos foram afetados devido ao movimento inadequado do tornozelo. Por isso, é fundamental um diagnóstico médico para se identificar a gravidade da lesão e iniciar o tratamento correto.

 

 Veja também:

Guia completo para prevenção e reabilitação do joelho

 

Dicas para prevenir uma entorse de tornozelo

Diante disso, algumas práticas importantes para prevenir o rompimento do ligamento do tornozelo são:

  • fazer aquecimentos antes da prática de exercícios físicos;
  • fazer exercícios de fortalecimento muscular;
  • usar calçados resistentes e adequados para a prática esportiva;
  • evitar salto alto e sapatos muito largos;
  • prestar atenção às superfícies em que caminha, a fim de evitar torção ou outro movimento inadequado devido à irregularidade do chão.

Sendo assim, uma vez que você já sabe como ocorre o rompimento do ligamento do tornozelo e, portanto, sabe quais são os cuidados a serem tomados para evitar essa lesão, continue a leitura e entenda como identificar quando o ligamento do tornozelo é rompido. Leia até o final!

Como identificar quando o ligamento do tornozelo é rompido?

Existem variações de gravidade da entorse de tornozelo, dessa forma, em uma entorse menos grave, os sintomas são dor e edema (inchaço), porém o tornozelo costuma permanecer estável e é possível caminhar sentindo pouca dor. Por sua vez, em uma entorse um pouco mais grave, é possível que ocorram contusões e sensibilidade ao redor do tornozelo, por isso, as dores são mais fortes ao caminhar.

Entretanto, no caso de uma entorse bastante grave, o tornozelo é instável e não é possível caminhar, uma vez que o tornozelo não oferece firmeza e o nível de dor é muito alto. Portanto, a fim de se identificar um ligamento do tornozelo rompido, bem como o grau da lesão ligamentar, são realizados exames, e o médico especialista vai determinar qual o tratamento adequado.

Os exames realizados para identificar quando o ligamento do tornozelo é rompido costumam ser raio X, raio X de estresse, ressonância magnética (RM) ou ecografia (ultrassom).

Logo, os sinais e sintomas do ligamento do tornozelo rompido são:

  • dor no pé (costuma ser imediata, logo após a lesão);
  • edema (inchaço);
  • equimose local (tornozelo com cor escura);
  • sensibilidade ao toque, geralmente, e a dor aumenta com os movimentos;
  • a depender do grau da lesão, pode ocorrer perda leve ou total da função do tornozelo.

Sendo assim, se você sentir algum desses sintomas, procure um ortopedista imediatamente para realizar o diagnóstico correto e proceder com o tratamento mais eficaz de acordo com o seu caso, a fim de proporcionar alívio dos sintomas e evitar o desenvolvimento de dor crônica.

Por fim, você pôde compreender o que é ligamento do tornozelo, como ocorre lesão ligamentar nessa região do corpo e como identificar quando o ligamento do tornozelo é rompido ou sofre estiramento. Da mesma forma, está clara a importância do acompanhamento médico quando ocorre uma entorse de tornozelo.

Saiba mais sobre esse assunto! Leia, agora mesmo, sobre romper ligamento: o que fazer até chegar em um especialista?

Romper ligamento: o que fazer até chegar em um especialista?

Compartilhar nas redes sociais:
Última modificação em Segunda, 31 Janeiro 2022 17:55
Dr. Otávio Melo
Siga o Instituto Regenius nas redes sociais:

SÃO PAULO

BELO HORIZONTE

Aviso Legal

- Respostas terapêuticas dependem de múltiplas variáveis e características biológicas individuais de cada organismo. Os dados apresentados não configuram promessas de resultado, e nem garantias de que se o mesmo método for aplicado em pessoas diferentes alcançarão os mesmos benefícios.
- As informações contidas nesse site são de caráter meramente informativo e não tem como objetivo substituir consultas médicas, avaliação por profissionais de saúde, nem sugerir diagnósticos ou recomendação para tratamentos específicos.
- Os métodos apresentados possuem referências em artigos publicaods na literatura científica internacional, e  podem corresponder tanto a procedimentos regulamentados quando experimentais, de acordo com a regulamentação dos respectivos Conselhos Federais, à época do acesso, no Brasil.
-  As imagens ilustrativas foram obtidas em estúdio, banco de imagens, fontes da internet, fornecedores, parceiros ou simulações. Conforme a regulamentação vigente não publicamos fotos de pacientes reais. 

Image