Fibromialgia

Como descobrir se tenho fibromialgia? Confira algumas dicas!

Sabe-se que o sofrimento com dores crônicas e generalizadas pelo corpo é uma das situações mais difíceis para quem tem de conviver com a fibromialgia. Contudo, mais difícil ainda é viver sem o diagnóstico e, em decorrência disso, sem formas efetivas de combate aos sintomas causados pela síndrome. Ficando sempre a pergunta: “como descobrir se uma pessoa está com fibromialgia?”

Se você acredita ter fibromialgia, é primordial que procure um médico especialista  para realizar  uma avaliação, definir um diagnóstico e, se necessário, iniciar o tratamento. Para sanar as dúvidas a respeito da fibromialgia, veja, neste post, tudo que você precisa saber para descartar ou confirmar essa suspeita. Confira! 

O que é a fibromialgia?

A fibromialgia é uma condição que provoca muitos sintomas desconfortáveis, como indisposição, estresse e, principalmente, dor crônica. Presente com maior frequência em mulheres, as causas da fibromialgia são ainda controversas dentro da comunidade médica. 

Causas da fibromialgia

Apesar das incertezas quanto às causas da fibromialgia, é fundamental se atentar para alguns pontos, como: 

  • Problemas com o sono;
  • Sedentarismo;
  • Ansiedade e depressão;
  • Traumas físicos ou emocionais;
  • Genética (existem muitos casos de fibromialgia nos integrantes de uma mesma família);
  • Infecções por vírus e doenças autoimunes;
  • Intolerâncias alimentares.

 

Como faço para saber se tenho fibromialgia?

O primeiro passo para você saber se tem fibromialgia é conhecer os sintomas e prestar atenção ao seu corpo. Os sintomas são vários e é importante saber de todas as possibilidades, que são:

1. Dor generalizada no corpo sentida por, no mínimo, três meses 

Um dos diferenciais quanto aos sintomas da síndrome é o longo período de tempo em que se sente a dor.

2. Grande sensibilidade ao toque

Existe uma hipersensibilidade ao toque, a ponto de o paciente não suportar qualquer tipo de toque devido à dor.

3. Sono não reparador

Quem tem fibromialgia tende a não conseguir dormir de uma forma reparadora, que possibilite um descanso, uma vez que, durante o sono ocorrem interrupções por conta das dores, o que aumenta a fadiga, a contração muscular e, consequentemente, a dor. É comum sentir fadiga e desânimo ao acordar, deixando a sensação de que o sono foi insuficiente.

4. Ansiedade e depressão

Apesar de não parecer ter relação, a ansiedade e a depressão são sintomas frequentes nos pacientes com fibromialgia, o que não significa que todos apresentem esses sintomas. Mas em todos os casos, é imprescindível não duvidar ou tentar diminuir a dor relatada pelo paciente, uma vez que estes sintomas requerem muito cuidado e atenção.

5. Moleza no corpo

Com tantas dores no corpo, o desânimo e a fraqueza se instalam no paciente.

6. Alterações intestinais

Dores abdominais e mudanças no ritmo intestinal causadas principalmente pela Disbiose Intestinal, que é um desequilíbrio da flora bacteriana no intestino, também fazem parte de alguns dos sintomas que possibilitam a descoberta da fibromialgia.

7. Alterações de memória e de atenção

Existe um gasto muito grande do sistema nervoso por conta da dor crônica, e isso acarreta uma alteração de memória e atenção.

8. Dor sentida em, pelo menos, 11 dos 18 pontos de dor estabelecidos pela comunidade médica

Como já dito, a dor crônica é primordial para o diagnóstico da fibromialgia, pois é o sintoma mais importante. Para tanto, alguns pontos comuns de dores foram mapeados e o paciente deve apresentar, pelo menos, 11 deles.

Tendo conhecimento dos sintomas possíveis, é interessante prestar atenção no que o seu corpo vem sentindo e, assim, ter mais detalhes dos sinais apresentados. 

Sobre o diagnóstico da fibromialgia

O diagnóstico da fibromialgia é realizado de maneira clínica, ou seja, não possui um exame específico para a sua confirmação. Os exames são realizados apenas para eliminar outras opções, assim, após uma sequência de análises, é comprovada ou não a existência da síndrome.

Além disso, é necessário enfatizar que a contribuição do paciente é muito positiva, uma vez que, se ele souber contar mais detalhes da origem da sua dor, onde e quando ela se espalhou, entre outros sintomas, poderá otimizar o diagnóstico.

Diante desse processo de diagnóstico, percebe-se que o acompanhamento médico é necessário, assim como uma análise detalhada dos sintomas apresentados.

Comece já o seu acompanhamento médico

Mesmo antes da confirmação do médico quanto ao diagnóstico, é importante apresentar uma postura adequada o quanto antes. Se, a partir dos sintomas citados neste post, você acredita ter fibromialgia, não hesite em iniciar algumas formas básicas de tratamento, como exercícios de pouco impacto, alimentação saudável e alongamentos diários, e consultar um médico especializado.

No Instituto Regenius, você conta com uma equipe médica focada em atendimentos de Ortopedia Regenerativa, que incluem os cuidados com pacientes que vivem com fibromialgia. 

No Instituto, o foco é resgatar a qualidade de vida dos pacientes por meio de tratamentos multidisciplinares, unindo abordagens não invasivas, equipamentos tecnológicos e um atendimento humanizado para compreender e tratar as dores do paciente de maneira efetiva.

Ademais, é muito importante saber sobre doenças em geral. Além de ser um dos melhores meios de prevenção, a informação nos direciona a procurar o melhor profissional, que entende determinadas situações e pode nos ajudar da melhor forma. Bem como a evitar alguns problemas, como a automedicação, que pode prejudicar seriamente a nossa saúde. Por isso, é imprescindível saber um pouco mais sobre a fibromialgia, seus sintomas, tratamentos, entre tantos outros problemas.

Com uma equipe altamente capacitada, o Instituto já realizou mais de 18.500 procedimentos por meios injetáveis, cirúrgicos e de equipamentos regenerativos. Com mais de 16 anos de experiência e 99% de satisfação dos pacientes atendidos, a clínica é o local ideal para quem busca soluções e acompanhamento especializado em músculos e articulações. Quer saber mais? Entre em contato conosco!

Quero entrar em contato!

Compartilhar nas redes sociais:
Última modificação em Quarta, 17 Janeiro 2024 15:04
Dr. Otávio Melo
Siga o Instituto Regenius nas redes sociais:

SÃO PAULO

BELO HORIZONTE

Aviso Legal

- Respostas terapêuticas dependem de múltiplas variáveis e características biológicas individuais de cada organismo. Os dados apresentados não configuram promessas de resultado, e nem garantias de que se o mesmo método for aplicado em pessoas diferentes alcançarão os mesmos benefícios.
- As informações contidas nesse site são de caráter meramente informativo e não tem como objetivo substituir consultas médicas, avaliação por profissionais de saúde, nem sugerir diagnósticos ou recomendação para tratamentos específicos.
- Os métodos apresentados possuem referências em artigos publicaods na literatura científica internacional, e  podem corresponder tanto a procedimentos regulamentados quando experimentais, de acordo com a regulamentação dos respectivos Conselhos Federais, à época do acesso, no Brasil.
-  As imagens ilustrativas foram obtidas em estúdio, banco de imagens, fontes da internet, fornecedores, parceiros ou simulações. Conforme a regulamentação vigente não publicamos fotos de pacientes reais. 

Image