Coluna

O que é artrose na coluna? Quais os sintomas e as causas?

o que é artrose na coluna o que é artrose na coluna

O interesse em compreender o que é artrose na coluna, bem como quais os seus sintomas e causas é muito frequente. Afinal, essa doença é bastante comum e pode já ter acometido alguém da sua família. Aliás, se esse é o caso, vale muito a pena ler este post até o final, pois a genética é um dos fatores para o desenvolvimento da artrose.

Sendo assim, prossiga com a leitura e entenda o que é artrose na coluna, quais são os seus sintomas e as principais causas dessa doença. Confira agora!

 

O que é artrose na coluna?

A artrose na coluna — também conhecida como espondiloartrose ou espondilose — é uma doença degenerativa muito comum que representa o desgaste da cartilagem das articulações da t. Sendo assim, esse desgaste provoca dor nas costas e dificuldade para movimentar essa região do corpo. A artrose pode afetar as articulações de qualquer região da coluna: cervical, torácica, lombar e sacral.

Para compreender o que é artrose e quais são os seus sintomas e causas, é primordial entender que as articulações ligam os ossos da estrutura esquelética a outros ossos e cartilagens. Logo, as articulações são responsáveis por garantir que os movimentos do corpo humano sejam realizados com naturalidade e flexibilidade.

Dessa forma, o desgaste da cartilagem das articulações, condição que chamamos de artrose, é uma doença que prejudica a movimentação do corpo, provocando dores, incômodos e perda da qualidade de vida.

A artrose da coluna é uma das doenças mais comuns que afetam as articulações, uma vez que é uma doença degenerativa e faz parte do processo de envelhecimento do organismo e do desgaste natural da cartilagem que recobre os ossos. Entretanto, isso não significa que a artrose não pode ser evitada ou tratada.

 

A artrose na coluna tem cura?

A artrose na coluna não tem cura, porém existem diversos tratamentos modernos que ajudam a amenizar os sintomas e melhorar a qualidade de vida e o bem-estar de quem é acometido por essa patologia.

Os tratamentos mais atuais contam com procedimentos minimamente invasivos e proporcionam uma recuperação rápida, sem a necessidade de cirurgias ou do uso constante de anti-inflamatórios.

Enfim, agora que você já sabe o que é artrose na coluna e se tem cura ou não, continue a leitura e entenda quais são os sintomas e as causas dessa doença. Leia até o final!

 

Quais são os sintomas de artrose na coluna?

Os sintomas de artrose na coluna costumam ser dor na coluna e desconforto ou tensão nas costas ou pescoço. A intensidade dos sintomas pode variar entre leve e forte e, até mesmo, mudar ao longo do dia, devido à movimentação, à posição ou às atividades realizadas. Dessa forma, em alguns casos, pode, até mesmo, causar limitações para as atividades diárias e de trabalho.

Além disso, a dor pode ser bem localizada e limitada à coluna ou irradiar para a cabeça (em caso de artrose na coluna cervical), para o tórax (em caso de artrose dorsal), para as nádegas e virilha (em caso de artrose na lombar) ou para as pernas e pés (em caso de artrose na região sacral).

Portanto, alguns dos principais sintomas de artrose na coluna são:

  • dor na coluna, no quadril, no pescoço, nos glúteos ou nos ombros;
  • dificuldade para movimentar a coluna;
  • rigidez articular;
  • estalos na articulação;
  • em caso de artrose na coluna cervical, pode haver sensação de formigamento ou de dormência no pescoço ou nos braços.

Vale ressaltar que, com a tentativa do organismo de recuperar o desgaste ósseo, podem, também, ser formadas pequenas pontas nas extremidades dos ossos, condição conhecida como bico de papagaio. Essa condição provoca bastante dor, pois os bicos de papagaio pinçam ou apertam os nervos que passam na região, como o ciático.

Ainda mais, a compressão dos discos de cartilagem da coluna, chamados discos intervertebrais, pode provocar o abaulamento da cartilagem para fora da coluna, dando origem à hérnia de disco.

Sendo assim, o acompanhamento médico, o diagnóstico e o tratamento da artrose na coluna são essenciais para a saúde e qualidade de vida do paciente. Logo, se sentir algum desses sintomas, procure um especialista com urgência.

Da mesma forma, a fim de garantir a sua longevidade e bem-estar, prossiga com a leitura para conhecer as principais causas da artrose na coluna e entender como evitar essa patologia que provoca dores e limitações.

Quais são as principais causas de artrose na coluna?

A artrose na coluna pode ser provocada tanto pelo processo de envelhecimento como por influência genética, movimentação errada com as costas, má postura ou até mesmo traumatismos e acidentes.

Portanto, por mais que o envelhecimento seja um fator importante para o surgimento da artrose, existem diversos outros fatores que podem colaborar para o desenvolvimento dessa patologia. Por isso, é fundamental entender quais são as causas da artrose a fim de se evitar essa doença e não sofrer com os seus sintomas, como dor nas costas.

Sendo assim, as principais causas de artrose na coluna são:

  • obesidade;
  • má postura;
  • movimentos repetitivos (muitas vezes realizados no trabalho ou na prática de exercícios físicos sem o acompanhamento profissional, por exemplo);
  • enfraquecimento da musculatura que sustenta a coluna;
  • tabagismo;
  • genética;
  • traumas.

Todos os fatores citados geram uma sobrecarga na coluna vertebral e, por isso, podem inflamar diferentes regiões das articulações. Como resultado, as articulações sofrem grande desgaste e a artrose é desenvolvida na coluna.

Sendo assim, após compreender quais são as causas da artrose na coluna, é possível entender por que é importante realizar alongamentos e práticas que reforçam a musculatura postural, apostar em uma alimentação equilibrada e variada para controlar o peso, bem como manter uma postura correta. Uma dica valiosa é procurar um ortopedista ou fisioterapeuta que possa indicar as melhores práticas para evitar a artrose e os seus sintomas.

Enfim, foi possível entender o que é artrose na coluna e quais são os seus sintomas e causas, bem como a importância do acompanhamento de um especialista para evitar ou diagnosticar e tratar essa doença.

Quer se aprofundar mais nesse assunto? Então, leia, agora mesmo, sobre artrose: entenda a relação entre a dor e a qualidade do sono!

 

Artrose: entenda a relação entre a dor e a qualidade do sono

 

Compartilhar nas redes sociais:
Última modificação em Quarta, 17 Janeiro 2024 14:58
Dr. Otávio Melo
Siga o Instituto Regenius nas redes sociais:

SÃO PAULO

BELO HORIZONTE

Aviso Legal

- Respostas terapêuticas dependem de múltiplas variáveis e características biológicas individuais de cada organismo. Os dados apresentados não configuram promessas de resultado, e nem garantias de que se o mesmo método for aplicado em pessoas diferentes alcançarão os mesmos benefícios.
- As informações contidas nesse site são de caráter meramente informativo e não tem como objetivo substituir consultas médicas, avaliação por profissionais de saúde, nem sugerir diagnósticos ou recomendação para tratamentos específicos.
- Os métodos apresentados possuem referências em artigos publicaods na literatura científica internacional, e  podem corresponder tanto a procedimentos regulamentados quando experimentais, de acordo com a regulamentação dos respectivos Conselhos Federais, à época do acesso, no Brasil.
-  As imagens ilustrativas foram obtidas em estúdio, banco de imagens, fontes da internet, fornecedores, parceiros ou simulações. Conforme a regulamentação vigente não publicamos fotos de pacientes reais. 

Image