Joelho

Bursite

Bursite do Joelho Bursite do Joelho

O corpo humano conta com uma série de estruturas que possuem o objetivo de diminuir o atrito entre os ossos, músculos e tendões. Entre essas estruturas estão as bursas, bolsas de líquido que absorvem parte do impacto dos movimentos. Quando uma das bursas do joelho se inflama, ocorre a bursite no joelho.

Imagine uma situação em que o joelho não possui cartilagens. Isso ocorre, muitas vezes, em casos de osteoartrite, em que as cartilagens se degeneram e deixam de agir. Em um caso deste tipo, os ossos passam a se atritar, causando impactos incômodos e, muitas vezes, dolorosos. O impacto constante também promove o maior desgaste da região, e favorece o aparecimento de problemas.

As limitações são muito semelhantes às que surgem quando uma bursa se inflama. A bursa é a responsável pela produção do líquido sinovial, e por isso também é chamada de bolsa sinovial. O líquido promove a lubrificação das articulações. Ele ainda absorve grande parte dos impactos provocados pelos movimentos do dia a dia.

Existem bolsas sinoviais espalhadas por todo corpo. Elas sempre ficam posicionadas entre os ossos e músculos, tendões ou ligamentos. Quando a estrutura se inflama, ela produz muito mais líquido do que deveria, tornando-se inchada. O resultado é a dor e a dificuldade para realização de movimentos simples.

Cada uma das bursas do joelho pode sofrer inflamação, mas algumas delas são mais sujeitas ao problema. São elas: a pré-patelar, anseriana, da banda iliotibial, infrapatelar e semimembranosa.

1. Bursite pré-patelar

Popularmente conhecida como “joelho de empregada doméstica”, essa inflamação ocorre na bursite localizada na parte da frente do joelho. Mais especificamente logo acima da patela. A condição é bastante comum nos indivíduos que passam muito tempo ajoelhados. Seus principais sintomas são a dor e o inchaço abaixo do joelho.

2. Bursite anseriana

Já a bursite anseriana é mais conhecida como pata de ganso. Essa bolsa fica localizada no lado interno do joelho, entre o ligamento colateral mediano e os tendões mediais do joelho dos músculos gracil, sartório e semitendinoso. Seu surgimento, na maioria das vezes, está ligado ao uso excessivo do joelho, e por isso a condição é mais recorrente em atletas.

3. Bursite iliotibial

Entre a faixa iliotibial e a parte exterior do osso da canela, há a bursa iliotibial. Essa localização no lado externo do joelho costuma ser bastante dolorosa.

4. Bursite infrapatelar

Uma inflamação infrapatelar pode acontecer em duas bursas diferentes. A primeira fica localizada entre a pele o tendão patelar. Já a bursa profunda amortece a parte de trás do osso da tíbia, uma vez que fica mais atrás do tendão patelar. Quando inflamadas, ambas as estruturas podem provocar inchaço logo abaixo da patela.

5. Bursite semimembranosa

Também conhecida como Cisto de Baker, essa inflamação é a mais comum no joelho, além da bursite pré-patelar. A estrutura fica localizada na parte de trás do joelho, e o principal sintoma da sua inflamação é um caroço nessa região. Muitas vezes, o problema está associado à artrite.

Sinais e sintomas

 

Os sinais e sintomas de bursite no joelho podem variar, dependendo da bursa que é afetada e do fator que causa a inflamação. Os sintomas mais frequentes são sensibilidade, inchaço e sensação de calor na porção afetada do joelho e dor ao fazer alguns movimentos, como subir as escadas, por exemplo.

 

Possíveis causas

 

A bursite no joelho pode ser causada por vários fatores, como:

  • Infecção bacteriana da bursa;
  • Excesso de forças friccionais que podem ocorrer durante alguma atividade física;
  • Lesões, como quedas ou golpes no joelho;
  • Doenças como artrite reumatóide, osteoartrite ou gota;
  • Excessiva pressão no joelho;

 

É importante destacar que não é incomum a ocorrência de dores ou inchaço no joelho. Isso pode acontecer, por exemplo, após um intenso dia de exercícios, ou após uma pancada direta na região.

Quando o problema é apenas momentâneo, porém, ele desaparece em alguns dias. Contudo, se os sintomas durarem mais do que uma semana, provavelmente indicam uma bursite ou outras doenças na região. Logo, é essencial procurar auxílio médico. 

Além disso, trabalhar de joelhos em superfícies duras por tempos prolongados ou praticar desportos em que ocorre frequentemente queda sobre o joelho, pode também levar à formação de uma bursite. 

 

Tratamento

Existem diversos tipos de tratamento para a bursite. Por este motivo, é fundamental realizar o correto diagnóstico do problema. Definindo adequadamente o local da inflamação e se não há outra doença associada, o médico ortopedista pode indicar a terapia mais eficaz ao quadro daquele paciente.

Para o diagnóstico correto, o especialista procura, primeiro, conhecer o histórico do indivíduo, além dos seus sintomas. Em seguida, realiza um exame físico, visando perceber qualquer tipo de inchaço ou alteração no joelho.

Em seguida, pode ser necessário realizar alguns exames de imagem, como a ultrassonografia ou até mesmo uma ressonância nuclear magnética, para que seja possível visualizar a inflamação ou lesão da bolsa sinovial e demais estruturas possivelmente envolvidas.

 

Para saber mais a respeito dos tratamentos possíveis, acesso o LINK

Compartilhar nas redes sociais:
Última modificação em Segunda, 22 Janeiro 2024 14:53
Mais nesta categoria: « Lesão de Cartilagem Tendinite »
Dr. Otávio Melo
Siga o Instituto Regenius nas redes sociais:

SÃO PAULO

BELO HORIZONTE

Aviso Legal

- Respostas terapêuticas dependem de múltiplas variáveis e características biológicas individuais de cada organismo. Os dados apresentados não configuram promessas de resultado, e nem garantias de que se o mesmo método for aplicado em pessoas diferentes alcançarão os mesmos benefícios.
- As informações contidas nesse site são de caráter meramente informativo e não tem como objetivo substituir consultas médicas, avaliação por profissionais de saúde, nem sugerir diagnósticos ou recomendação para tratamentos específicos.
- Os métodos apresentados possuem referências em artigos publicaods na literatura científica internacional, e  podem corresponder tanto a procedimentos regulamentados quando experimentais, de acordo com a regulamentação dos respectivos Conselhos Federais, à época do acesso, no Brasil.
-  As imagens ilustrativas foram obtidas em estúdio, banco de imagens, fontes da internet, fornecedores, parceiros ou simulações. Conforme a regulamentação vigente não publicamos fotos de pacientes reais. 

Image