Coluna

Conheça as 8 novidades no tratamento da hérnia de disco

Mulher que trabalha sentada com dor na costas: possibilidade de hérnia de disco Mulher que trabalha sentada com dor na costas: possibilidade de hérnia de disco

A hérnia de disco é uma doença causada quando o disco vertebral sofre alterações e sua região central, chamada de núcleo pulposo, sai de sua posição e pressiona os nervos da medula espinhal, especialmente na região da coluna lombar e coluna cervical.

Tanto a hérnia de disco lombar quanto a cervical já possuem tratamento e em diversos casos não há a necessidade de procedimentos invasivos, principalmente graças às novas tecnologias.

Por isso, apresentaremos alguns dos principais tratamentos da hérnia de disco que estão revolucionando a forma como lidamos com essa doença. Confira!

Como o diagnóstico da hérnia de disco é feito e como isso muda o tratamento?

Alguns sintomas, como dor, queimação e perda de função motora na região cervical e lombar podem ser indicadores de uma hérnia de disco. Ao sentir esses sintomas, o ideal é procurar um médico ortopedista e realizar uma avaliação e, caso confirmada a doença, iniciar o tratamento o quanto antes.

O diagnóstico da hérnia de disco é feito clinicamente com base nesses sintomas. Somado a isso, é possível realizar exames específicos para determinar o tamanho e a região exata da lesão na coluna, como raio-x, a ressonância magnética e tomografia.

Ao identificar a localização e o tamanho da lesão, o médico ortopedista pode sugerir algumas linhas de tratamento, que vão desde práticas não invasivas à utilização de medicamentos e, em casos mais graves, cirurgias.

 

Quais são as novidades de tratamento da hérnia de disco?

Agora falando especificamente dos tratamentos, existe uma informação que pode aliviar um pouco o sofrimento de quem apresenta hérnia de disco: graças aos avanços científicos, as linhas terapêuticas de tratamento envolvem diversas técnicas e abordagens não cirúrgicas ou minimamente invasivas.

Veja as principais!

1. Fisioterapia

Sessões de Fisioterapia são uma forma eficiente de ajudar a aliviar os sintomas da hérnia de disco, bem como prevenir que novas lesões venham a surgir.

O fisioterapeuta trabalha com técnicas de relaxamento da musculatura, que vão de massagens a exercícios de alongamento. Somado a isso, ele também avalia a postura atual do paciente e cria um plano de treino para que incorporar uma postura mais adequada às atividades diárias do paciente.

2. Anti-inflamatórios e relaxantes musculares

Dependendo da evolução da doença, o tratamento da hérnia de disco pode, sim, envolver algumas medicações para trazer mais conforto e qualidade de vida para o paciente. Isso é necessário em função da gravidade da inflamação e contração de músculos, ligamentos, nervos e articulações.

Dentre as principais estratégias médicas está a adoção de anti-inflamatórios, relaxantes musculares e, no caso de dores mais agudas, analgésicos. É importante ressaltar que, os medicamentos não são o tratamento da hérnia de disco, mas um complemento que ajuda a reduzir os impactos na vida do paciente.

3. RPG e Rolfing

Tanto o RPG (Reeducação Postural Global) quanto o Rolfing são tratamentos altamente recomendados para pessoas que sofrem ou que têm histórico de casos de hérnia de disco. Ambos lidam com o realinhamento da coluna e ajudam o paciente a recuperar sua capacidade de movimentação das vértebras.

4. Acupuntura

Alguns estudos apontam a acupuntura como uma alternativa aos analgésicos. As agulhas, quando posicionadas adequadamente, oferecem uma sensação de analgesia que pode ser o suficiente para cessar a dor de alguns pacientes com hérnia de disco sem a utilização de terapias medicamentosas.

Entretanto, em estágios mais avançados da doença, a acupuntura pode não surtir o efeito desejado e a analgesia ser insuficiente para o alívio da dor. Nesse caso, outras alternativas devem ser procuradas em conjunto com o ortopedista.

5. Exercícios físicos

Para que nosso corpo tenha sustentação, precisamos desenvolver uma musculatura específica. Um abdômen mais forte ajuda a aliviar a carga sobre os discos vertebrais, o que consequentemente reduz a probabilidade de incidência da hérnia de disco.

Assim, a atividade física, sempre acompanhada de um profissional capacitado, é recomendada. Além de evitar futuras lesões, esse preparo do corpo pode impedir o avanço da doença nas fases iniciais.

6. Orto-laser

Orto-laser é uma moderna tecnologia que a Ortopedia começou a utilizar para diversos fins. Dentre seus benefícios estão o rápido alívio de dores, estimulação do potencial reparador natural do corpo e restauração da mobilidade.

Uma das grandes vantagens do Orto-laser é que se trata de um procedimento não invasivo, ou seja, não cirúrgico. Durante a aplicação, o paciente não precisa fazer uso de analgésicos ou anestésicos.

7. Prótese com disco artificial

Em alguns casos, o disco vertebral do paciente pode apresentar sérios danos devido aos avanços da hérnia de disco. Quando isso ocorre, é possível fazer a substituição do disco doente e trazer mais qualidade de vida para a pessoa.

Isso é feito por meio de um processo cirúrgico, que substitui o disco lesionado por um artificial projetado especificamente para o paciente, visando a manutenção de sua flexibilidade e movimento.

8. Microcirurgia

Substituindo as cirurgias tradicionais, hoje, a Ortopedia conta com microcirurgias. Esses procedimentos são feitos com o auxílio de microscópio e o cirurgião faz uma incisão mais precisa.

As vantagens da microcirurgia estão na redução do risco de sangramento, bem como no tempo de recuperação e facilidade dos cuidados pós-cirúrgicos.

Como você pode ver, a Ortopedia, assim como áreas correlatas, têm se desenvolvido significativamente nos últimos anos. Se antes o único caminho para o tratamento da hérnia de disco era a intervenção cirúrgica, hoje existem alternativas menos invasivas que preservam a saúde e o bem-estar de quem é acometido por essa doença.

Se você suspeita que tem hérnia de disco, ou já foi diagnosticado e gostaria de fazer um tratamento com um profissional capacitado, agende já sua consulta!

 

Aviso Legal:
Instituto Regenius CNPJ 18.665.900/001-13
Rua Gonçalves Dias, 82, Funcionários - Belo Horizonte
 
1. As informações contidas nesse material (áudio, vídeo, imagem ou texto) não tem como objetivo substituir consultas médicas, avaliações por profissionais de saúde, nem sugerir diagnósticos ou recomendação para tratamentos específicos.
2. Não é possível definir diagnósticos nem indicar tratamentos individuais, sem que ocorra previamente uma avaliação profissional individualizada.
3. Os métodos demonstrados podem corresponder tanto a procedimentos regulamentados quanto experimentais, de acordo com a normatização dos respectivos Conselhos Federais à época da veiculação ou do acesso, mas todos os dados apresentados são embasados em artigos científicos publicados na literatura médica internacional.
4. Todo o conteúdo possui caráter exclusivamente educativo, com imagens ilustrativas, e é destinado ao público médico e/ou de profissionais da saúde, que possam se interessar, sem configurar qualquer finalidade lucrativa.
5. Em caso de dúvidas, ou interesse em mais informações, sugerimos que entre em contato conosco.
 
Referências Legais
Resolução CFM 1974/11 - Artigo 8º
Despacho CFM 143/19 - Artigo 75
Lei de Liberdade Econômica 13874/19 - Artigo 4º, Inciso VIII c/c Artigo 5º
 
Responsáveis Técnicos
Dr. Otávio de Melo Silva Júnior - Médico Ortopedista - CRMMG 41116 - RQE 25306
Dra. Lorena Nunes - Enfermeira - COREN 375466 - ENF
Dra. Glauciane Rezende - Fisioterapeuta - CREFITO-4 224282-F
Compartilhar nas redes sociais:
Última modificação em Segunda, 22 Janeiro 2024 14:58
Dr. Otávio Melo
Siga o Instituto Regenius nas redes sociais:

SÃO PAULO

BELO HORIZONTE

Aviso Legal

- Respostas terapêuticas dependem de múltiplas variáveis e características biológicas individuais de cada organismo. Os dados apresentados não configuram promessas de resultado, e nem garantias de que se o mesmo método for aplicado em pessoas diferentes alcançarão os mesmos benefícios.
- As informações contidas nesse site são de caráter meramente informativo e não tem como objetivo substituir consultas médicas, avaliação por profissionais de saúde, nem sugerir diagnósticos ou recomendação para tratamentos específicos.
- Os métodos apresentados possuem referências em artigos publicaods na literatura científica internacional, e  podem corresponder tanto a procedimentos regulamentados quando experimentais, de acordo com a regulamentação dos respectivos Conselhos Federais, à época do acesso, no Brasil.
-  As imagens ilustrativas foram obtidas em estúdio, banco de imagens, fontes da internet, fornecedores, parceiros ou simulações. Conforme a regulamentação vigente não publicamos fotos de pacientes reais. 

Image